Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal, me ajudem com suas opiniões, por favor.

Tenho o seguinte setup:

Processador AMD Ryzen 5 3600

memória 2x DDR4 Kingston HyperX Fury 8GB 3000MHz, Black, HX430C15FB3/8

placa-mãe GYGABYTE Aorus B450 Pro Wifi

Fonte Corsair 550W 80 Plus Bronze CX550

Placa de Vídeo EVGA NVIDIA GeForce GTX 1660 Ti XC Ultra 6GB

SSD Corsair Force Series MP510, 480GB, M.2 NVMe, Leitura 3480MB/s, Gravação 2000MB/s

SSD WD Blue SN550, 500GB, M.2, PCIe, NVMe, Leituras: 2400Mb/s e Gravações: 1750Mb/s - WDS500G2B0C

A questão é que a placa-mãe estragou (liga mas não passa da fase de verificação das memórias).

Gostaria de opiniões, considerando o cenário atual do mercado, sobre qual caminho seguir agora: pensei em pegar outra placa igual "open box", ou talvez seja melhor partir pra um chipset mais atual (B550 ou outro)?

Não planejo upgrade para AM5 ainda, pois aí acredito que teria que investir muito mais (trocar processador, memórias e creio que, pra fazer sentido, seria bom trocar a placa de vídeo também).

Hoje o setup atual me atende perfeitamente, mas sei que em breve vou ter que investir em uma placa de vídeo melhorzinha pra poder jogar alguns jogos. Uso o PC mais para tarefas simples, tipo navegar na web. Às vezes, gosto de jogar alguma coisa e programar tb, mas nada que exija muito desempenho.

Se puderem me ajudar, agradeço!

Postado

Depende o quanto tu consegue gastar!

Se tiver mais apertado, alguns modelos b450m podem ser atrativos

Com um dinheiro a mais, tem o modelo da MSI B550M Pro VDH Wifi por uns 800 e tanto

No dia 23/02, o bot do PCBuildWizard registrou ela (sem Wifi) na Pichau por menos de 700 até

image.png.880a7821e48c8a278246333009a76a0d.png

Como anda o mercado de usados da sua região? Se tiver só uns 10% mais barato que uma nova não compensa

• Membro VIP
Postado

@ranho Boa tarde

Cara antes de condenar um placa-mãe, Processador e Placa de vídeo que serão os 3 componentes que pode ser mais caro no PC eu levaria a teste extremos.

Começando do mais simples que seria desmontar a placa-mãe inteira, remover a bateria e dar um banho de álcool isopropílico.

Pegue um escova de dentes velha e espirre limpa contato sem dó dentro slot de memória e dentro soquete do processador, depois de ter feito isso, deixe placa no sol por um dia para sair qualquer vestígio de liquido.

Não resolveu tente arrumar alguma outra memória RAM de algum colega emprestado.

• Curtir 1
Postado

Boa tarde,
@Edvaldo J. Frederico

Eu cheguei a fazer os testes pra isolar o problema. Testei ligar os meus componentes em uma placa-mãe emprestada de um amigo e funcionou direitinho. Aí liguei os componentes do PC dele na minha placa-mãe e apresentou o problema.
Até levei a placa em um técnico para orçar o conserto. Ele identificou o problema, mas não consegue encontrar no mercado os componentes pra substituição.

Vi que tem um tópico (bem antigo por sinal) aqui no fórum mesmo com algumas dicas pra "ressuscitar" a placa-mãe, e tô pensando em testar alguns métodos desses agora no final de semana, tipo aquele do secador de cabelo, mas também já quero me preparar para o caso de não ter jeito mesmo.

@Zalgo e @Banunin Não tinha visto as respostas de vocês.

Pensei em gastar uns 800 pila, até 1000 em uma plaquinha boa, mas poderia ir mais se for uma placa que tenha alguma vantagem pra upgrade futuro, o que pelo que entendi não é o caso hoje.

Por isso pensei em talvez partir pra uma B550 ou até algo mais novo. Não tenho acompanhado o desenvolvimento da indústria de hardware, a última pesquisa que fiz foi lá em 2019 ainda, quando montei esse setup.

O que vocês fariam neste caso? Comprar uma placa meia boca e fazer um upgrade completo em um ou dois anos? Ou investir em uma placa um pouco melhor?

Ah sim, não tenho como puxar cabo de rede pro PC, então seria legar ter um wi-fi na placa.

Postado

Uma placa de rede wifi ou adaptadores USB são tipo 100 e poucos, se a placa não tiver wifi, já resolve

Se quiser economizar, uma B450 resolve seu caso, mas a B550 te da oportunidade de pegar mais pra frente processadores melhores como um Ryzen 7 5700x3d, sem ter que migrar de plataforma

Caso vá vender posteriormente, uma B550 é mais atrativa no kit

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...