Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite.

Estou em dúvida em relação a saída 12v 2x6 e sobre utilizar ou não os dois cabos cpu.

Setup: CVN B650, 9800X3D e RX 7800XT

Primeiramente, gostaria de saber se vou precisar utilizar o cabo 12v 2x6.

E também, se devo conectar apenas 1 dos dois cabos CPU (fonte x placa-mãe) ou devo utilizar as duas conexoes da placa-mãe e conectar os dois cabos.

@edit

Uma outra questão que estou em duvida é sobre a controladora RGB. Comprei o modelo da NZXT, devo utilizar o cabo SATA nela, certo

23.jpg

• luthz. alterou o título para MAG A850GL, sobre conexões 12v(2x6) e CPU.
Postado
13 minutos atrás, Lucas Real Dias disse:

E também, se devo conectar apenas 1 dos dois cabos CPU (fonte x placa-mãe) ou devo utilizar as duas conexoes da placa-mãe e conectar os dois cabos.

Pode usar apenas 1 conector de 8 pinos, não precisa usar 2, para alimentar o processador.

2 deixa mais estável a alimentação e melhor para um OC, mas não é obrigatório.

13 minutos atrás, Lucas Real Dias disse:

Uma outra questão que estou em duvida é sobre a controladora RGB. Comprei o modelo da NZXT, devo utilizar o cabo SATA nela, certo

Use o que for compatível, aqui não tem muito mistério.

• Curtir 2
Postado
22 minutos atrás, Zalgo disse:

No caso os 12v azul não vou utilizar? E na VGA, o melhor é utilizar dois cabos PCI-e do que um com as duas saidas?

19 minutos atrás, Elder Nauvirth disse:

Pode usar apenas 1 conector de 8 pinos, não precisa usar 2, para alimentar o processador.

2 deixa mais estável a alimentação e melhor para um OC, mas não é obrigatório.

Use o que for compatível, aqui não tem muito mistério.

Por essa questão da estabilidade, mesmo sem OC e sem ser obrigatório, não seria melhor utilizar?

Postado
1 minuto atrás, Lucas Real Dias disse:

Por essa questão da estabilidade, mesmo sem OC e sem ser obrigatório, não seria melhor utilizar?

Se quer mais estabilidade na alimentação do processador, pode usar tranquilamente.

• Curtir 1
Postado
5 minutos atrás, Lucas Real Dias disse:

No caso os 12v azul não vou utilizar? E na VGA, o melhor é utilizar dois cabos PCI-e do que um com as duas saidas?

O padrão 12v2x6 não será utilizado

Use 2 cabos separados ao invés do split (2 conectores em um cabo)

• Curtir 1
  • guilherme_dr alterou o título para Na MSI MAG A850GL uso o cabo 12V(2x6) na Radeon RX 7800XT? E quantos para o CPU?
Postado
15 horas atrás, Elder Nauvirth disse:

Se quer mais estabilidade na alimentação do processador, pode usar tranquilamente.

A CVN B650 possui um conector 8 pinos e um 4. Para fazer a conexão em ambos, utilizando os dois cabos CPU da fonte, devo separar um deles em 4 pinos?

Colocando assim, na fonte os dois cabos 8 pinos, e na placa-mãe um cabo 8 pinos e um 4 pinos?

Outra dúvida, tem lado certo pra colocar o cabo, a parte que está escrito CPU, deve ser colocado na fonte, na placa-mãe ou tanto faz?

Obrigado!

ec.jpg

fpc.png

15 horas atrás, Zalgo disse:

O padrão 12v2x6 não será utilizado

Use 2 cabos separados ao invés do split (2 conectores em um cabo)

Estou com uma dúvida em relação a BIOS da placa de vídeo. Meu processador está na BIOS 1009. Caso eu precise atualizar a BIOS da placa, posso colocar a versão mais recente da BIOS (1014) ou preciso colcoar a do processador, 1009

Postado
58 minutos atrás, Lucas Real Dias disse:

Estou com uma dúvida em relação a BIOS da placa de vídeo. Meu processador está na BIOS 1009. Caso eu precise atualizar a BIOS da placa, posso colocar a versão mais recente da BIOS (1014) ou preciso colcoar a do processador, 1009

O suporte da BIOS para uma CPU específica é 'a partir de x', pode colocar a versão mais recente que ela vai suportar um processador que 'entrou' na versão 1009

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, Lucas Real Dias disse:

A CVN B650 possui um conector 8 pinos e um 4. Para fazer a conexão em ambos, utilizando os dois cabos CPU da fonte, devo separar um deles em 4 pinos?

