Ir ao conteúdo

A Fonte Redragon 400W 80 Plus White suporta uma GeForce RTX 4060?

Ir à solução Resolvido por Batata Defumada,

Posts recomendados

Postado

Eu tenho uma fonte da RedDragon 400W 80 Plus , e tenho a dúvida se ela suporta um PC com os seguintes componentes: Ryzen 5600G , RTX 4060 , 16gb ram DDR4 , placa-mãe a520m biostar. O que acontece é o seguinte eu sei que a placa de vídeo requer 550W. Mas eu gostaria de usar essa fonte por aproximadamente 2 meses até vender a minha atual e comprar uma mais nova . Meu PC corre risco de queimar? A fonte RedDragon 80 plus pode danificar alguma peça do meu PC? Agradeço a quem me responder , estou melhorando o PC aos poucos e fico nessa dúvida se a fonteScreenshot_20250328-0719482.thumb.png.83cd2f90303a525c534f72799e5936fd.png vai suportar 

Postado
39 minutos atrás, Mateus Lacerda disse:

O que acontece é o seguinte eu sei que a placa de vídeo requer 550W.

onde você viu isso??

A RTX 4060 pede no mínimo uma fonte de 300W, segundo o TechPowerUp. Ela não passa de 140W de consumo em jogos.

https://www.techpowerup.com/review/msi-GeForce-RTX-4060-gaming-x/39.html

A irmã de 500W testada pelo Teclab foi ok nos testes, então essa de 400W deve aguentar os 2 meses que você precisa.

• Curtir 1
  • Moderador
  • Solução
Postado
2 horas atrás, Mateus Lacerda disse:

Meu PC corre risco de queimar? A fonte RedDragon 80 plus pode danificar alguma peça do meu PC?

Não conheço de nenhuma análise que cubra esse modelo específico. As RGPS Bronze já não são aquelas coisas, e essa aí é uma White. Não temos como saber da performance dela, se as proteções estão bem configuradas etc.

Conforme o colega informou acima, a 4060 é de baixo consumo energético, então com isso você não precisa se preocupar. Contudo, ninguém garante que as proteções da sua fonte vão funcionar como devem, caso sejam necessárias. Então sim, sempre existe um risco dela morrer e levar algum componente junto.

Sobre se ela pode danificar alguma peça do PC (tirando o caso acima), isso é improvável. Claro que fontes ruins vão causar um estresse desnecessário nos componentes devido à energia de "baixa qualidade" que estará sendo fornecida, contudo isso não significa que vá necessariamente danificar alguma coisa. De qualquer forma, dois meses é pouco tempo, então não é algo pra ficar preocupado.

Em resumo, o mais indicado é comprar uma fonte nova de imediato em vez de ficar se arriscando. Mas não é obrigatório. Uma recomendação que eu dou é a Rise Mode Zeus 650W.

• Curtir 2
Postado

@Mateus Lacerda O problema dessa fonte não é a potência que sim conseguiria tocar a sua build, mas a qualidade da energia que ela fornece.

Pra não colocar seu pc em risco recomendo trocar a fonte já que peças muito mais caras estão em jogo, duas alternativas custo-benefício são:

Galax GL500 - Já é o suficiente pra sua build - R$ 280,00

Galax GL650 - Opção caso você queira mais longevidade - R$ 350,00

Ambas as fontes são de qualidade, testadas pelo teclab e cybenetics.

• Curtir 2
  • Batata Defumada alterou o título para A Fonte Redragon 400W 80 Plus White suporta uma GeForce RTX 4060?
Postado

@Batata Defumada Muito obrigado Davi, Batata e Cristian que responderam. Só uma dúvida, posso utilizar essa fonte por uns 2 meses até trocar? Até agora a red dragon na categoria fontes parece-me ser confiável. E outra dúvida que eu possuo é, a fonte nesse "levar um componente junto" ela pode queimar minha placa de vídeo nova?

• Curtir 3
Postado
1 minuto atrás, Mateus Lacerda disse:

E outra dúvida que eu possuo é, a fonte nesse "levar um componente junto" ela pode queimar minha placa de vídeo nova?

Sim, ela não deve possuir as proteções devidas em caso de surtos de tensão, então é bem perigoso deixar ela junto a nova GPU. Recomenda-se, em todo caso, utilizar um bom filtro de linha como os da marca Clamper e nunca utilize estabilizador.

1 minuto atrás, Mateus Lacerda disse:

Até agora a red dragon na categoria fontes parece-me ser confiável.

Redragon é uma marca que possui muitos produtos white label, não é muito confiável não...

2 minutos atrás, Mateus Lacerda disse:

Só uma dúvida, posso utilizar essa fonte por uns 2 meses até trocar?

Poder pode, mas têm os riscos já citados aqui.

• Curtir 2
  • Moderador
Postado
2 minutos atrás, CristianCDS disse:

Sim, ela não deve possuir as proteções devidas em caso de surtos de tensão, então é bem perigoso deixar ela junto a nova GPU. Recomenda-se, em todo caso, utilizar um bom filtro de linha como os da marca Clamper e nunca utilize estabilizador.

Sobre a proteção, a fabricante pelo menos diz que tem proteção contra sobretensão (OVP), agora se ela está adequadamente configurada é um mistério.

• Curtir 2
Postado

@Mateus Lacerda O problema maior não é nem sua fonte queimar definitivamente algum hardware seu. Essas fontes ruins costumam ter uma fuga de corrente (ripple) alto, isso com o tempo vai desgastando precocemente os componentes eletrônicos do seu hardware. Aí que vem a pergunta, o quanto isso seria prejudicial por 2 meses em termos práticos? Eu simplesmente não sei mensurar pra te dar uma resposta definitiva. Mas recomendo fortemente que troque a fonte se for possível, considerando que uma 4060 custa cerca de 2 mil reais gastar mais 300 pra manter a integridade de tudo em ordem me parece bem sensato.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...