Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Fala pessoal. Estou pensando em montar um AM5, atualmente tenho um 5700x3D e uma B550 MSI MAG Gaming Plus, e ela está empurrando uma RX7700XT.

Não tenho nada a reclamar do meu PC, mas é que hj eu tive a sorte grande de ser sorteado e ganhei 2x 16GB de uma memória da Kingston DDR5 e fiquei em duvida entre montar um AM5 ou vender, estou estudando as possibilidades ainda.
Por isso quero saber qual processador eu poderia pegar, e que eu não fosse perder o desempenho que tenho no 5700x3D, queria algo em torno de até 2.500, porque passando meu setup atual pra sempre e quem sabe colocando mais uma graninha em cima, eu teria esses 2.500 para o processador.

• Membro VIP
  • Solução
Postado

Um processador que está valendo a pena é o R5-9600x (1655 reais). Com 2500 da pra pegar até um 9700x. Os dois devem ser superiores ao 5700x3d em jogos.

• Amei 1
Postado

Saindo do 5700X3D para o 9700X, considerando que a GPU não seja limitante, tera ganhos de 5% a 45% de FPS, depende do tipo de jogo. 

• Curtir 3
Postado
Em 08/03/2025 às 01:05, Zalgo disse:

Então, tem o 7600 no AM5, mas eu acho que pra tu sair de um 5700x3d para um AM5 precisaria de uma diferença maiorzinha...

Olha esse vídeo(obs: Ele está usando uma 4090 para os testes):

Cyberpunk no preset High, 84 de média pro AM4 e 88 pro AM5
image.png.9b21334c7742f50fe4dc274e6e2a15c6.png

E vendo que um Ryzen 7600 está 1400 e pouco com a620 por 870 ou b650 por 990, esperaria mais uma graninha e acompanharia as promos!

@Zalgo Opa, obrigado por responder. Então, assisti o vídeo e vi uma diferença ja, mas estava pesquisando aqui e quero algo tipo Ryzen 7 ou 9. 

@luizmainart

5 horas atrás, luizmainart disse:

Um processador que está valendo a pena é o R5-9600x (1655 reais). Com 2500 da pra pegar até um 9700x. Os dois devem ser superiores ao 5700x3d em jogos.

Curti a sugestão da 9700x... TDP baixo, clock bacana e eu vi uns testes no YT que teve uns resultados legais. Eu tenho 32GB dessas memórias da Kingston 7200mhz que ganhei em um sorteio, de alguma maneira o processador iria limitar elas? ou só a placa-mãe poderia limitar?

1 hora atrás, 1lokos disse:

Saindo do 5700X3D para o 9700X, considerando que a GPU não seja limitante, tera ganhos de 5% a 45% de FPS, depende do tipo de jogo. 

4 minutos atrás, ORICARDO disse:

@Zalgo Opa, obrigado por responder. Então, assisti o vídeo e vi uma diferença ja, mas estava pesquisando aqui e quero algo tipo Ryzen 7 ou 9. 

@luizmainart

Curti a sugestão da 9700x... TDP baixo, clock bacana e eu vi uns testes no YT que teve uns resultados legais. Eu tenho 32GB dessas memórias da Kingston 7200mhz que ganhei em um sorteio, de alguma maneira o processador iria limitar elas? ou só a placa-mãe poderia limitar?

Muito fria e entrega muito!! obrigado por responder e enviar o vídeo. Acho que vou nessa 9700x mesmo.

Ja decidi o Processador, ja tenho as memórias Kingston Fury Renegade 7200MHz e só preciso encontrar uma placa-mãe que não limite a potência do Processador e das memórias agora... vou ver se encontro algo até 1200 reais.

• Curtir 1
Postado
8 horas atrás, luizmainart disse:

Sem overclock, o R7-9700X limita as memórias em 5600mhz. Deve-se usar apenas 2 pentes de memória para essa frequência.

