Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Estou querendo montar o seguinte Pc mas não entendo nada sobre essa parte da refrigeração, como ela funciona? Precisa comprar algo mais pras ventoinhas do computador funcionar? Estou perdido nisso

GPU: 6750xt 

CPU: Ryzen 5 7600X

placa-mãe: ASRock B650M HDV

memória RAM: KINGSTON FURY 6000MHZ/CL30 (comprar 2 pentes)

FONTE: RISE MODE ZEUS 650W (barata) e MSI A850GL (mais cara e bem melhor)

SSD: KINGSTON NV3

GABINETE: MONTECH AIR 100 (ou o 903 max mesmo)

COOLER: THERMALRIGHT ASSASSIN X REFINED

TOTAL: R$7.060,74

Postado

Alguns pontos são importantes para uma boa refrigeração do computador em si:
Gabinete com bom fluxo de ar.

Ventoinhas com boa potência.

Pasta termica de qualidade.

Aircooler de boa qualidade.

• Curtir 1
  • Moderador
Postado
1 hora atrás, Gabriel Guimarães Silva disse:

Precisa comprar algo mais pras ventoinhas do computador funcionar? Estou perdido nisso

Com qualquer um desses gabinetes você já vai ter ventoinhas em boa quantidade e funcionando como devem, além de que ambos possuem um fluxo de ar adequado. Recomendo que faça um esforço pra pegar o Montech 903 Max porque ele (e as ventoinhas) são excelentes.

COOLER: THERMALRIGHT ASSASSIN X REFINED

Esse air cooler também vai segurar o seu processador com tranquilidade, pelo menos em jogos, esse vai ser o seu uso?

FONTE: RISE MODE ZEUS 650W (barata) e MSI A850GL (mais cara e bem melhor)

É bom frisar que você não precisa de 850W pra essa configuração, então se encontrar a MSI A650GL (não confundir com a A650BN) por um preço okay, pode ser interessante.

A propósito, quanto está custando essa A850GL? Pode ser interessante considerar outras opções a depender do preço.

• Batata Defumada alterou o título para Como funciona a refrigeração do computador? Preciso de comprar algo a mais?
  • Moderador
Postado

@Daviferreirax Bom ponto, se a 6750XT for a Founders Edition ela é realmente muito esquentada.

@Gabriel Guimarães Silva Vou colocar imagem das duas abaixo.

A da esquerda tem um projeto de refrigeração bem ruim, undervolt é basicamente obrigatório. A da direita já possui um projeto bem melhor, mas atenção para o comprimento dela que é significativo, mas se você pegar o Montech 903 Max não vai precisar se preocupar com isso.

image.png

• Curtir 2
Postado
8 horas atrás, Luqzao disse:

Ventoinhas com boa potência.

As do 903 max sao boas?

Pasta termica de qualidade.

pode me indicar uma?

Aircooler de boa qualidade.

pode me indicar um bom tambem?

7 horas atrás, Batata Defumada disse:

pelo menos em jogos, esse vai ser o seu uso?

vai ser sim

A propósito, quanto está custando essa A850GL?

649,99

7 horas atrás, Daviferreirax disse:

Pro seu pc não virar um forno recomendo que faça undervolt nela, tem bastante vídeo no youtube ensinando nesse modelo ai

Ok, obrigado!!

A da direita já possui um projeto bem melhor

mas sera que vale a pena por 2800? 400 reais mais caro...

• Curtir 1
  • Moderador
Postado

8 minutos atrás, Gabriel Guimarães Silva disse:

As do 903 max sao boas?

São ótimas. Inclusive são PWM e possuem 140mm.

649,99

Preço até legal, mas essa fonte tem um pequeno problema que é o ruído, ela não é muito silenciosa. Se você prezar por isso pode ser interessante optar por outra.

Exemplo: Corsair RM750X ou Cougar GEX X2 850W.

pode me indicar um bom tambem?

O Thermalright que você listou lá em cima é bom o suficiente.

Postado
38 minutos atrás, Gabriel Guimarães Silva disse:

As do 903 max sao boas?

