Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, eu me chamo luccas e tenho uma dúvida sobre placa-mãe. Eu comprei o meu pc sem entender muito e devido a isso, não tenho placa de vídeo. Queria trocar o i5 6500 por um Ryzen 5 5600gt, que já vem com vídeo integrado, mas descobri que precisa trocar a placa-mãe também, e quero saber se seria necessário trocar as memórias. Além disso, quero saber como funciona o vídeo integrado do Ryzen, tipo, se eu instalar uma placa de vídeo, eu vou ter desempenho ainda melhor? 

• J.Augusto F alterou o título para placa-mãe para Ryzen 5 5600GT
  • Moderador
Postado

Qual a sua configuração atual? O integrado do Ryzen tem bom desempenho, similar a VGA de entrada. Se quer mais desempenho em jogos o ideal é investir em uma VGA mais forte.

• Curtir 1
Postado
3 minutos atrás, pkpkarol disse:

e quero saber se seria necessário trocar as memórias

Sim. Se você tem um i5 6500, tem 99% de chance do seu PC ainda ter RAMs DDR4 de 2133MHz. Combinar essa velocidade de RAM com um 5600GT será um gargalo enorme, tanto para o processador quanto para o gráfico integrado dele. Claro que ele ainda seria mais rápido que seu i5 6500, mas o desempenho seria muito abaixo do que você por aí de um 5600GT.

O gráfico integrado se benefícia muito de alta largura de banda da memória RAM, já que ele não tem memória dedicada igual a uma placa de vídeo. Então isso significa que você deveria focar em RAM com frequência de 3200MHz e rodando em dual-channel (duas memórias iguais no PC). O dual-channel dobra a largura de banda em relação ao single-channel (rodando com apenas um módulo de RAM).

7 minutos atrás, pkpkarol disse:

Além disso, quero saber como funciona o vídeo integrado do Ryzen, tipo, se eu instalar uma placa de vídeo, eu vou ter desempenho ainda melhor? 

O gráfico integrado é o um chip gráfico que vem integrado dentro do processador, dispensando o uso de uma placa de vídeo no PC. Mas a partir do momento que você instala uma placa de vídeo no seu PC, o gráfico integrado para de funcionar automaticamente. Então você precisa ter certeza que a placa de vídeo que você está colocando no seu PC é mais potente que seu gráfico integrado, se não você estaria ficando no "prejuízo".

Para efeito de comparação, o gráfico integrado de um Ryzen 5 5600GT combinado com RAMs 3200MHz em dual-channel se aproxima de uma AMD RX 550 ou uma NVIDIA GTX 750 Ti.

Agora, indo pro assunto principal do tópico, a placa-mãe, você pode usar alguma A520 ou B450, desde que seja de boas marcas (ASUS, MSI, Gigabyte, ASRock), assim evita dores de cabeça. Mesmo assim é bom pesquisar direito, porque mesmo boas marcas podem produzir uma ou outra placa problemática.

Um dos melhores custo-benefício do chipset A520 é a MSI A520M-A PRO:

MSI A520M-A PRO - R$458

Tem também a Gigabyte A520M S2H:

Gigabyte A520M S2H - R$476 (OBS: A placa dess link não é vendida pela Kabum, eles apenas intermdiam a venda)

Uma B450 barata e decente seria a Gigabyte B450M Gaming:

Gigabyte B450M Gaming - R$500

Mas você não teria tantas vantagens na prática em escolher o chipset B450.

• Curtir 3

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...