Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá! Pode parecer exótico, mas estou montando Uma máquina com um r7 5700X + duas RTX 3060 12gb. Mas só falta a fonte. Estou em dúvida em qual Fonte pego para esse setup, uma de 850w daria? Qual marca seria mais apropriado e modelos? Não queria gastas muito rs 

• Mikhail Kosevich Volkov alterou o título para Recomendação de fonte para Ryzen 7 5700X e duas RTX 3060 12GB
  • Moderador
Postado

@JotaGe_ Sim, 850W aguentam.

Uma possibilidade é a Gamemax GX 850 Pro, é um bom custo-benefício, ATX 3.0, recomendo conferir o teste do TecLab caso tenha dúvidas acerca da qualidade dela.

Mas você nem precisa de tudo isso de potência, mesmo uma fonte de 750W já é o suficiente, uma RTX 3060 tem 170W de TDP, digamos que duas vão consumir 400W, isso ainda deixaria 350W pro processador e os outros componentes. Nessa potência uma fonte de excelente qualidade que eu recomendo seria a Corsair RM750X.

Postado
8 minutos atrás, Mikhail Kosevich Volkov disse:

@JotaGe_, bom dia!

Qual o orçamento?

Mais importante, qual o intuito da máquina?

Opa! Gostaria de ter algumas opções de preço. O intuito é utilizar algumas LLM. E já tinha as duas placas…

5 minutos atrás, Batata Defumada disse:

@JotaGe_ Sim, 850W aguentam.

Uma possibilidade é a Gamemax GX 850 Pro, é um bom custo-benefício, ATX 3.0, recomendo conferir o teste do TecLab caso tenha dúvidas acerca da qualidade dela.

Mas você nem precisa de tudo isso de potência, mesmo uma fonte de 750W já é o suficiente, uma RTX 3060 tem 170W de TDP, digamos que duas vão consumir 400W, isso ainda deixaria 350W pro processador e os outros componentes. Nessa potência uma fonte de excelente qualidade que eu recomendo seria a Corsair RM750X.

Entendi! Umas core reactor ii 750w daria conta do recado? Ou é bomba?

• Moderador
Postado
8 minutos atrás, JotaGe_ disse:

Não é bomba não, longe disso. É de alta qualidade, pode dar uma olhada no relatório Cybenetics dela aqui: https://www.cybenetics.com/evaluations/psus/2217/

Inclusive essa CR II de 750W é justamente a melhor (em comparação com a CR II de 650 e 850) por ser a mais silenciosa.

Eu ainda acho a RM750X uma fonte melhor, pra ser sincero, mas qualquer uma das duas vai te atender bem. Só cuidado para não pegar a Core Reactor II VE (Value Edition), é um versão com componentes um pouco inferiores.

• Curtir 1
Postado
5 minutos atrás, JotaGe_ disse:

Opa! Gostaria de ter algumas opções de preço. O intuito é utilizar algumas LLM. E já tinha as duas placas…

Opa, uma opção boa e barata que encontrei, foi a Fonte Gamdias Cyclops M1-750B, 750W, 80 Plus Bronze, Cybenetics, Teclab, PFC Ativo, Cabos Flat

tem um review na teclab e testes se quiser dar uma olhada é a minha recomendação: 

obs: como foi a primeira a ter selo teclab, os caras provavelmente testaram com um carinho a mais né? hahaha.

obs1: ela é 80 plus bronze, mas na pratica é silver.
obs2: selo teclab e selo Cybenetics
obs3: cooler bom e silencioso

• Moderador
Postado

@Thiago Vinícios Anacleto Eu não indicaria essa Cyclops.

Não é que ela seja ruim, mas geralmente existem opções melhores. E no caso do autor do tópico, ele vai colocar duas 3060 no PC (essencialmente uma RTX 3090), pra mim faz sentido investir em uma fonte de alta qualidade, e essa Cyclops simplesmente não está no mesmo patamar das fontes citadas anteriormente.

• Curtir 2
Postado

@Batata Defumada Depois de fazer uma análise detalhada do consumo do sistema, optei pela Cyclops por ser uma solução robusta, eficiente e tecnicamente coerente com as exigências do setup.

Vou dizer o porque:

Consumo total aproximado: 550W–570W~

Ryzen 7 5700X (~110W)

2x RTX 3060 (~350W)

Outros componentes (~100W)

Essa margem de sobra (em torno de 180–200W livres) deixa a fonte operando em torno de 75% da capacidade nominal em carga máxima, o que é ideal pra manter alta eficiência energética e menor estresse térmico nos componentes internos da PSU.

O que mais me chamou atenção nesse modelo foi a topologia Half-Bridge LLC com conversores DC-DC nos trilhos de +5V e +3.3V. Isso garante uma resposta rápida a variações abruptas de carga (step load), algo que acontece o tempo todo com múltiplas GPUs e workloads dinâmicos. Além disso, o ripple no rail de +12V fica bem controlado, abaixo de 50mVpp segundo os testes da Teclab — o que ajuda muito na estabilidade geral do sistema.

Ela também conta com PFC ativo com eficiência de correção acima de 0.95, o que reduz perdas na entrada AC e melhora o perfil de consumo na rede elétrica. Já tive problemas em setups anteriores por causa de fontes sem correção ativa, e sei como isso pode causar ruído, sobretensão ou até quedas por transientes.

