Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

aloo galerinha, tudo bem?

atualmente tenho um fx 8300  guerreirinho com uma GTX 1050 e desejo muito comprar um pc novo pra jogar coisas mais recentes (tipo bg3, cyberpunk, mh wilds etc).

espero continuar com ele por uns 5 anos sem a necessidade de upgrade. visando essa logenvidade, vcs recomendam montar um AM4 ou AM5? não consegui decidir pra começar a pensar nas peças separadamente

Postado

Visando apenas longevidade, seria AM5, porém ai depende do orçamento

Para garantir, poderia além de informar o orçamento falar as outras peças atuais do seu PC?

Armazenamento SATA deve dar para aproveitar, gabinete talvez adicionar umas duas fans a mais, e dependendo até, a fonte pode segurar peças de entrada

Postado
14 minutos atrás, Geovana disse:

atualmente tenho um fx 8300  guerreirinho com uma GTX 1050 e desejo muito comprar um pc novo pra jogar coisas mais recentes (tipo bg3, cyberpunk, mh wilds etc).

espero continuar com ele por uns 5 anos sem a necessidade de upgrade. visando essa logenvidade, vcs recomendam montar um AM4 ou AM5? não consegui decidir pra começar a pensar nas peças separadamente

Depende bastante da sua necessidade. Eu com esse orçamento iria de am4 com gpu QHD como uma 7800xt. Contudo, para realmente valer a pena, você precisaria previamente comprar um monitor QHD decente que custa em média 1,5k-2k.

• Curtir 1
Postado
5 minutos atrás, Zalgo disse:

Visando apenas longevidade, seria AM5, porém ai depende do orçamento

Para garantir, poderia além de informar o orçamento falar as outras peças atuais do seu PC?

Armazenamento SATA deve dar para aproveitar, gabinete talvez adicionar umas duas fans a mais, e dependendo até, a fonte pode segurar peças de entrada

então, acho q não da pra aproveitar mt coisa. o gabinete tá bem ruim, então é obrigatório trocar e comprar fans.
tenho uma cx450 80 plus bronze, um sata 500gb da asgard + 1tb de HD (acaba não sendo estão urgente qnt o resto, da pra melhorar o armazenamento dps).
seria pra usar na resolução 1080p, visualmente não vejo tanta diferença acima disso

• Solução
Postado
37 minutos atrás, Geovana disse:

Am5 daria pra encaixar certinho nesse orçamento.

Segue a lista de peças e preços:
RX7600 - R$1599-1699 (geralmente live da terabyte, raramente promoção na kabum. De preferência ao modelo XFX, ASUS, ASRock e POWERCOLOR)
Ryzen 5 7500F (aliexpress) - R$1000-1150 / Ryzen 5 7600 (kabum, pichau etc)  R$1200-1350 (geralmente fica por 1400-1450, mas com cupom abaixa para o preço indicado)
B650M HDV/M.2 - R$800-999 / B650M MAXSUN CHALLENGER WI-FI - R$500-550 (de preferência, vá na HDV que é bem superior, e vai te entregar mais longevidade e mais possibilidades de upgrades futuros. Mas caso queira diminuir custos, a maxsun vai levar o 7500f ou 7600 tranquilamente.) OBS; a maxsun fica nesse preço em promos da terabyte, como lives.
memória RAM 2x16 vangeance 6000mhz cl30 / XPG LANCER 6400MHZ CL32 (comprar 2 pentes) R$400-450 o pente. Em lives aparecem algumas memórias CL30 por 399, mas tem de ser CL30 em.
SSD KINGSTON NV3 500GB-1TB - R$200-400 (frequentemente 1TB fica por 350-380 com cupom no mercado livre)
FONTE GL650 - R$350 / ZEUS 650W - R$290-330 (de preferência, a zeus. Caso uma não tenha estoque, vá na outra.)
COOLER THERMALRIGHT ASSASSIN X (PRETO) - R$120-140 / PICHAU SAGE V2 (BRANCO) - R$100-130
GABINETE MONTECH XR - R$299-330 / FARA 514X R$350-400

