Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia Clube!

A um tempo atrás, o meu amigo @Davi Antunes d. Silveira fez um tópico sobre problemas de desempenho no computador dele, sendo assim, o seguinte tópico:

Vou resumir um pouco.

Antes de utilizar a RTX 4060 8GB, ele utilizava uma RTX 3050 8GB.

Quando trocou, o FPS piorou, pensamos que pudesse ser problema da desinstalação dos drivers que a assistência que ele enviou não fez, então limpamos tudo e instalamos certinho. ( OBS.: Me refiro a '' instalamos '', mas não tenho como ir a casa dele ). Não resolveu, então pensamos que eram os 4X8GB operando a uma frequência mais baixa, ele colocou apenas 2x8GB operando a 3200Mhz, e o mesmo persistiu com problema de desempenho.

Foi ativado o Above 4G e o Resizable bar, uma pequena parcela do problema parou, como os Stutterings, mas depois de um tempo o computador começou a apresentar problemas ( já vou detalhar melhor ).

Testes feitos:

CrystalDiskInfo - Tudo normal.

Teste nas memórias - Tudo normal.

Temperaturas - Tudo normal.

Frequência do Hardware - Aparentemente normal, mas não foi feito um OC de teste e nem nada do tipo.

Todos os drivers atualizados.

Fora alguns outros que estão no tópico acima e eu não lembro.

O que não foi feito:

Verificar se um pino do processador pode ter entortado.

Mandar a placa de vídeo para a garantia.

Entre outras possíveis soluções....

Depois de algum tempo com essa frustração do FPS baixo em quase todos os games, o computador dele apresentou um problema de desligamento e não queria ligar mais. O técnico comentou que não era nada, porém, a sua fonte sendo uma EVGA 750w Gold, já vi falarem que era ruim, fora que quando ele ligava a máquina, parecia que os Leds ficavam em '' meia fase ''. O mesmo trocou a fonte por uma MSI 850W ( o modelo de 10 anos de garantia que é bom ) e esse problema de desligamento ou dos Leds meia fase desapareceu, porém, os problemas de desempenho persistiram.

Ontem mesmo, ele estava jogando Overwatch 2 a 200FPS caindo para 140FPS, usando uma configuração no médio e duas no alto ( as mesmas que a minha e eu pego 560FPS no jogo ), o processador dele ficava entre 60% a 80% e a placa de vídeo não passava dos 30% de uso.

Sinceramente não sei mais o que fazer com esse computador, minha dúvida é que o técnico possa ter danificado algo na placa-mãe dele ou a própria placa de vídeo possa ter vindo com algum problema de fábrica...

Postado

@Middoken Nesses jogos que estão apresentando baixo desempenho você teria ai um print que mostre

Frequência, uso em %, consumo e temperatura da sua GPU e CPU?

Se não tiver só instalar o msi afterburner e enviar o print por gentileza, com esses dados da pra ter uma ideia melhor do que está acontecendo.

Vou deixar um print de exemplo abaixo:

image.png.7c1f607308c63da6989881b96e1a5c66.png

• Curtir 1
  • Moderador
Postado

Que loucura, li o tópico anterior antes de seguir com este e pensei que poderia ser a fonte inicialmente, mesmo em teoria ela suportando, mas com a troca pra da MSI a teoria já foi embora.

Se a placa de vídeo está na garantia acho bom tentar acionar, vai que é algum problema em algo em que só o time que projetou conseguiria averiguar, já que temperatura e frequência estão de boa...

Caso ele tenha algum amigo/técnico próximo a ele, pedir pra testar junto com alguma outra GPU no sistema, se der problema mesmo assim, ai pode ser algo relacionado a placa-mãe

• Curtir 1
  • Moderador
Postado

Como estão os gráficos do ou? Será que alguma configuração do jogo ou do windows está afetando ele?

Pergunto pois achei que está consumo pouco, acho que nem passou de 100w. 

