Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia pessoal! Tudo bem?
Recentemente tenho alterado bastante as configurações da minha placa de vídeo em busca de uma configuração perfeita.
Tenho uma Rx7600 triple fan, da ASUS, ela é uma placa bem quente, dependendo os jogos ela esquenta bastante, atualmente estou jogando Final Fantasy Remake, e a placa tem entregado uma ótima performance, mas esquentando bastante, por conta disso  quando as ventoinhas dela sobem para a velocidade de rotação de 60/70% começa fazer um barulho EXTREMAMENTE alto, o que me incomoda muito.
Fiz processos de undervolt e ajustes da curva de fan, consegui resultados bons, jogando final fantasy, agora pós undervolt, consigo manter meu hotspot da gpu sempre a 55/60º (acredito estar tudo bem coreto?), porém quando chega a 55/60º, as ventoinhas ja começam rodar a 60% da velocidade e o barulho já é alto o suficiente para mim escutar mesmo com o headset.
Eu poderia sim diminuir a velocidade de rotação delas, mas a esse ponto tenho medo de acabar fazendo com que a placa esquente muito, tendo em vista que antes do undervolt, meu pc desligava jogando Final fantasy por conta da placa superaquecer. (as configs padrões da radeon são bem duvidosas, deixam o rpm em 0 e só começam girar os fans com a temperatura acima de 70º), eu sei que o correto seria colocar quando a placa chegar a 70/80º colocar o rpm no máximo, mas fica uma barulheira insuportavel por isso mantenho no max a 70% de rotação, não chegou aos 70º ainda, mas penso que em dias mais quentes possa chegar.
Não sei se tenho alguma alternativa, se posso tentar diminuir o rpm e me manter tranquilo com talvez a placa esquentando um pouco mais, eu tenho esse problema mais em jogos pesados modo história, em jogos como valorant, cs2, é tranquilo e não exige muito da placa então meu computador não parece que vai levantar voo, li em alguns locais que pode ser problema de fabricação, mas ja tenho essa placa a muito tempo e saiu da garantia.
O barulho é tão alto que parece que o PC vai explodir, não sei se posso tentar só ignorar e pensar que está tudo bem que faz parte e ela está trabalhando para manter a temperatura, por isso diminuo o rpm.
Não sei se possui outros métodos de controle de fan que posso tentar utilziar, se teria como desligar 1 das 3 fans e utilizar somente 2.

Desde já agradeço a ajuda 😄

Meu setup atual é 

Placa de Vídeo: Rx7600 8GB ASUS

Processador: Ryzen 5 5700X3D

memória RAM: 16GB RAM DDR4 XPG

Fonte: Fonte Cooler Master MWE 450 Bronze 80 Plus

placa-mãe: MSI B550M PRO VDH

Postado

@Justin farias As vezes o fluxo de ar dentro do gabinete está contribuindo para que tudo fique quente dentro dele... Qual é o modelo do seu gabinete?

Como está o dimensionamento das FANs?

Postado
19 minutos atrás, Justin farias disse:

Desde já agradeço a ajuda 😄

Bom dia, tudo bem?

Pode sim desligar um dos fans, este program permite que controle individualmente.

https://getfancontrol.com/

Pode seguir neste site caso haja dúvidas de como utilizar: https://forum.adrenaline.com.br/threads/fan-control-melhor-software-para-controlar-as-fans-individualmente-e-com-configurações-mistas.702456/

Postado

@Fause

4 minutos atrás, Fause disse:

@Justin farias As vezes o fluxo de ar dentro do gabinete está contribuindo para que tudo fique quente dentro dele... Qual é o modelo do seu gabinete?

Como está o dimensionamento das FANs?

Meu gabinete seria este Gabinete, comprei a uns 5 anos+ já, na epoca não entendia muito, hoje escolheria um com uma entrada frontal melhor.
Possuo 4 fans.
2 na parte frontal, puxando o ar frio de fora e jogando para dentro.
1 na parte traseira e 1na parte superior, ambos jogando o ar quente de dentro para fora.
E possuo um aircooler para a CPU tb.

5 minutos atrás, Mr. Dopler disse:

Bom dia, tudo bem?

Pode sim desligar um dos fans, este program permite que controle individualmente.

https://getfancontrol.com/

Pode seguir neste site caso haja dúvidas de como utilizar: https://forum.adrenaline.com.br/threads/fan-control-melhor-software-para-controlar-as-fans-individualmente-e-com-configurações-mistas.702456/

@Mr. Dopler Muito obrigado! Não sabia que tinha essa opção, vou tentar fazer!
Irei fazer alguns testes para ver se consigo amenizar o barulho mantendo uma boa refrigeração, pois sei que se desligar 1 fan, pode ser que a temperatura suba muito

• Curtir 1
  • Jasiel alterou o título para Fans da Radeon RX7600 extremamente barulhentos

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!