Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite!

Gostaria de recomendações pra upgrade do processador e placa-mãe do meu PC, a configuração atual me serve bem, mas estou começando a ver que o processador está tendo dificuldades com alguns jogos e programas, fiz alguns benchmarks e de fato o que está obsoleto é o processador, a placa-mãe não suporta processadores muito novos então minha ideia é trocar os dois por um kit ou separados mesmo, segue a configuração atual abaixo:

Placa-mãe: ASRock H310CM-HG4 (Socket 1151) | (Suporta Processadores Intel® Core™ de 8ª e 9ª Geração)

Processador: Intel Core i3 8100 (3.60 GHz)

memória RAM: 16GB Total (2x T-Force Vulcan 8GB, DDR4, 3000Mhz)

Fonte: Mancer Thunder 500W

Armazenamento: 1x SSD Kingstom 256GB, 1x SSD Goldenfir 500GB

Placa de Vídeo: NVIDIA GeForce GTX 1650, 4GB, DDR4, GDDR6 (Samsung)

OBS.: Minha ideia principal é continuar com processadores intel, somente trocando por modelos/gerações mais novas.

CPU.png

GPU.png

Memória.png

Placa-mãe.png

SPD.png

Postado

Realmente, Intel sempre lesando seus clientes. 
Veja a plataforma AM4 da AMD por exemplo, que foi lançada antes de sua plataforma e continua relevante e tinindo até hoje.

Não tem mais para onde correr na sua plataforma. O problema é que processadores intel antigos, por algum fenômeno sobrenatural, têm preços de produtos novos e atuais da Intel ou AMD.

Quanto pretende investir? 

• Curtir 2
Postado
1 hora atrás, Crixus Champion disse:

Realmente, Intel sempre lesando seus clientes. 
Veja a plataforma AM4 da AMD por exemplo, que foi lançada antes de sua plataforma e continua relevante e tinindo até hoje.

Não tem mais para onde correr na sua plataforma. O problema é que processadores intel antigos, por algum fenômeno sobrenatural, têm preços de produtos novos e atuais da Intel ou AMD.

Quanto pretende investir? 

Recomenda eu me manter na Intel ou migrar pra AMD?

Pretendo investir até uns R$ 1.500,00 nessa parte.

@ArturHW

56 minutos atrás, ArturHW disse:

@PedroSN i5 12400f, h610m ASRock.

Gostei da recomendação, obrigado, estou analisando e pesquisando preços.

• Curtir 1
Postado

@PedroSN Na maior parte dos casos, essa história de upgrade futuro é balela. AM4 não compensa mais, já que este provavelmente será o seu último ano. Então teria que ir de plataforma AM5, só que é muito caro, resumindo: é melhor ir com essa minha recomendação.

Postado
8 horas atrás, ArturHW disse:

@PedroSN Na maior parte dos casos, essa história de upgrade futuro é balela. AM4 não compensa mais, já que este provavelmente será o seu último ano. Então teria que ir de plataforma AM5, só que é muito caro, resumindo: é melhor ir com essa minha recomendação.

Entendi! Vou seguir sua recomendação, obrigado pela ajuda.

• Curtir 1
  • Solução
Postado
11 horas atrás, PedroSN disse:

Recomenda eu me manter na Intel ou migrar pra AMD?

Pretendo investir até uns R$ 1.500,00 nessa parte.

O upgrade em AM4 não é balela como dito, ele é real. Pessoas que compraram AM4 em 2017 podem fazer upgrade para a série 5000 tranquilamente.
Mas vejam bem, em nenhum momento recomendei AM4, apenas constatei que intel é cilada olhando para a história. Sua plataforma é um exemplo disso, pois foi lançada depois dos primeiros Ryzen e se tornou obsoleta há muito tempo.

Muito se discute se ainda vale ou não a pena comprar AM4, já que AM5 está nas lojas, mas custa um pouco mais caro. Comprando AM5 no Brasil, pagaria 800 em uma placa-mãe decente de marca tradicional e 1.300 em processador decente como o Ryzen 5 7600. As memórias custariam 500 se optasse por 2 pentes de 8 (em promoções 4xx) e 800 se optasse por 2 pentes de 16gb (em promoções pode conseguir até por 6xx)

Sou da opinião de que, a essa altura, AM4 só compensa se for muito barato, com placa-mãe custando 400, e existem modelos bons nessa faixa, e processador custando menos de 600, o que também é possível. 

O i5-12400F e H610 ASRock recomendados acima faz parte da plataforma LGA1700, que abriga as gerações 12, 13 e 14 de processadores Intel.

A intel já lançou também sua plataforma nova, LGA1851, porém a LGA1700 irá receber novos processadores, que já foram inclusive anunciados, e pouco se sabe deles.

O i5-12400F é bom e barato, custando 699 no preço normal e menos em promoções, enquanto que as Placas Mãe de entrada, que são as de chipset H610, vão de 500 a 700.
Desconheço a qualidade de ASRock indicada devido a ausência de reviews. Mas a ASUS PRIME H610M-A D4 possui reviews e desempenhou bem.
Na plataforma LGA1700 há placas mãe que utilizam memórias DDR4 e outras que utilizam DDR5, essa é uma escolha que terá que fazer, além de se atentar para não comprar nada errado.

Outra coisa, se um dia pretende colocar um processador acima do 12400F, terá que pesquisar por uma placa-mãe cujo VRM seja capaz de suportar algo mais forte. 

• Curtir 2
  • KairanD alterou o título para Recomendação de upgrades para PC com Core i3-8100 e GeForce GTX 1650

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...