Nesse vídeo que peguei para comparar, rodando no gráfico EPIC, aparenta estar consumindo mais potência e também usando mais da GPU (num geral parece que o CPU ta indo até menos, com momentos quase batendo 50%)

image.png.3a40c34132f39520c549c79614283a06.png

Outro vídeo, esse no ULTRA, com mais % de uso da GPU (aqui sendo um 5600 sem G):

image.png.a2dcfb2c53adf5584bba616942132250.png

Vídeo rodando no LOW, ainda com % da GPU maior que o dele:
image.png.8f548098e7547584100ac94501fef16f.png

Postado

@Zalgo

Se não me engano, ele partilha da mesma configuração que eu.

image.thumb.png.5253dd713fa1f003da3fa12075375577.png

O que é bizarro, por mais que o meu processador seja consideravelmente superior ao dele, é que em alguns mapas eu mantenho 500FPS com baixas de no mínimo 400FPS, e isso em momentos de muita coisa acontecendo.

Já ele, depois de ligar o XMP que aparentemente estava desligado, fica a 300-280FPS com baixas de 140FPS.

Não é possível que isso seja o desempenho de um Ryzen 5 5600G + 4060 8GB num game tão obsoleto como o OW2, pois na minha máquina antiga i5-9400f + GTX 1650Super 4GB, eu mantia médias de 220FPS.

O problema é que não é só no OW2 que isso acontece, é no Valorant, no CS2 e entre outros, que inclusive no Valorant com a RTX 3050 8GB, ele mantia um FPS maior do que com a 4060.

• Moderador
Postado
11 minutos atrás, Middoken disse:

com a RTX 3050 8GB, ele mantia um FPS maior do que com a 4060

É, a chance de ser a placa tá alta...

Achei mais um vídeo onde o cara tá com a % da CPU próximo ao do seu amigo, mas a GPU ta consumindo mais

18 minutos atrás, Middoken disse:

Já ele, depois de ligar o XMP que aparentemente estava desligado, fica a 300-280FPS com baixas de 140FPS.

E com o XMP desligado ainda fica esses problemas né?

• Curtir 1
Postado

@Zalgo

54 minutos atrás, Zalgo disse:

É, a chance de ser a placa tá alta...

Achei mais um vídeo onde o cara tá com a % da CPU próximo ao do seu amigo, mas a GPU ta consumindo mais

Realmente... Ja pedi para ele solicitar essa garantia faz tempo.

54 minutos atrás, Zalgo disse:

E com o XMP desligado ainda fica esses problemas né?

Fica até pior kkkkk, com o Above 4G e Resizable bar até melhora um pouco, mas quase nada.

• Triste 1
Postado

@Middoken Então, vi o print e o vídeo, sinceramente não percebi nada de errado não.

Não sei qual é o teu processador pra falar, mas você chegou a citar que pega 500 fps, um Ryzen 5600G passa longe disso, Ryzen com vídeo integrado acaba perdendo performance porque tem áreas do chip dedicadas ao gráfico integrado, na prática o Ryzen 5600G tem desempenho similar a um Ryzen 5500, que é um desempenho OK mas nada de impressionante.

Estou vendo um vídeo aqui de um cara utilizando um Ryzen 5600G no overwatch com uma RTX 4080 e parece que o desempenho que a cpu entrega é na faixa dos 200 fps mesmo.

Nesse vídeo o FPS até mantém uma média mais alta mas ai pode ser por causa da combinação de ser um mapa menor, com menos heróis aparecendo e atacando juntos, já que é só nesse contexto que no pc do seu amigo chega a cair o fps. Vou deixar uma imagem do vídeo de exemplo.

image.thumb.png.669732ffd4370108ea660418d0dfb95c.png

Postado

@Daviferreirax

Hm, pensei que essa diferença de L3 Cache absurda de 250-300FPS era somente no CS2 ou Valorant. Sei disso do processador, tenho um Ryzen 7 5700X3D, da assinatura logo a baixo ao meu comentário, inclusive tenho a mesma placa de vídeo que ele.

O ponto mesmo, é o fato de uma RTX 3050 que antes ele utilizava, funcionar melhor que uma RTX 4060... O jogo pode ser mais processador? Pode, mas não foi o que aconteceu no meu caso, que logo após trocar de placa de vídeo teve um ganho muito grande.

1 hora atrás, Daviferreirax disse:

sinceramente não percebi nada de errado não.

