Ir ao conteúdo

Ativar XMP pode perder garantia da placa-mãe? Gigabyte b450m gaming

Ir à solução Resolvido por Pedroou,

Posts recomendados

Postado

Olá, eu montei um PC hoje com uma Gigabyte b450m gaming, Ryzen 5 5600gt e 8gb DDR4 3200mhz XPG. A minha dúvida é a seguinte, eu sei que a memória foi feita pra operar em 3200mhz e vi que o cpu também aceita 3200, porém no site da placa-mãe diz que ela suporta 3200mhz mas tem um O.C do lado(provavelmente overclock) conforme a imagem: 

Screenshot_20250327_190059_Chrome.thumb.jpg.ab3b676ff9f3a3a2fef087b45ce63e65.jpg

Eu gostaria de saber se ativando o XMP pode fazer com que eu perca a garantia da placa-mãe. Obrigado desde já.

• Membro VIP
  • Solução
Postado
11 minutos atrás, Ostacio disse:

Eu gostaria de saber se ativando o XMP pode fazer com que eu perca a garantia da placa-mãe. Obrigado desde já.

Não.

• Curtir 1
Postado

As especificações da placa-mãe dizem que ela suportaria até 3600MHz, se vai ser OC ou não, isso vai depender da memória e do CPU que você está usando. O contexto desse "O.C." ao lado das frequências acima de 2933MHz é porque o chipset B450 é antigo da época os CPUs Ryzen 2000, que suportavam por padrão até 2933MHz, acima disso você estaria fazendo um overclock do ponto de vista da controladora de RAM do processador. Para um Ryzen 3000 ou 5000, 3200MHz é suportado normalmente. Em chipsets mais modernos, que já nasceram depois dos processadores 3000 (A520, B550), você vai ver que o termo "O.C." só aparece ao lado de frequências acima de 3200MHz.

Analisando pelo ponto de vista da RAM, o perfil XMP em si é um perfil de overclock. Porém é um overclock estável testado pelo fabricante. O XMP é classificado com overclock porque a memória roda fora dos padrões de tensão estabelecidos pelo JEDEC para DDR4, que seria de 1.2V, no XMP a memória trabalha com 1.35V. Mas, como disse antes, é algo testado e feito para ser utilizado dessa forma.

• Obrigado 1
  • Mr. Caio Augusto alterou o título para Ativar XMP pode perder garantia da placa-mãe? Gigabyte b450m gaming
Postado

A uns 5 anos rolou uma polêmica da (finada) Chipart com a Intel Brasil que devido ao uso de XMP - tecnologia criada pela Intel; queira negar a garantia de um i9, mas devido a publicidade negativa do caso a Intel aprovou o RMA. Outros usuários tiveram os seus negados.

No site da Intel continua constando que usar XMP pode invalidar a garantia.

https://www.intel.com.br/content/www/br/pt/gaming/extreme-memory-profile-xmp.html

Citação

Does Use of Intel® Extreme Memory Profile (Intel® XMP) Void the CPU Warranty?

Altering the frequency and/or voltage outside of Intel specifications may void the processor warranty. Examples: Overclocking and enabling Intel® XMP, which is a type of memory overclocking, and using it beyond the given specifications may void the processor warranty.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...