Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá!

Gostaria de saber se posso ligar um no-break numa multimídia que será alimentada também, ao mesmo tempo, por uma fonte chaveada.

Contexto:

Montei uma caixa de som utilizando alguns equipamentos que estavam jogados aqui em casa.

Para alimentar um módulo amplificador e a multimídia usei uma fonte chaveada (chinesa) 12V a 14,5V e 120A. Contudo, sempre que desligo a fonte perco as configurações da multimídia.  Para resolver este problema eu preciso manter alimentado com 12V a entrada "sinal", "remote", "memória" do aparelho. Os aparelhos de rádio automotivo, além dos fios positivo e negativo que recebem os 12V  da bateria (ou da fonte, no meu caso), também possuem um fio (amarelo) para ligação de 12V para manter o aparelho em standby.

Comprei um mini no-break UPS (normalmente usado para roteadores) que me oferece 5V, 9V ou 12V apenas para ligar no fio amarelo do rádio.

Minha ideia é manter a fonte e o no-break ligados na tomada e colocar um interruptor para ligar/desligar a fonte chaveada. Dessa forma, enquanto a caixa estiver na tomada, mesmo com a fonte desligada, o rádio estará sendo alimentado pelo no-break que estará ligado à rede elétrica e, ao retirar da tomada, o no-break entra em ação mantendo os 12V através de sua bateria.

Meu maior receio é sobre a ligação das duas fontes de energia. O negativo da fonte chaveada e do no-break estarão ligados juntos com o negativo do rádio, diferenciando apenas o positivo da fonte nos 12V do rádio e o positivo do no-break no "remote".

Pesquisei e não consegui encontrar explicação sobre as possíveis interferências, os retornos de corrente ou retroalimentação.

Algum técnico em eletrônica poderia me ajudar?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!