O pior é que eu já cheguei a citar isso para ele, mas essa queda brusca de FPS e o desempenho estar pior com um upgrade bom, me deixa com um pé atrás.

Eu acabei esquecendo de citar isso, mas o computador dele passou pela enchente que tivemos no RS, porém, ele conseguiu esconder o computador em cima de um local e nada foi molhado. Ele levou algumas vezes no técnico para limpar, mas vou ser sincero aqui com vocês... Não sei onde esse técnico teve os conhecimentos dele, mas parecia que ele odiava limpar as coisas de forma certa, chegou a deixar as ventoinhas imundas, desligar o HDD sem necessidade e ainda por cima esquecer de ligar. Quando instalou a placa de vídeo nova, nem sequer DDU ele utilizou, nem outro tipo de coisa.

Acho que esse computador se tornou um emaranhado de possibilidades... Ele mesmo já está cogitando a troca do KIT atual e migrar para DDR5, pois acha que a placa-mãe está com problema e tem medo de investir num Ryzen 7 5700X3D.

Mas tudo isso somente depois de solicitar a garantia da placa de vídeo.

Mais um ponto que esqueci, ele viu diversos vídeos de benchmark no Valorant com a configuração que ele utiliza, e os vídeos tinha um FPS significativamente superior ao dele, com as mesmas funcionalidades, frequências e etc..

Postado

@Middoken Então, por vídeo assim é mais difícil ter o feeling que seu amigo tem porque na tela dele ele consegue perceber coisas que não percebemos.

Eu também achei o desempenho um pouco decepcionante e abaixo da média que encontrei, mas pelos prints está tudo dentro do parâmetro.

Ele pode tentar mais algumas coisas.

1- resetar a BIOS para o padrão de fábrica, talvez tenha algo alterado lá que está capando o desempenho de alguma forma.

2- ativar o PBO pra ver se o desempenho melhora, digo isso porque o processador tem margem térmica pra um leve OC.

3- testar em outro jogo com mais pesados com mais exigência da GPU pra ver se ela consegue fps similar aos testes que encontramos na internet.

4- remover os drivers utilizando o ddu pra uma instalação limpa da nova GPU.

5- como última opção formatar o pc e instalar tudo do 0 pra refazer os benchmarks.

Se nada disso resolver realmente vai ser complicado, queria poder ajudar mais mas essas foram as ideias que tive.

• Curtir 1
Postado

@Daviferreirax Dentre o que você disse, a única opção que não testamos seria o PBO mesmo, vou me informar certo sobre isso e comentar com ele essa possibilidade.

Como nunca fui atrás de OC, provavelmente vou abrir um tópico antes de fazer qualquer tipo de coisa, mas acredito que uns 200Mhz dê para aumentar, certo?

A placa-mãe dele é uma B550M Aorus Elite, não é a melhor do mundo, mas da para fazer um OC básico eu acredito, fora que ele utiliza um bom Air Cooler da Deepcool.

Postado

@Middoken Depois dá uma olhada nos vídeos mostrando como é o PBO, não é como o overclock tradicional, é meio que uma versão automática de OC disponibilizada pela AMD, meio que vai subindo o clock enquanto houver margem para tal, então nem precisa entender muito.

Eu sugeri ativar mais pra ver se dá uma melhora no FPS mesmo, que ai já mata nossa dúvida se está mais ligado ao CPU ou a GPU.

Postado

@Daviferreirax

Tranquilo!

Achei interessante até mesmo testar isso no meu Ryzen 7 5700X3D hehe.

Sobre o desempenho da máquina dele, percebi uma coisa que você já havia falado no caso..

Ryzen 5 5600G - Parece manter um FPS de 200-240FPS no OW2.

Ryzen 5 5600X - Mantém FPS acima dos 480FPS, e isso é uma diferença muito bizarra, até mesmo passa dos 500FPS.

Ryzen 7 5700X3D - Também mantém acima dos 520FPS, as vezes com quedas para 480FPS ou um pouco menos ( pelo que eu percebo ).

Ryzen 5 7600 - Já vi chegar a 600FPS, mas era um mapa específico e ele não mantém isso.

Essa diferença bizarra de um para o outro, se vê claramente o quanto essas CPUs especificas são ''capadas'' em certos games, triste.

