Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Vamos fazer uma suposição em que eu quero colocar um Ryzen mais forte, como eu colocaria e quais peças deveria comprar (se puder mande link )

PXL_20250326_105639874~2.jpg

PXL_20250326_105634172~2.jpg

• Membro VIP
Postado

Colocar dissipador no VRM não vai melhorar a qualidade dele. Até um Ryzen 5 5600 deve suportar tranquilamente.

Postado

Esses dissipadores que o colega recomendou são interessantes, já vi casos sobre a Gigabyte A520 KV2 que tinha problemas no VRM que foram parcialmente resolvidos por esses dissipadores avulsos. Mas claro... Você tem o perigo de um deles soltar e ocasionar uma queda dentro do gabinete, que a depender de onde acertar, pode causar algo infeliz.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
42 minutos atrás, Banunin disse:

faria uma diferença porque ia ficar mais frio.

Mas o VRM não serve só para dissipar calor, ele controla/regula a tensão. Ele pode ficar frio e ainda não conseguir controlar bem tensão mais alta.

• Curtir 1
Postado
20 minutos atrás, W46n3r disse:

Tem dissipadores autocolantes que funcionam bem

https://pt.aliexpress.com/item/1005002935762442.html

Bem carinhos viu. Basta colocar com essa cola que já vem nele e está pronto? Aparentemente colocou nos Mosfets e região 

5 minutos atrás, Pedroou disse:

Mas o VRM não serve só para dissipar calor, ele controla/regula a tensão. Ele pode ficar frio e ainda não conseguir controlar bem tensão mais alta.

Com certeza, a função deles é muito além disso. No caso pode ser para qualquer placa-mãe, ela consegue segurar processador X, mas esquenta bastante, basta colocar refrigeração melhor e pronto. Quando placa-mãe X não consegue segurar processador X( mesmo que melhorasse a refrigeração ) Só trocando

Postado
36 minutos atrás, Banunin disse:

Bem carinhos viu.

Pois é, subiram bem de preço desde que comprei. Parte do problema é serem de cobre. Provavelmente de alumínio vão ser mais baratos... vale dar uma procurada.

Se for pensar na conta final (placa-mãe + dissipadores) acho que acaba ficando mais caro que uma placa-mãe de melhor qualidade de construção.

Postado
18 minutos atrás, W46n3r disse:

Pois é, subiram bem de preço desde que comprei. Parte do problema é serem de cobre. Provavelmente de alumínio vão ser mais baratos... vale dar uma procurada.

Se for pensar na conta final (placa-mãe + dissipadores) acho que acaba ficando mais caro que uma placa-mãe de melhor qualidade de construção.

No caso é que essa placa-mãe foi comprada a tempos, não faria sentido comprar outra placa-mãe, só troco agora quando essa aqui arregar( ou realmente precisar ).

O tópico foi criado por curiosidade, vai que deparo com uma placa-mãe que precise disso ou que eu coloque apenas por segurança

• Membro VIP
Postado
58 minutos atrás, Banunin disse:

vai que deparo com uma placa-mãe que precise disso ou que eu coloque apenas por segurança

Ela só vai precisar se tentar usar além da capacidade dela e o mesmo vale para a segurança. 

Tem conjunto 5 dissipadores por R$ 30 no ML ou Aliexpress. São de alumínio, mas servem. Se eles não forem suficientes, você já está muito além do limite da placa-mãe.

Postado
13 minutos atrás, Pedroou disse:

Ela só vai precisar se tentar usar além da capacidade dela e o mesmo vale para a segurança. 

Tem conjunto 5 dissipadores por R$ 30 no ML ou Aliexpress. São de alumínio, mas servem. Se eles não forem suficientes, você já está muito além do limite da placa-mãe.

Muito bom. Link?

• Membro VIP
Postado

Só digitar "dissipador VRM". Como estou com login nos sites, ele mostra opções baseadas em frete.

Então é legal pesquisar aí na sua conta já, principalmente ML.

Aliexpress para esse valor de compra me cobra 29 reais de entrega, não compensa.

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-3391978119-10uni-dissipador-de-calor-adesivo-88x88x5mm-vrmmosfetpi-_JM

Tem tamanho 8.8x8.8x5mm, 10x10x5mm... precisa precisa o tamanho que precisa.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!