Se a fonte fornece duas pontas que conecta na placa-mãe, sendo uma de 8, e uma de 4 conectores, não precisa separar nenhum.

Você deve conectar a ponta de 8 pinos na placa-mãe, e o conector de 4 pinos adicional, se desejar, e depois conectar também na fonte. Vai ficar igual o que falou na segunda linha.

Citação

Colocando assim, na fonte os dois cabos 8 pinos, e na placa-mãe um cabo 8 pinos e um 4 pinos?

1 hora atrás, Lucas Real Dias disse:

Outra dúvida, tem lado certo pra colocar o cabo, a parte que está escrito CPU, deve ser colocado na fonte, na placa-mãe ou tanto faz?

No encaixe da placa-mãe sei que tem lado certo, se for diferente só vai entrar se forçar, então é possível que na fonte tenha lado certo, essa parte fica difícil pra mim falar com certeza porque nunca mexi em fonte que fosse modular.

• Curtir 2
Postado
14 minutos atrás, Zalgo disse:

O suporte da BIOS para uma CPU específica é 'a partir de x', pode colocar a versão mais recente que ela vai suportar um processador que 'entrou' na versão 1009

Sobre a fonte, saberia me dizer se tem lado certo pra colocar o cabo, a parte que está escrito CPU, deve ser colocado na fonte, na placa-mãe ou tanto faz?

8 minutos atrás, Elder Nauvirth disse:

Se a fonte fornece duas pontas que conecta na placa-mãe, sendo uma de 8, e uma de 4 conectores, não precisa separar nenhum.

Você deve conectar a ponta de 8 pinos na placa-mãe, e o conector de 4 pinos adicional, se desejar, e depois conectar também na fonte. Vai ficar igual o que falou na segunda linha.

No encaixe da placa-mãe sei que tem lado certo, se for diferente só vai entrar se forçar, então é possível que na fonte tenha lado certo, essa parte fica difícil pra mim falar com certeza porque nunca mexi em fonte que fosse modular.

A fonte fornece dois cabos CPU 8 conectores. Mas é que eles podem ser divididos, deixando 2x 4.

Postado
6 minutos atrás, Lucas Real Dias disse:

A fonte fornece dois cabos CPU 8 conectores. Mas é que eles podem ser divididos, deixando 2x 4.

Certo.

Conecta um desses de 8 por completo, e o outro divide, em 2 pontas de 4, assim não tem erro, e teria mesmo de fazer isso.

Se bem que é próximo ao que falou antes quando citou conectores, eu acabei lendo na pressa e fazendo uma leve confusão.

• Curtir 1
Postado
3 minutos atrás, Lucas Real Dias disse:

Sobre a fonte, saberia me dizer se tem lado certo pra colocar o cabo, a parte que está escrito CPU, deve ser colocado na fonte, na placa-mãe ou tanto faz?

Pegando esse vídeo de exemplo para imagem:

Tem lado certo sim, pois se ver na fonte, tem buracos 'quadrados' e buracos arredondados, fazendo com que só tenha um jeito de inserir, não vá forçar o cabo!

image.png.4f0265374983d37238474bd9cfbf5e5f.png

A ponta do cabo indica onde que ele vai ser conectado na placa-mãe:

image.png.818ae9321f6629fba267b1ea98564e7b.png

Veja no vídeo, no começo do minuto 6, que no cabo da 'CPU', a outra ponta não tem a escrita

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
Em 22/03/2025 às 18:22, Lucas Real Dias disse:

Boa noite.

Estou em dúvida em relação a saída 12v 2x6 e sobre utilizar ou não os dois cabos cpu.

Setup: CVN B650, 9800X3D e RX 7800XT

Primeiramente, gostaria de saber se vou precisar utilizar o cabo 12v 2x6.

@edit

23.jpg

O lado correto de ligar na fonte, pra não ter erro O lado que vai no CPU vai se dividir em 4+4 e o da GPU em 6+2, o lado que você liga na fonte não se divide. Na minha unidade é o lado que está escrito CPU e PCIE que vai na placa-mãe/VGA e geralmente é esse o padrão mesmo.

É ideal que também você puxe dois cabos PCIE ao invés de usar o split de um só.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...