Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Galera, to tendo muita dúvida na instalação das FANS do PC que estou montando, vejo vídeos e tal mas parece que não consigo andar.

Bom, eu comprei um WC de 360mm (3 fans) e comprei outras 4 fans avulsas para colocar no meu PC, mas não consigo entender onde colocar cada cabo.

Outra coisa também, é que vejo que essa placa-mãe (Mãe MSI B650M Gaming Plus WIFI) tem esses conectores para ela:

1x Ventoinha da CPU (não entendi bem o que seria esse ventoinha do CPU)
1x Ventoinha da bomba (aqui seriam as FANS que vem no WC? Se sim, tem como conectar todas as 3 no mesmo conector?)
3x Ventoinha do sistema

Como tenho 4 FANS que comprei, eu não consigo ligar todas elas nessa placa-mãe não é? Ou tem um jeito e eu não to sabendo como?

Aproveitando aqui, se entendi direito também:

O WC possui um conector de macho/fêmea igual ao das fans que vem para ele, no caso, eu posso conectar as fans entre si e os conectores das pontas que sobram eu ligo no cabo do WC?

• Membro VIP
Postado
15 minutos atrás, danilo001 disse:

Como tenho 4 FANS que comprei, eu não consigo ligar todas elas nessa placa-mãe não é? Ou tem um jeito e eu não to sabendo como?

Precisa de um HUB ou uma controladora de FANS (compatível com RGB ou ARGB, se a suas tiverem algum led).

• Membro VIP
Postado

Seria legal saber quais são as fans e qual o water cooler, fica melhor de recomendar algo.

O @1lokostem mais conhecimento, deve ter dar uma dica melhor.

• Mikhail Kosevich Volkov alterou o título para Como ligar 7 ventoinhas na placa-mãe MSI B650M Gaming Plus Wi-Fi?
  • Membro VIP
Postado
9 minutos atrás, danilo001 disse:

@luizmainart minhas FANS são de 3 pinos, seriam de 5v não é?

tem um cabo que da para usar, pra ligar as fans direto na fonte também né?

A fan tem pelo menos 2 fios, um é o positivo e tem o negativo. O terceiro é para os rpm e o quarto PWM (controle de velocidade).

Tem cabo que da pra usar direto na fonte, molex spliter fan.

O adaptador de 4 pinos, aceita os fans de 3 pinos também.

Ventoinha de PC tem normalmente 12v. As que ligam na placa-mãe são 12v. Deve ter escrito nas suas fans, 12v e 0.2a, por exemplo. 

Postado
4 minutos atrás, luizmainart disse:

Tem cabo que da pra usar direto na fonte, molex spliter fan.

Teria algum exemplo que me recomendaria?

Postado
1 hora atrás, danilo001 disse:

1x Ventoinha da CPU (não entendi bem o que seria esse ventoinha do CPU)

É o conector CPU_FAN para plugar o cabo de alimentação*  do fan (ventoinha) de air cooler do CPU ou dos fans do radiador do WC - que estão ligados em um cabo splitter 3-1 que acompanha.

* Não confunda cabo de alimentação de ventoinha com cabo de LED "frufru" - são individuais e independentes.

1x Ventoinha da bomba (aqui seriam as FANS que vem no WC? Se sim, tem como conectar todas as 3 no mesmo conector?)

É o conector "PUMP_FAN na placa-mãe, nele liga o cabo de alimentação da bomba.

3x Ventoinha do sistema

Pode ligar duas fans num cabo splitter PWM e ligar num dos conector SYS_FAN da placa-mãe - é seguro ligar até ~4 fans num conector. Mas veja o detalhe o "frufru" abaixo, que pode tornar o cabo spliter ARGB desinteressante.

Se os fans do WC e gabinete tem LED "frufu" ... "Houston we had a problem."

A placa-mãe MSI B650M gaming só tem estes conectores de LED ARGB (5V, 3 pinos).

• 2x Conector LED RGB V2 endereçável (JARGB_V2)

Então assumindo que voce não comprou WC e fans com o obsoleto LED RGB (12V, 4 pinos), mas no moderno padrão ARGB (5V, 3 pinos), tem 6 cabos de LED para ligar e só dois conectores na placa-mãe.

Cabo splitter ARGB resolve, mas como precisará mais do que um comprar uma controladora ARGB pode ficar mais barato e organiza melhor os cabos - ela sera usada apenas como HUB, expandindo as conexões.

