Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia gente, estou pesquisando para um novo setup e fiquei em dúvidas sobre ambos processadores, sendo eles de preferência um Ryzen 7 5700X3D e um i7-12700KF, tem muita diferença em questão de desempenho em jogos e para tarefas em geral?

Vi alguns benchmarks e parece que o i7 se sobre sai em questão de jogos, mas ouvi falar que esses X3D do Ryzen da um desempenho melhor, alguém saberia me informar a diferença e se há muita? ou outros processadores/gerações em geral, quero combinar com uma RTX 4060 com 32 de RAM, grato!

Postado

@renanziin bom dia

o Intel Core i7 12700KF geralmente supera o Ryzen 7 5700X3D por uma margem significativa em vários benchmarks, com alguns relatórios indicando uma vantagem de desempenho de até 31%, mas ambos os processadores têm especificações fortes, mas o i7 12700KF é frequentemente preferido para jogos e tarefas multithread devido à sua arquitetura, se os jogos são a sua prioridade, o i7 12700KF pode ser a melhor escolha, enquanto o Ryzen 7 5700X3D também é uma opção sólida para tarefas de produtividade, mas  preços podem variar muito, por isso é essencial verificar os preços de mercado atuais para determinar qual oferece melhor valor para suas necessidades. 

Em resumo, o I7 é melhor pra jogos e o Ryzen é melhor pra produtividade, se você trabalha com arquitetura deve escolher o Ryzen, mas especificamente um Ryzen com X3D no final, na verdade as opções da AMD são as mais recomendadas atualmente por causa do custo beneficio e longevidade. no seu caso (e na maioria em geral) eu iria de Ryzen, além disso ele tem consumo menor que o I7 (pouca coisa, 20w) e bem mais memória de cache, são 96 MB Ryzen vs 25 MB do I7, isso é muito bom pra jogos e na maioria dos casos nunca vai usar 100% do processador, isso coloca os dois processadores lado a lado mesmo o I7 tendo quase 30% de desempenho a mais nos benchmarks, vale lembrar que essa memória de cache ajuda na velocidade de render da imagem, influencia muito em alguns jogos mas em outros nem faz diferença sendo melhor o i7 12700KF, ai fica a seu criterio.

• Curtir 2
  • Obrigado 1
  • Mikhail Kosevich Volkov alterou o título para Qual a diferença do AMD Ryzen 7 5700X3D para o Intel Core i7-12700KF?
  • Membro VIP
Postado
54 minutos atrás, renanziin disse:

Bom dia gente, estou pesquisando para um novo setup e fiquei em dúvidas sobre ambos processadores, sendo eles de preferência um Ryzen 7 5700X3D e um i7-12700KF, tem muita diferença em questão de desempenho em jogos e para tarefas em geral?

Vi alguns benchmarks e parece que o i7 se sobre sai em questão de jogos, mas ouvi falar que esses X3D do Ryzen da um desempenho melhor, alguém saberia me informar a diferença e se há muita? ou outros processadores/gerações em geral, quero combinar com uma RTX 4060 com 32 de RAM, grato!

Bom dia.

A resposta a essa pergunta é um pouco longa, mas vamos lá:

DISTRIBUIÇÃO DE NÚCLEOS

Ryzen 7 5700X3D: 8 núcleos físicos, 16 núcleos lógicos (cada núcleo físico se comporta como 2 lógicos);

Intel Core i7-12700KF: 12 núcleos físicos em Arquitetura Híbrida de 12ª Geração (8 de Performance + 4 de Eficiência) = 20 núcleos lógicos (cada núcleo P se comporta como 2 núcleos lógicos);

FREQUÊNCIAS MÁXIMAS DE OPERAÇÃO:

Ryzen 7 5700X3D: base de 3.0GHz, máximo de 4.1GHz em cada núcleo;

Intel Core i7-12700KF: Núcleos P: base de 3.6GHz, máxima de 4.9GHz. Núcleos E: base de 2.7GHz, máxima de 3.8GHz.

**Com Intel Turbo Boost 3.0 = máximas de 5.0GHz.

SUPORTE A FREQUÊNCIAS DE MEMÓRIA

Ryzen 7 5700X3D: DDR4-3200 (2 pentes). Acima disso, a frequência oficial de suporte diminui (mas existe XMP).

Intel Core i7-12700KF: DDR5-4800 (2 pentes). Acima disso, a frequência oficial de suporte diminui (mas existe XMP).

NÍVEIS DE CACHE

Ryzen 7 5700X3D: 96MB de Cache L3, 4MB de Cache L2, e 512KB de Cache L1.

Intel Core i7-12700KF: 25MB de Cache L3, 12MB de Cache L2, e 512KB de Cache L1.

*Quanto menor o nível de Cache, mais rápido ele é.

**Quanto maior o total de cache, menor a frequência do processador pode ser, para performar equivalente. De forma geral, abundância de Cache compensa clocks (frequências) de operação mais baixos.

RAZÕES DE PROPORÇÃO: Cache X Frequência

Ryzen 7 5700X3D: Cache Total 384% maior do que o rival, frequência máxima de operação 25% menor.

Intel Core i7-12700KF: Cache 74% menor do que o rival, frequência máxima de operação 25% maior.

CONSUMO DE ENERGIA:

Ryzen 7 5700X3D: 105W**

Intel Core i7-12700KF: base de 125 e máxima de 190W.

**A maior quantidade de memória Cache no chip o torna extremamente sensível a aumentos súbitos de temperatura. Embora a possibilidade de overclock exista, este não é recomendável em processadores AMD com Tecnologia X3D, a não ser que a robustez do resfriamento líquido permita isso.

EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

Cálculo simples: pontuação geral do Passmark (multi núcleos) dividida por consumo em Watts.

Ryzen 7 5700X3D: 26318 / 105W = 250,6 pontos por Watt

Intel Core i7-12700KF: 34190 / 190W = 179,9 pontos por Watt

VEREDITO:

Performance: Intel Core i7-12700KF é o vencedor

Eficiência: Ryzen 7 5700X3D é o vencedor

• Curtir 6

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!