• Curtir 1
Postado
14 minutos atrás, Fabricio S S J disse:

Depende bastante da sua necessidade. Eu com esse orçamento iria de am4 com gpu QHD como uma 7800xt. Contudo, para realmente valer a pena, você precisaria previamente comprar um monitor QHD decente que custa em média 1,5k-2k.

nunca tive interesse em QHD, me parece algo mais essencial só pra jogo competitivo q não curto mt. então seria mais basiquinho pra FHD mesmo, me contento em jogar sem precisar de tanta excelencia assim

Postado
4 minutos atrás, Geovana disse:

nunca tive interesse em QHD, me parece algo mais essencial só pra jogo competitivo q não curto mt. então seria mais basiquinho pra FHD mesmo, me contento em jogar sem precisar de tanta excelencia assim

No caso é o contrário kkkk QHD é uma qualidade de imagem bem superior, para jogos história é perfeito. Por outro lado, jogos competitivos prezam frames por segundo, então uma resolução maior não seria vantajoso, já que pesaria mais a gpu fazendo assim você ter menos frames. 

Postado

então, acho q não da pra aproveitar mt coisa. o gabinete tá bem ruim, então é obrigatório trocar e comprar fans.
tenho uma cx450 80 plus bronze, um sata 500gb da asgard + 1tb de HD (acaba não sendo estão urgente qnt o resto, da pra melhorar o armazenamento dps).

De gabinete tem preferência para algum tipo?

Armazenamento dá pra usar ainda, a fonte melhor trocar e pegar algo mais novo

Se o orçamento permitir, em AM5 poderia ser algo tipo (á vista):
Ryzen 5 7600 1440

ASRock B650M-HDV/M.2 990

4060 Zotac 2050 / RX 7600 XFX QICK 308 1900

2 pentes de Kingston Fury Beast 8GB 5200mhz CL40 293 cada (total 586)

Fontes: Cooler Master 500W ACAAB-BRRise Mode Zeus 550w ou Zeus 650w caso acabe a de 550w

Se tiver muito alto o valor, podemos ver em AM4 como fica

Postado
19 minutos atrás, Fabricio S S J disse:

Am5 daria pra encaixar certinho nesse orçamento.

Segue a lista de peças e preços:
RX7600 - R$1599-1699 (geralmente live da terabyte, raramente promoção na kabum. De preferência ao modelo XFX, ASUS, ASRock e POWERCOLOR)
Ryzen 5 7500F (aliexpress) - R$1000-1150 / Ryzen 5 7600 (kabum, pichau etc)  R$1200-1350 (geralmente fica por 1400-1450, mas com cupom abaixa para o preço indicado)
B650M HDV/M.2 - R$800-999 / B650M MAXSUN CHALLENGER WI-FI - R$500-550 (de preferência, vá na HDV que é bem superior, e vai te entregar mais longevidade e mais possibilidades de upgrades futuros. Mas caso queira diminuir custos, a maxsun vai levar o 7500f ou 7600 tranquilamente.) OBS; a maxsun fica nesse preço em promos da terabyte, como lives.
memória RAM 2x16 vangeance 6000mhz cl30 / XPG LANCER 6400MHZ CL32 (comprar 2 pentes) R$400-450 o pente. Em lives aparecem algumas memórias CL30 por 399, mas tem de ser CL30 em.
SSD KINGSTON NV3 500GB-1TB - R$200-400 (frequentemente 1TB fica por 350-380 com cupom no mercado livre)
FONTE GL650 - R$350 / ZEUS 650W - R$290-330 (de preferência, a zeus. Caso uma não tenha estoque, vá na outra.)
COOLER THERMALRIGHT ASSASSIN X (PRETO) - R$120-140 / PICHAU SAGE V2 (BRANCO) - R$100-130
GABINETE MONTECH XR - R$299-330 / FARA 514X R$350-400

valeu demaisss, encaixa direitinho no orçamento! os comentários assim ajudam muito também 😊
só uma dúvida: não ter o dual channel afetaria muito o desempenho?

