Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Meu computador fica sempre ligado. Porém nas duas ultimas vezes que viajei (e fiquei uns dias sem ligar), notei que após uns 10-20min ligado, ele começou a ficar extremamente lento, a ponto de não conseguir usar o Windows direito. Claramente é como se o processador estivesse limitado ao extremo, porém no "Gerenciador de Tarefas/Desempenho", todos estavam com uso normal (nenhum com 100% de uso, ou seja, não é alguma aplicação pesada).

Resetei o PC varias vezes, coloquei a BIOS nas configs otimizadas (XMP desativado, PBO Tuner off, etc), até desistir. No dia seguinte ao ligar, voltou ao normal, como mágica. Em uns dos resets, parece que o sistema ate entendeu que eu havia trocado o processador (reconheceu um novo). Durante o troubleshoot, notei que o sensor no HWinfo "RELATORIO DE DESVIO DE CONSUMO ENERGIA" ficou vermelho abaixo de 100%. Pelas minhas buscas, tudo indica que é alguma coisa na interface CPU x placa-mãe, inclusive até poderia ser problema relacionado ao VRM/capacitores e/ou gerenciamento de energia para o CPU.

Outra coisa que me leva a crer que a placa-mãe está com algum problema. Tem horas que quando ligo o PC ja apertando DEL pra entrar na BIOS, ele simplesmente não consegue ligar e acende a luz vermelha "VGA". Pra entrar na BIOS eu tenho que ligar, esperar uns segundos e depois apertar o DEL (e se demorar demais, perco o timing da BIOS e entro direto no Windows). 

Eu não faço ideia por onde começar meu troubleshoot, alguém tem ideia? Obrigado!

placa-mãe: Aorus B450M

CPU: Ryzen 5700X3D

Cooler: Cooler Master Hyper 212 Spectrum RGB, RR-212A-20PD-R1

GPU: RTX 4060 MSI 

FONTE: MSI 650W

ARMAZENAMENTO: 1 NVMe + 1 SATA

RAM: 2x16Gb Corsair Vengeance 3600Mhz

Gabinete: Sharkoon M25-W

• Rio McCloud alterou o título para Após dias desligado, computador começou a ficar lento após uns 15 minutos de uso
Postado

@Gabriel U Resolvi trocar a placa-mãe, bati muita cabeça! Obrigado !

So tem um problema que ainda permanece, que me parece ser simples resolver. 

As vezes quando ligo o PC, não tem problema algum. Mas as vezes, sem seguir nenhum padrão, sem eu alterar nenhuma configuração, ele simplesmente não inicia e fica em uma tela preta sempre. Depois de 2 anos entendi que, se tirar o cabo do monitor (ACER 165HZ 24pol) e conectar numa TV, o pc está funcionando e somente o monitor não dá imagem

Parece que ele liga em uma resolução que o monitor não vê. Inclusive as vezes pra entrar na BIOS eu tenho que ligar o pc na TV, abrir a BIOS, fazer as alterações, reiniciar o pc, e so quando ta no windows eu retorno para meu monitor.

Tem ideia do que pode ser?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!