Mesmo sendo 80 Plus Bronze, essa unidade foi testada pela Cybenetics e recebeu o selo ETA Bronze, que é bem mais rígido na medição de eficiência real e ripple em diferentes cargas, desde 10% até o pico. A eficiência média dela fica entre 84% e 87%, o que é mais do que suficiente pra manter o sistema estável e com boa dissipação térmica mesmo em sessões de carga prolongada.

Enfim, a escolha por indicar a Cyclops M1-750B foi pensada pra garantir entrega real de potência contínua, com qualidade nos componentes internos, resposta estável em transientes e headroom suficiente pra upgrades futuros, sem comprometer segurança elétrica ou eficiência do sistema. Testes de laboratório, arquitetura interna sólida e experiência prática foram os fatores principais que me fizeram optar por indicar esse modelo.

4 minutos atrás, Thiago Vinícios Anacleto disse:

@Batata Defumada Depois de fazer uma análise detalhada do consumo do sistema, optei pela Cyclops por ser uma solução robusta, eficiente e tecnicamente coerente com as exigências do setup.

Vou dizer o porque:

Consumo total aproximado: 550W–570W~

Ryzen 7 5700X (~110W)

2x RTX 3060 (~350W)

Outros componentes (~100W)

Essa margem de sobra (em torno de 180–200W livres) deixa a fonte operando em torno de 75% da capacidade nominal em carga máxima, o que é ideal pra manter alta eficiência energética e menor estresse térmico nos componentes internos da PSU.

O que mais me chamou atenção nesse modelo foi a topologia Half-Bridge LLC com conversores DC-DC nos trilhos de +5V e +3.3V. Isso garante uma resposta rápida a variações abruptas de carga (step load), algo que acontece o tempo todo com múltiplas GPUs e workloads dinâmicos. Além disso, o ripple no rail de +12V fica bem controlado, abaixo de 50mVpp segundo os testes da Teclab — o que ajuda muito na estabilidade geral do sistema.

Ela também conta com PFC ativo com eficiência de correção acima de 0.95, o que reduz perdas na entrada AC e melhora o perfil de consumo na rede elétrica. Já tive problemas em setups anteriores por causa de fontes sem correção ativa, e sei como isso pode causar ruído, sobretensão ou até quedas por transientes.

Mesmo sendo 80 Plus Bronze, essa unidade foi testada pela Cybenetics e recebeu o selo ETA Bronze, que é bem mais rígido na medição de eficiência real e ripple em diferentes cargas, desde 10% até o pico. A eficiência média dela fica entre 84% e 87%, o que é mais do que suficiente pra manter o sistema estável e com boa dissipação térmica mesmo em sessões de carga prolongada.

Enfim, a escolha por indicar a Cyclops M1-750B foi pensada pra garantir entrega real de potência contínua, com qualidade nos componentes internos, resposta estável em transientes e headroom suficiente pra upgrades futuros, sem comprometer segurança elétrica ou eficiência do sistema. Testes de laboratório, arquitetura interna sólida e experiência prática foram os fatores principais que me fizeram optar por indicar esse modelo.

@Batata Defumada Entendo perfeitamente o ponto, e concordo que para configurações com múltiplas GPUs o ideal é sempre partir para fontes de altíssima qualidade, principalmente se estivermos falando de workloads contínuos como render, IA ou mineração.

Sei que ela não está no mesmo patamar de uma Corsair RMx, Seasonic Focus ou Super Flower Leadex, por exemplo — mas dentro da faixa de preço e considerando que o rapaz não vai operar as GPUs a 100% o tempo todo, achei que ela entrega bem o que o sistema precisa.

Claro que se eu fosse trabalhar com IA pesada ou render 24/7, investiria numa 850W Gold ou até Platinum com componentes full japoneses. Mas dentro do perfil de uso que o rapaz projetou, e considerando que não quer gastar muito, achei a Cyclops uma alternativa tecnicamente segura e viável para indicar, sem entrar em risco de subdimensionamento ou gargalo elétrico.

• Triste 1
  • Moderador
Postado
4 horas atrás, Thiago Vinícios Anacleto disse:

O problema é que tudo que ela oferece as outras também oferecem, só que melhor. Inclusive eu gostaria de chamar a atenção para a tabela de distribuição de potência da Cyclops:

image.png

Perceba que na saída +12V (a mais importante de todas) ela entrega 663W, em vez dos 750W, conforme sua potência total. Isso é característico de fontes que não possuem tanta qualidade e/ou possuem topologia ultrapassada. Você não vai ver uma discrepância significativa assim na Gamemax GX 850 Pro, na Corsair RM750X, ou na Core Reactor II etc.

Além de que, ela (Gamdias Cyclops) nem é um bom custo-benefício, mais de R$400,00 sendo que a MSI A850GL em promoções aparece por R$500,00 e é uma fonte que dá de 10 a 0 na Cyclops, e olha que a A850GL também NÃO está no nível das fontes citadas anteriormente.

Se o autor do tópico consegue investir numa Core Reactor II, como ele citou, não tem porquê pegar essa Cyclops.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!