Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá amigos do clube do hardware, estou com uma máquina com um defeito chato, onde todas as vezes que preciso rodar um game, o jogo simplesmente apresenta problemas, todo game praticamente. os erros que o sistema me indica são 

aqui vai as configurações:

PROCESSADOR R5 7600 
 FONTE 850w MSI  
 placa-mãe B650 Chinesa COLORFUL B650m          
 RTX 5070
 memória RAM DDR5 32gb Juhor 6800mhz (Rodando a 5200mhz) 

Drivers testados da Nvidia:  572.83 e 572.70
os erros acontecem logo ou depois de algum tempo ao entrar no game. 

Jogos testados: Fragpunk, Rainbow Six Siege e Screwdrivers, todos os games depois de um tempo apresentaram problemas

procedimentos feitos: reset CMOS, Reinstalação de Drivers,Mpo disable, mdched.exe(Teste de memória). no momento irei fazer um benchmark das peças.

A resaltar: A maquina não inicializava antes de instalar o driver, apenas pelo Vídeo integrado, ao ser desligado o Vídeo integrado na BIOS, não mostrava mais imagem, no procedimento então foi resetada a BIOS , instalado o driver da placa nividia pelo Vídeo integrado e então a máquina apresentou imagem.

Gostaria de saber se possuem alguma dica ou sugestão do que possa causar este problema. 

WhatsApp Image 2025-04-03 at 10.00.09_d8339559.jpg

WhatsApp Image 2025-04-03 at 10.00.12_5da5e55b.jpg

• Moderador
Postado

@Trudys Olá, no título consta 5070, mas depois você diz que é uma 4070, esclareça pra nós por gentileza qual a GPU.

Esses problemas começaram "do nada"? O PC foi montado recentemente (ou teve algum upgrade recente)?

• Moderador
Postado

@Trudys Você tentou atualizar a BIOS? Também seria interessante testar a GPU em outro PC (ou testar outra GPU no seu PC) para saber se é um problema físico com a placa.

1 hora atrás, Trudys disse:

no momento irei fazer um benchmark das peças.

Verifique as temperaturas para averiguar se está ocorrendo algum superaquecimento.

Postado

@Batata Defumada as temperaturas não ultrapassam os 80 graus, no hw info o sensor indica 250 graus de hotspot, mas acredito ser um bug porque ela ja teria torrado

o modelo da placa é a  Nvidia Gainward Phoenix GeForce RTX 5070 12gb

Agora por volta de 13:14 começou a apresentar artefato (Listras piscando)

image.png.13908eb636b8d918cccbe27b66d18e19.png

Postado

Chefe, faz o seguinte:

1️⃣ Atualiza a BIOS da placa-mãe para garantir compatibilidade e correções de bugs.

2️⃣ Desativa o ReBAR (Resizable BAR) na BIOS, pois pode estar causando instabilidade.

3️⃣ Diminui a frequência da RAM para 4800 MHz provisoriamente para testar se o problema é relacionado à compatibilidade da memória.

4️⃣ Faz uma instalação limpa do driver da placa de vídeo:

Usa o DDU (Display Driver Uninstaller) no modo de segurança para remover qualquer resíduo.

Testa uma versão mais antiga do driver para ver se há melhora.

5️⃣ Se o processador estiver com overclock, volta ao padrão provisoriamente, pois instabilidades podem ocorrer com overclock.

6️⃣ Verifica o Event Viewer (Visualizador de Eventos do Windows) para checar logs de erro que possam indicar a causa dos crashes nos jogos.

Abraços.

• Curtir 1
  • Moderador
Postado
2 horas atrás, Trudys disse:

Agora por volta de 13:14 começou a apresentar artefato (Listras piscando)

Isso está me parecendo uma GPU defeituosa. Inclusive o sensor indicando mais de 200 graus pode ser um sinal disso. Evidentemente você pode testar o que o colega falou acima, mas se for problema físico na placa o que te resta é acionar a garantia.

Se você conseguisse testá-la em outro PC ou testar outra GPU no seu PC seria uma forma simples de tirar a prova. Por acaso você não tem algum amigo ou assistência técnica por aí que você confie?

• Moderador
Postado
11 minutos atrás, Trudys disse:

so não sei se confio fazer update de BIOS em placa-mãe chinesa

E tem isso também, o problema pode ser ela, não tenho muita confiança nessas placas da Colorful.

• Solução
Postado

Opa, consegui resolver o problema do mano Arthur, foi apenas atualizar a BIOS.

não foi tão fácil como eu gostaria pois o site em inglês da ColorFul, não disponibiliza nenhuma atualização de BIOS, porém o site em Chinês colorful.cn tem todas as versões.

4235123e-82f3-49dc-93f1-8313775c23a6.jpeg

• Obrigado 1
  • Gabriel Torres alterou o título para estou tendo crashes na GeForce RTX 5070 ao entrar em algum jogo

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...