Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite pessoal do Clube do Hardware!

Venho por meio deste tópico pedir uma força em uma tv de tubo sony trinitron, que comprei recentemente e estava encostada faz tempo, adquiri para jogar retro games. Bom, a mesma se encontra com uma imagem estranha nas laterais, fica um aspecto ''embaçado'' com uma aparência de uma sombra atrás das imagens e textos, alguns textos como dá para ver nas fotos ficam ilegíveis. Procurei alguns técnicos de uma cidade vizinha, mas todos não fazem mais manutenção em tvs de tubo pois não há mais peças de reposição no mercado, porém me falaram algumas coisas que podem estar ocorrendo com o aparelho:

* Tubo ruim;

* Flyback ruim;
* Capacitores estufados ou vazados;

* Não se preocupar, pois a tv estava parada há muito tempo, e com o passar do tempo retornará a funcionar normalmente.

Só quero uma dica de alguém que possa me dar uma luz, pra ver se compensa abrir ou não, nos meus games antigos eu mesmo faço manutenção, mas nunca abri uma tv de tubo, não sei nem por onde começar. Desde já agradeço, Obrigado.

WhatsApp Image 2025-04-09 at 01.00.50 (1).jpeg

WhatsApp Image 2025-04-09 at 01.00.50 (2).jpeg

WhatsApp Image 2025-04-09 at 01.00.50.jpeg

• Coordenador
Postado

@Rafael Sakaguchi Pelas suas fotos ela esta com os anéis de convergência fora de lugar, esses anéis ficam no pescoço do tubo de imagem, eles se parecem com a foto abaixo: 

Anéis.png

Indiquei eles com uma seta vermelha.

Primeiro verifique se sua TV possui eles ai...

Apos ajustados a fábrica faz uma linha de tinta neles para que no futuro, os técnicos podem fazer o alinhamento da convergência somente alinhando a tinta nos anéis.

É um ajuste um pouco chato e difícil de ser feito quando não se tem um gerador de imagens para esse fim, mas da para fazer a imagem ficar bem melhor que na foto que você mostrou no seu post...

Na sua foto parece que só o vermelho esta fora de lugar, talvez só um ajuste de pureza já resolve.

esse ajuste é feito nos anéis presos no próprio Yoke.

O vídeo abaixo te dará uma boa ajuda nesse ajuste.

• Curtir 1
Postado

@BCP Bom dia!, baixei o test suite, e na área de convergência, em vista do meio da tv as bordas estão totalmente desreguladas, provavelmente vou ter que regular todos os anéis, procede?
Edit: Olhei pelos furos nas laterais da tv e realmente tem os anéis que mencionou.

WhatsApp Image 2025-04-12 at 08.48.06 (1).jpeg

WhatsApp Image 2025-04-12 at 08.48.06.jpeg

• Coordenador
Postado

Verifique nesses anéis ai se a lista pintada (geralmente de branco ou uma cor clara), que a fábrica fez e faça o alinhamento desse linha, só com isso você verá que vai melhorar bastante essas bolinhas da imagem, para esse ajuste são 6 anéis, dois para cada cor, depois de alinhada gire o conjunto completo para que a linha fique o mais acima possível, deixe esses "Tracinhos" o mais próximos de "bolinhas" brancas.

Mesmo que não fique uma bolinha perfeita, quando você jogar a imagem normal para a tela, ela vai estar bem melhor do que esta, perfeita não vai ficar, mesmo porque os imãs que são presos ao longo do tudo, já devem ter desprendido todos, impossibilitando o ajuste perfeito.

Só uma dica, coloque um espelho na frente do tubo de imagem, de forma que de trás do Tv você visualize a imagem, tenha muiiiita paciência, dê prioridade para o centro da tela, o resto vai corrigindo junto...

Dê-nos um retorno.

Boa sorte :thumbsup:

• Curtir 1
  • Coordenador
Postado

Realmente ninguém mexeu nos anéis, eles estão com o ajuste de fábrica ainda.

Antes de mexer neles, verifique (certifique) que a bobina Yoke esteja bem posicionada, e veja também se ajustes nos três trimpot (VR1, VR2, VR3) alteram seu quadro, caso nada resolver, parta para correção nos anéis.

PS:esse Yoke se parece muito com os de monitores de vídeo... (com muitos ajustes em bobinas) 

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...