Mas vou via das dúvidas, também pedi para ele realizar um teste de processador, estressando ele ( não lembro se ele havia feito isso ).

No Benchmark do CPU-Z, ele obteve:

image.png.5f82587d5eea7a1fdcc6c67805a6d9ba.png

Segundo o site de Bench do CPU-Z, ele ficou abaixo dos testes obtidos pelo site.

image.thumb.png.3bc6bf0cc762bf12196d3419d063797c.png

Não é alto gritante para falar a verdade... Talvez isso não mude praticamente nada.

Postado

@MiddokenÉ por isso que não gosto de analisar apenas um jogo pra testar o hardware, os resultados que encontrei no overwatch foram muito inconsistentes.

Nesse vídeo aqui por exemplo o Ryzen 5600x chega a bater 300 fps mas em alguns momentos cai pra baixo dos 200 também, aparentemente isso não é da gpu pois ela não chega a bater os 100% de uso em nenhum momento. Pode ser uma particularidade desse jogo de não conseguir usar bem a GPU também.

Por isso pra testar GPU gosto de jogos com mais exigência gráfica e com uma boa base de dados na internet tipo o RDR2.

• Curtir 1
Postado
6 horas atrás, Middoken disse:

Ryzen 5 5600G - Parece manter um FPS de 200-240FPS no OW2.

Ryzen 5 5600X - Mantém FPS acima dos 480FPS, e isso é uma diferença muito bizarra, até mesmo passa dos 500FPS.

Ryzen 7 5700X3D - Também mantém acima dos 520FPS, as vezes com quedas para 480FPS ou um pouco menos ( pelo que eu percebo ).

Ryzen 5 7600 - Já vi chegar a 600FPS, mas era um mapa específico e ele não mantém isso.

A falta de cache no 5600G faz com que ele seja muito sensível à velocidade da memória. Em outras palavras, dá pra melhorar bastante esses números apertando e afinando a RAM. A boa notícia é que o controlador de RAM do 5600G é bizarro, com muito overclock por aí passando dos 5000 MHz, e a maioria dos pentes DDR4 fabricados nos últimos anos passa de 4000 CL 18 sem muito problema. Aqui eu rodo em 4133 CL18 sincronizado em 1:1 com o FCLK (infinity fabric) e percebi um salto grande do padrão de 3800 CL 18 (que é parecido com 3600 CL 16).

Outra coisa, quase com certeza dá pra meter um curve optimizer + 200 MHz de auto OC aí. A tendência é o processador rodar mais frio e conseguir atingir 4.65 GHz constante em todos os núcleos, nisso já ganha mais uns fps também. Score no CPU-Z é pra ir pra ~600 no single e ~5000 no multi.

• Amei 1
Postado

@Daviferreirax Ele testou em um outro game também, solo levening arise.

@Shaman93 Eu já tinha ouvido falar nessa parte das memórias, mas nunca busquei realmente a fundo para entender sobre... Por mais que, quando recomendo algo em DDR5, se encaixa no bolso do autor do tópico, sempre recomendo alguma memória de 6000Mhz.

Isso do OC ele me disse que vai tentar fazer depois de mandar a GPU dele para a garantia, mas para falar a verdade, não tenho certeza se ela realmente está defeituosa, por que nos vídeos de agora que estou mandando, aparenta estar tudo normal.

Ele pode ter se informado errado em algum local e acabou gerando essa '' frustração '' em questão do desempenho da máquina dele ser insatisfatório, parece uma doença esse negócio, a pessoa fica paranoica.

Postado

@Middoken Esse tipo de jogo é meio que emulado no PC também não é muito bom pra medir performance. mas também não ví nada de errado.

Jogo bem leve graficamente sendo limitado pela CPU, deveria pegar mais frames mas como deve funcionar no windows meio que na gambiarra a programação do jogo não deve fazer bom uso da CPU.

• Curtir 1
Postado

@Middoken É cara, procure por benchmarks desse processador no youtube e veja quais jogos são mais utilizados pra comparar, ai fica mais fácil saber se tem algo de errado.

Normalmente vejo CS2, Fortnite, Warzone, Red Dead 2 e etc..

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!