10 minutos atrás, Zalgo disse:

De gabinete tem preferência para algum tipo?

Armazenamento dá pra usar ainda, a fonte melhor trocar e pegar algo mais novo

Se o orçamento permitir, em AM5 poderia ser algo tipo (á vista):
Ryzen 5 7600 1440

ASRock B650M-HDV/M.2 990

4060 Zotac 2050 / RX 7600 XFX QICK 308 1900

2 pentes de Kingston Fury Beast 8GB 5200mhz CL40 293 cada (total 586)

Fontes: Cooler Master 500W ACAAB-BRRise Mode Zeus 550w ou Zeus 650w caso acabe a de 550w

Se tiver muito alto o valor, podemos ver em AM4 como fica

não tenho preferência, pode ser feiozinho com um ótimo airflow porque onde moro é mt quente. eu vou dar uma pesquisada nas peças e tudo mas acho que tanto a sua config quanto a do Francisco no AM5 estão perfeitas e dentro do que quero. muito obrigada!!!!!

Postado

não tenho preferência, pode ser feiozinho com um ótimo airflow porque onde moro é mt quente. eu vou dar uma pesquisada nas peças e tudo mas acho que tanto a sua config quanto a do Francisco no AM5 estão perfeitas e dentro do que quero. muito obrigada!!!!!

No airflow, um dos (se não o melhor na faixa de preço) é a linha Montech Air 903, tanto o base quanto o max (sou testemunha), nas versões preto e branco

Com airflow próximo tem o Silverstone Fara 514X

Um pouco mais em conta, mas para sistemas de entrada quebra um galho Montech X3 Mesh, que no máximo se não tiver legal as fans da para trocar

Menos que isso, mais baratinhos, com fans 'duvidosas' (podem ser piores do que anunciadas), seria o Superframe Wind ou Xtrike

Para gabinetes sem fans, tendo Mesh e um tamanho suficiente para sua placa de vídeo caber (e talvez o CPU cooler), só adicionar um kit de ventoinhas boas tipo esse:
Thermalright Kit Fan c/ 3 TL-C12CW-S e botar uma controladora junto

Postado
12 minutos atrás, Zalgo disse:

No airflow, um dos (se não o melhor na faixa de preço) é a linha Montech Air 903, tanto o base quanto o max (sou testemunha), nas versões preto e branco

Com airflow próximo tem o Silverstone Fara 514X

Um pouco mais em conta, mas para sistemas de entrada quebra um galho Montech X3 Mesh, que no máximo se não tiver legal as fans da para trocar

Menos que isso, mais baratinhos, com fans 'duvidosas' (podem ser piores do que anunciadas), seria o Superframe Wind ou Xtrike

Para gabinetes sem fans, tendo Mesh e um tamanho suficiente para sua placa de vídeo caber (e talvez o CPU cooler), só adicionar um kit de ventoinhas boas tipo esse:
Thermalright Kit Fan c/ 3 TL-C12CW-S e botar uma controladora junto

agradeço novamente!! você foi massa, tudo  muito bem explicado.

vou me organizar nas pesquisas e com certeza vai dar pra montar um setup ótimo

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, Geovana disse:

valeu demaisss, encaixa direitinho no orçamento! os comentários assim ajudam muito também 😊
só uma dúvida: não ter o dual channel afetaria muito o desempenho?

Utilizar single channel em AM5 não afeta tão negativamente a performance quanto no am4, contudo, ainda é indicado utilizar o dual channel. Você pode utilizar single channel por certo período, mas recomendo por 2 pentes de uma vez já para evitar dor de cabeça caso o modelo do seu único pente de ram saia de estoque por tempo indeterminado. Isso vai te obrigar a ficar no single channel, afinal, pentes de marcas/modelos/frequências diferentes é muito provável de dar incompatibilidade.

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...