Segundo as especificações da Montech:

• 140mm
  • PWM - controle de rotação pela curva de fan do BIOS conforme a temperatura do CPU
  • CFM 84.6
  • Pressão estática 2.4
  • Nível de ruído 29.1 dB(A)

Fans similares, como a Cooler Master Sickleflow 140 ARGB é R$ 69,99 cada, a Montech AX140 é R$ 79,90.

• Fluxo de ar: 67 CFM ± 10%
  • Pressão do ar: 2,2 mmH2o ± 10%
  • Nível de ruído: 10 - 27 dBA

Postado
13 horas atrás, Batata Defumada disse:

São ótimas. Inclusive são PWM e possuem 140mm

Elas precisam de algo pra ligar nelas ou ligam automaticamente? 

Corsair RM750X ou Cougar GEX X2 850W.

Qual das duas é melhor?

O Thermalright que você listou lá em cima é bom o suficiente

Ele fica onde? Como ele funciona? como fazer pra fazer ele funciona? 

• Moderador
Postado
54 minutos atrás, Gabriel Guimarães Silva disse:

Elas precisam de algo pra ligar nelas ou ligam automaticamente?

O gabinete Montech 903 Max vem com um HUB de fans e controladora, cada ventoinha possui dois cabos, um que faz elas ligarem, esse vai no HUB PWM instalado no gabinete. O outro cabo vai na controladora para poder customizar os LEDs ARGB.

56 minutos atrás, Gabriel Guimarães Silva disse:

Qual das duas é melhor?

Ambas são muito boas. A Cougar, assim como a MSI A850GL, possui conector PCIe 5.0 por ser de um padrão ATX mais moderno.

Contudo a Corsair RM750X que eu linkei é uma fonte de altíssima qualidade, não vai fazer diferença pra você ela ainda ser no padrão anterior (ATX 2.4). Pra mim essa é a melhor.

Lembrando que eu indiquei elas caso queira fontes silenciosas. Se você não liga pra isso a MSI que você citou já atende bem, embora eu recomendaria a Galax TecLab Edition TL 900W em vez dela.

Ele fica onde? Como ele funciona? como fazer pra fazer ele funciona?

Ele vai ficar sobre o processador. Esses produtos sempre vem com um manual de instalação, que vai te mostrar como instalar e onde se ligam os cabos para ele funcionar certinho. Pesquise no YouTube tutoriais mostrando a instalação dele, aí você vai entender melhor.

Postado
43 minutos atrás, Gabriel Guimarães Silva disse:
Citação

3 horas atrás, Batata Defumada disse:

controladora

Isso tem que comprar separado?

Depende da placa-mãe que comprar, se tiver conector ARGB (5V, 3 pinos) não precisa, basta conectar o cabo do HUB que vem no Air 903 Max que controlará o "frufru" dos LED dos fans pelo software da placa-mãe ou de terceiros (OpenRGB).

Se a placa-mãe não tem conector ARGB (5V, 3 pinos) então precisará de comprar uma controladora ARGB - importante, com conectores individuais PWM e ARGB não serve as "baratex" com conector de 6 pinos; que venha com controle remoto IR, assim poderá brincar com o "frufru". 😉 

A ASRock B650M HDV que colocou no orçamento não em conector ARGB.

Postado
8 horas atrás, 1lokos disse:

Se a placa-mãe não tem conector ARGB (5V, 3 pinos) então precisará de comprar uma controladora ARGB - importante, com conectores individuais PWM e ARGB não serve as "baratex" com conector de 6 pinos; que venha com controle remoto IR, assim poderá brincar com o "frufru". 😉 

A que eu quero n tem, pode me indicar uma controladora boa e custo-benefício? 

Postado

Controladora ARGB e HUB PWM - R$ 39,90 

• Conectores individuais PWM e ARGB para até 9 fans
  • Controle do "frufru" por controle remoto IR e pelo botão LED (ou Reset) do gabinete

Não compre controladora ARGB com conectores de 6 pinos - não é compatíveis com fans de qualidade, como os que vem no Air 903, que tem os conectores PWM e ARG separados; esse tipo de controladora só serve para fans baratos e francos, que vem com conector de 6 pinos ="garbage".

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...