Controladora ARGB & HUB PWM - R4 39,99

• Liga os cabos de LED ARGB dos fans na controladora, e os cabos PWM dos fans do gabinete também na controladora.
  • Liga o cabo de sincronia do 'frufru" - conector "M/B" da controladora num dos conectores JARGB_V2 (5V, 3 pinos) da placa-mãe.
  • Liga o cabo de controle da rotação dos fans - conector "FP" da controladora; num dos conectores SYS_FAN da placa-mãe.

Assim voce tem conectores PWM e ARGB para até 9 fans, usando apenas 1 conector PWM e 1 conector ARGB da placa-mãe.

• Curtir 1
Postado
18 minutos atrás, 1lokos disse:

É o conector "PUMP_FAN na placa-mãe, nele liga o cabo de alimentação da bomba.

Só pra confirmar, é o cabo de energia próprio da bomba do WC, certo?

Nele tem 3 cabos, um de alimentação, um USB e um que acredito ser para conectar com os pisca-pisca das fans do radiador.

Pode ligar duas fans num cabo splitter PWM e ligar num dos conector SYS_FAN da placa-mãe - é seguro ligar até ~4 fans num conector. Mas veja o detalhe o "frufru" abaixo.

Se os fans do WC e gabinete tem LED "frufu" ... "Houston we had a problem."

A placa-mãe MSI B650M gaming só tem estes conectores de LED ARGB (5V, 3 pinos).

• 2x Conector LED RGB V2 endereçável (JARGB_V2)

Então assumindo que voce não comprou WC e fans com o obsoleto LED RGB (12V, 4 pinos), mas no moderno padrão ARGB (5V, 3 pinos), tem 6 cabos de LED para ligar e só dois conectores na placa-mãe.

Os que comprei foram esses

WATER COOLER MANCER MYSTIC G1, ARGB, 360MM

Cooler Master, SickleFlow, ARGB, 120mm

Cabo splitter ARGB resolve, mas como precisará mais de um comprar uma controladora ARGB pode ficar mais barato e organiza melhor os cabos - ela sera usada apenas como HUB, expandindo as conexões.

Controladora ARGB & HUB PWM - R4 39,99

• Liga os cabos de LED ARGB dos fans na controladora, e os cabos PWM dos fans do gabinete também na controladora.
  • Liga o cabo de sincronia do 'frufru" - conector "M/B" da controladora num dos conectores JARGB_V2 (5V, 3 pinos) da placa-mãe.
  • Liga o cabo de controle da rotação dos fans - conector "FP" da controladora; num dos conectores SYS_FAN da placa-mãe.

Assim voce tem conectores PWM e ARGB para até 9 fans, usando apenas 1 conector PWM e 1 conector ARGB da placa-mãe.

Hmm vou dar uma olhada nessa Controladora então.

Só pra tirar mais uma dúvida, no meu "estado atual" de fans e o WC, teria problema conecta-los sem uma controladora? Devido a quantidade de conectores e tal.

@luizmainart são essas: Cooler Master, SickleFlow, ARGB, 120mm

Postado

Boa tarde, ví que sua config vai ter 4 FAN mais 3 FAN do watercooler .

Primeiramente, sem querer entrar no mérito da necessidade deles, qual é mesmo o gabinete, a CPU e a placa de vídeo?

O princípio da refrigeração é manter um equilíbrio da necessidade de retirada de calor de dentro do gabinete, e o fluxo de ar deve ser o mais equilibrado possível:

ar que entra= ar que sai

Ar a mais entrando significa pressão positiva

Ar a menos, pressão negativa, sendo essa a pior condição porque vai acabar acumulando mais pó dentro do gabinete.

Quanto á colocação do water cooler: deve colocar na CPU_FAN, e a bomba do WC  tem  a Pump_FAN

Os FAN de gabinete: pode ser usado um splitter, mas atenção: um splitter vai ser usado só para os FAN que fazem o ar entrar e o outro splitter para os FAN que tiram ar do gabinete.

Normalmente o sys_FAN para ar entrante é o mais próximo á frontal do gabinete, o outro splitter para ar saindo  o mais próximo á traseira do gabinete.

Um bom slitter( e baratinho tb): https://www.akasabrasil.com.br/cabo-akasa-splitter-adaptador-extensor-pwm-3-fan-cooler-k785/p/MLB28463240?srsltid=AfmBOooSAG2tI7DWV8Of521akoOmuo-ZppJYIOzXA_30sk1e8CcyceeB

um bom artigo para ler:

[TÓPICO DEDICADO] - Fluxo de Ar (Refrigeração Gabinete) | Fórum Adrenaline - Um dos maiores e mais ativos fóruns do Brasil

Postado
27 minutos atrás, danilo001 disse:

Só pra confirmar, é o cabo de energia próprio da bomba do WC, certo?