@luizmainart Eita... qual processador será que faria essas memórias trabalharem no máximo? Minha intenção era stock ou PBO. Desculpa o incomodo, eu só estou com medo de errar porque essas coisas é são bem carinhas. kk valeu

• Membro VIP
Postado
15 minutos atrás, ORICARDO disse:

@luizmainart Eita... qual processador será que faria essas memórias trabalharem no máximo? Minha intenção era stock ou PBO. Desculpa o incomodo, eu só estou com medo de errar porque essas coisas é são bem carinhas. kk valeu

Não é um incomodo para mim. Essas memórias são para Overclock mesmo. Acredito que não tem processadores, nem da Intel nem da AMD, que chegam nessa frequência em stock. O ideal era que elas tivessem um XMP de 5600mhz, porque a latência fica baixa.

• Amei 1
Postado

@luizmainart

5 minutos atrás, luizmainart disse:

Não é um incomodo para mim. Essas memórias são para Overclock mesmo. Acredito que não tem processadores, nem da Intel nem da AMD, que chegam nessa frequência em stock.

Ah, pode cre... eu pensei que somente ativando o XMP as memórias ja ficariam em 7200mhz.. as memórias em questão são essas:

Memória DDR5 Kingston Fury Renegade, 32GB (2x16GB), 7200Mhz, White, KF572C38RWK2-32

Só pra finalizar.. uma B650 não seria um outro limitante né? ou tem algo que preciso me atentar também? Vi que essas memórias tem um tal de "On-die ECC" eu teria que comprar uma placa-mãe que seja compatível com isso também? ou essa tecnologia se limita apenas na memória mesmo? 

• Membro VIP
Postado
12 minutos atrás, ORICARDO disse:

@luizmainart

Ah, pode cre... eu pensei que somente ativando o XMP as memórias ja ficariam em 7200mhz.. as memórias em questão são essas:

Memória DDR5 Kingston Fury Renegade, 32GB (2x16GB), 7200Mhz, White, KF572C38RWK2-32

Só pra finalizar.. uma B650 não seria um outro limitante né? ou tem algo que preciso me atentar também? Vi que essas memórias tem um tal de "On-die ECC" eu teria que comprar uma placa-mãe que seja compatível com isso também? ou essa tecnologia se limita apenas na memória mesmo? 

A memória trabalha em 7200mhz apenas ativando o XMP. Se ativar o XMP elas ficam em 7200mhz sem problemas, estáveis e já configuradas. O overclock para chegar aos 7200mhz é no controlador de memória que fica no processador. Sobre esse On-die ECC, parece que AM5 já trabalha com essa tecnologia, mas nunca olhei sobre isso. O 9700x trabalha com memórias ECC. Qual a placa-mãe que pretende comprar? ECC provavelmente depende do modelo da placa-mãe também.

Postado

@luizmainart

2 minutos atrás, luizmainart disse:

A memória trabalha em 7200mhz apenas ativando o XMP. Se ativar o XMP elas ficam em 7200mhz sem problemas, estáveis e já configuradas. O overclock para chegar aos 7200mhz é no controlador de memória que fica no processador. Sobre esse On-die ECC, parece que AM5 já trabalha com essa tecnologia, mas nunca olhei sobre isso. O 9700x trabalha com memórias ECC. Qual a placa-mãe que pretende comprar?

Entendi... a placa-mãe que favoritei foi essa:

Placa Mae ASUS TUF Gaming B650M-E, DDR5, Socket AMD AM5, M-ATX, Chipset AMD B650, TUF-GAMING-B650M-E

Postado

@luizmainart

7 minutos atrás, luizmainart disse:

Pelo que vi, aceita sim. Sobre a placa-mãe, se quiser abrir um tópico na área de placas mãe, pode ser uma boa ideia.

Perfeito, Luiz... você não tem ideia do quanto você me ajudou, sou bem receoso de comprar Hardware porque sempre acabo comprando na emoção. kkk 

Muito obrigado de verdade. Forte abraço e tudo de bom ai.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
agora, ORICARDO disse:

@luizmainart

Perfeito, Luiz... você não tem ideia do quanto você me ajudou, sou bem receoso de comprar Hardware porque sempre acabo comprando na emoção. kkk 

Muito obrigado de verdade. Forte abraço e tudo de bom ai.

Por nada. placa-mãe AM5 eu não estou muito por dentro. Tudo de bom pra você também. Abraço.

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...