Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Estou pesquisando um gabinete Micro ATX para o meu primeiro PC. Escolhi esse tamanho puramente por estética, já que a placa-mãe que selecionei é mATX. Não gostaria de gastar muito mais do que 500 reais no kit completo (gabinete + fans + frete).

As opções que encontrei durante minhas pesquisas foram:

- Gamemax Defender + fans ≈ R$ 450

- Montech Air 100 (fans stock) + frete ≈ R$ 440

- Lian Li Lancool 205M (fans stock + uma fan adicional) ≈ R$ 500 a R$ 550

Minha build é um Ryzen 5 7600 + RX 7600, e não faço questão de LED. Se puderem me ajudar, ficarei muito agradecido!

Postado

@Daviferreirax Até cheguei a ver, porém fiquei receoso com essa frente fechada. Estou planejando usar o cooler stock da AMD por pelo menos um mês, será que o airflow do XR seria suficiente?

Edit: Além de que ele é ATX, né? Quebraria minha estética kkkkkkkkk

Postado

Compra o Gamemax Defender, não tem gabinete micro-ATX melhor do que ele na faixa até os R$ 250,00.

Compra um kit de 3 ou 5 fans Thermalright TL-C12C que ficará melhor que qualquer gabinete com fans que comprar por preço similar.

A gora se puder comprar o Lancool 205M, o padrão de construção é superior - não que isso vá influenciar no desempenho do PC.

• Curtir 1
Postado

@1lokos Era esse kit de fans mesmo que eu estava de olho, o gamemax descobri em uma recomendação sua. Você acha que esse combo é melhor até mesmo que o Lancool 205m com as duas fans stock + uma fan Arctic p12 Max na exaustão?

Postado

Se puder comprar o Lancool 205M, o padrão de construção é superior - não que isso vá influenciar no desempenho do PC; tem que ver o tipo de fan que nele, em geral são modelos mais baratos (e fracos) que os vendidos avulsos.

Por exemplo, o Montech Air 100 é simpático, mas as fans incluídas são bem básicas, com rotação fixa.

Postado

@1lokos Não consegui achar muita informação sobre a fans stock do lancool, só achei que são pwm argb, de 140mm e 1200rpm. Agora fico na dúvida, +/- 450 no gamemax com o kit da Thermalright ou 550 no Lian Li com stock + uma Arctic p12

Postado

@Sopa de Maizena A frente é "fechada" porque nesses modelos aquario o intake fica na lateral, e sim o airflow é bom.

Sobre o tamanho, não recomendo comprar gabinete mATX, muitas placas do mercado são ATX e como gabinete dura facilmente muitos anos você pode acabar ficando limitado por isso no futuro.

Outra coisa pra se atentar é o espaço pra placa de vídeo, já que as GPUs estão cada vez maiores, eu recomendo pegar gabinete com pelo menos 360mm pra GPU, o Montech XR suporta GPUs até 420mm, ou seja, caberia até uma RTX 5090 e ainda sobraria espaço.

Postado
8 horas atrás, bulletz disse:

@Sopa de Maizena Vai no gammex e thermalright sem medo meu mano, eu uso exatamente esse combo e é muito bom. Airflow simplesmente impecavel

Muito obrigado pelo feedback, campeão. E outra coisa, como você dispôs os fans no gabinete?

1 hora atrás, Daviferreirax disse:

@Sopa de Maizena A frente é "fechada" porque nesses modelos aquario o intake fica na lateral, e sim o airflow é bom.

Sobre o tamanho, não recomendo comprar gabinete mATX, muitas placas do mercado são ATX e como gabinete dura facilmente muitos anos você pode acabar ficando limitado por isso no futuro.

Outra coisa pra se atentar é o espaço pra placa de vídeo, já que as GPUs estão cada vez maiores, eu recomendo pegar gabinete com pelo menos 360mm pra GPU, o Montech XR suporta GPUs até 420mm, ou seja, caberia até uma RTX 5090 e ainda sobraria espaço.

Seus argumentos são bons e eu concordo com eles, mas vou optar pelo mATX só pelo fluflu da placa-mãe não ficar "flutuando". Também não pretendo trocar a configuração tão cedo, talvez um upgrade de gpu daqui uns 3 anos (ae os 36cm que você recomendou estão presentes no gamemax).

Só uma última dúvida, acho que o @1lokos entende muito sobre isso, minha placa-mãe tem estes conectores pra fans:

Screenshot_2025-03-23-11-08-30-377_com.brave.browser.thumb.jpg.a1945aea7e41768a3b296ff3a2924c81.jpg

Se eu comprar o kit com 5 da thermalright, vou precisar de um splitter ou de uma controladora, certo?

• Curtir 1
  • Solução
Postado
8 minutos atrás, Sopa de Maizena disse:

Muito obrigado pelo feedback, campeão. E outra coisa, como você dispôs os fans no gabinete?@Sopa de Maizena

Fala mano, como eu disse eu tenho exatamente esse kit (gammex e 5x fans thermalright c12), e a configuração q eu arrumei as fans foi 3 na parte frontal, 1 na parte traseira e 1 na parte superior pro canto esquerdo (em cima do cpu). Essa configuração de airflow funciona muito bem. (Imagem ilustrativa so pra mostrar como fica a configuração das fans)

image.png.93c52217f9db215f3aa1715f1b17f747.png

• Obrigado 1
Postado
2 horas atrás, Sopa de Maizena disse:

Só uma última dúvida, acho que o @1lokos entende muito sobre isso, minha placa-mãe tem estes conectores pra fans:

Screenshot_2025-03-23-11-08-30-377_com.brave.browser.thumb.jpg.a1945aea7e41768a3b296ff3a2924c81.jpg

Se eu comprar o kit com 5 da thermalright, vou precisar de um splitter ou de uma controladora, certo?

Se usar WC vai usar o CPU_FAN para os fans do radiador e um dos conectores "Chassis/Water Pump" para a bomba. 

Vão sobrar dois conectores PWM para os fans do gabinete (3 se usar Air Cooler) e tem o detalhe dos conectores de LED ARGB dos fans (e WC se for o caso), pois em em geral tem 1 ou 2 conectores ARGB nas placas-mãe.

Então o ideal é usar uma controladora com HUB PWM integrado para expandir as conexões PWM e ARGB para atender todos os fans e LED. Pode usar cabo splitter, mas vai precisar de vários, o que aumenta a bagunça de fios e fica mais caro.

Controladora ARGB & HUB PWM - 9 fans - R$ 39,90

• Obrigado 1
Postado
Em 22/03/2025 às 23:36, Daviferreirax disse:

A Montech lançou uma versão "consertada" do XR - assim como fez com o Sky Two, com o Sky Two GX.

Montech XR Wood - frente mesh com detalhe de madeira.

1100?stamp=1741325327

O Mr. Matt Lee montou um "frufruless" com fans Noctua, cuja cor "marrom calcinha" combinou com os detalhes de madeira.

A propósito, mais um exemplo de que encher o gabinete de fans só serve para ... "agradar o ego".

Fans sobre o PSU cover não fazem diferença no CPU, baixa 2 graus na GPU, já fans na lateral é 1 grau nos dois casos.

Curioso é que o filtro de poeira frontal aumenta o ruído, além de 4 graus na temperatura do CPU.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...