Nele tem 3 cabos, um de alimentação, um USB e um que acredito ser para conectar com os pisca-pisca das fans do radiador.

O cabo de alimentação da bomba em 3 pinos - pois não usa o sinal PWM;  conector PUMP_FAN tem 4 pinos, mas não em problema, "quod abundat non nocet".

• Bomba: Conector: 3Pin

O cabo USB é para fazer funcionar este fútil display no bloco da bomba, precisa instalar um software especifico de comunicação entre o PC e o display.

O cabo dos LED ARGB (5V) dos fans tem um conector com 3 pinos, mas com uma falha entre dois, assim: [oo o]

27 minutos atrás, danilo001 disse:

Só pra tirar mais uma dúvida, no meu "estado atual" de fans e o WC, teria problema conecta-los sem uma controladora? Devido a quantidade de conectores e tal.

Nesse caso vai precisar comprar 3 cabos splitter - 1 PWM e 2 ARGB; o que fica mais caro que a controladora e aumenta a bagunça de fios.

Sem comprar nada da para ligar:

Os fans do radiador.

A bomba.

3 fans do gabinete,

E o "frufru" de 2 fans.

• Curtir 1
Postado

@1lokos mais uma coisa que esqueci de perguntar... na controladora eu posso ligar as fans que estão no Radiador do WC? Ou é melhor manter elas ligadas no CPU_FAN mesmo?

Postado

@1lokos mais uma coisa que esqueci de perguntar... na controladora eu posso ligar as fans que estão no Radiador do WC? Ou é melhor manter elas ligadas no CPU_FAN mesmo?

Liga só o cabo de LED ARGB das fans do radiador na controladora.

A alimentação das fans do radiador vem com um cabo splitter 3-1, que permite ligar todas no CPU_FAN, conector que vem programado para controlar a rotação das fans em função da temperatura do CPU, variando a RPM conforme a necessidade.

Além disso essas controladoras são "ChinLing" e pode pifar a qualquer momento, deixando o radiador - e o CPU,  sem refrigeração. 😜 

Postado

@1lokos voltando aqui, me gerou mais uma dúvida.

Meu gabinete é o MANCER CV500L, vou colocar as 3 fans laterais e 1 traseira, mas ainda tem espaço para colocar 3 fans de 120mm na parte inferior, seria exagero a ponto de dar algum problema?

Ou daria para colocar sem medo?

Demais configurações se necessário:

Placa-mãe: MSI B650M Gaming Plus

Processador: Ryzen 7 7700x

Fonte: MSI MAG A850GL

Placa de vídeo: Gigabyte RTX 3060 12GB

Postado

Mais do que as 4 fans  - 3 de entrada na lateral, 1 de saída na traseira (mais a dos WC como saída no topo) é "rasgar dinheiro", inclusive com as fans no fundo podendo piorar a temperatura da GPU, porque perturbam o fluxo de ar das fans da placa. Mas se acha 'bonito"... satisfaça seu gosto.

Priorize fans de qualidade (boa marca, com CFM acima de 60, pressão 1.5 ou mais) do que quantidade.

• Curtir 1
Postado

@1lokos Saquei, eu prefiro entrega de performance/qualidade do que "boniteza" haha

Vou manter 3 na lateral puxando e ar e 1 no fundo de saída tirando o ar (e as do WC no topo tirando o ar), como você me recomendou.

As fans que comprei tem CFM de 62 com 10% de variação, a pressão delas é de 2.5 então acredito que em questão de qualidade elas devem entregar bem.

Minha controladora chegou hoje, finalmente, vou instalar ela a noite (ansioso pra chegar do trabalho é fogo kkkkk)

Postado

Mas qual a marca e modelo da controladora?

VDG é um conector de LED endereçável (ARGB 5V, 3 pinos) que era usado em algumas placas mãe antigas da Gigabyte.

Se for uma ponta com os dois tipos de conectores - VDG e ARGB; use o ARGB e ignore o VDG - e mesmo que a placa-mãe tenha os dois tipos de conectores nunca ligue os dois ao mesmo tempo.

ARGB-VDG_Cable-730x548.webp

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...