Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

tenho dois pentes de memória RAM (16 x 2) DDR4 Vengeance da Corsair e um deles parou de funcionar, resetei a BIOS na esperança que o problema fosse resolvido e o pc funcionasse com as duas normalmente. O pc ligou e mesmo assim as memórias não funcionaram juntas, tirei a defeituosa e liguei só com um pente. Na primeira vez ligou normal, deu boot normal e iniciou o windows, aí eu reiniciei o pc e ele nunca mais deu boot. Quando abro a BIOS pra ver se reconhece o SSD NVMe ele não aparece lá, então eu reseto a BIOS novamente e abro ela e ele está reconhecendo, mas basta eu tentar ligar o pc que dá tela azul e volta a não reconhecer mais o SSD. Peguei outro SSD sata que tenho instalado o w10 e coloquei na máquina e funcionou normal, instalei o w10 em um pendrive pra tentar formatar o SSD que não estava reconhecendo e na hora de selecionar onde quero instalar o windows, aparece o SSD NVMe com todas as partições que tinha antes mas quando clico pra selecionar aparece uma mensagem dizendo que não é possível alterar ou formatar o disco. 

quando abro o cmd e entro no diskpart e dou um list disk, o SSD NVMe não aparece lá também então não é possível formatar.

Já aconteceu com alguém isso? tem como resolver? Não acredito que apenas ter resetado a BIOS tenha corrompido o SSD pra sempre. 

Postado

@Kaze_jp

30 minutos atrás, FoxBlack disse:

Qual Marca/modelo do SSD ?

É um SSD NVMe da Kingston de 1tb

@Kaze_jp

47 minutos atrás, Kaze_jp disse:

@juandk1 , olá

Uma dúvida a placa-mãe, consegue reconhecer o SSD com problemas. Ele aparece listando o modelo do SSD?

o SSD reconhece na BIOS sim, mas só na primeira vez após resetá-la, depois some

20250409_202044.jpg

@Gustavo11

1 hora atrás, Gustavo11 disse:

Eu acho que o problema não seria o reset da BIOS.

Qual seria a informação da tela azul?

após tentar dar boot no SSD que ta com problema aparece isso

20250409_202423.jpg

Postado
57 minutos atrás, juandk1 disse:

@Kaze_jp

@Kaze_jp

20250409_202044.jpg

@Gustavo11

20250409_202423.jpg

na foto não dá pra julgar nd.

recomendo ou testar o NVMe em outra placa-mãe ou chamar um tecnico.

agora, Gustavo11 disse:

uma pergunta, ele superaquece muito? (pc).

agora, Gustavo11 disse:

uma pergunta, ele superaquece muito? (pc).

se tentar uma operação mais arriscada retire o processador e veja se existe algum pino torto. (isso é arriscado).

• Membro VIP
Postado
4 horas atrás, juandk1 disse:

@Kaze_jp

@Kaze_jp

20250409_202044.jpg

@Gustavo11

20250409_202423.jpg

Código de erro da Tela Azul: UNMOUNTABLE BOOT DEVICE (ou DISPOSITIVO DE BOOT NÃO MONTÁVEL).

Significa que o seu SSD está inacessível. Pode ter sido causado por uma instalação incompleta do Windows. Você formatou o Windows recentemente?

Caso sua resposta seja Não, a hipótese é outra: sua BIOS deve estar configurada para receber discos em MBR e seu SSD está UEFI (ou vice-versa). Nesse caso, você precisa entrar na sua BIOS e checar em qual modo de Boot ela está no momento. Consegue fazer isso?

Postado
agora, Gabriel U disse:

Código de erro da Tela Azul: UNMOUNTABLE BOOT DEVICE (ou DISPOSITIVO DE BOOT NÃO MONTÁVEL).

Significa que o seu SSD está inacessível. Pode ter sido causado por uma instalação incompleta do Windows. Você formatou o Windows recentemente?

Não, esse windows que eu estava usando foi copiado de um SSD antigo meu. A útlima vez que mexi com isso faz uns 5 meses e foi quando comprei esse NVMe que está com problema agora.

• Membro VIP
Postado
8 minutos atrás, juandk1 disse:

Não, esse windows que eu estava usando foi copiado de um SSD antigo meu. A útlima vez que mexi com isso faz uns 5 meses e foi quando comprei esse NVMe que está com problema agora.

Entendi. Isso pode explicar bastante coisa.

Você pode ter cometido o mesmo erro que eu mesmo cometi ontem aqui em casa com um notebook usado que comprei.

O SSD antigo pode estar configurado para MBR, e ao copiar o Windows para o SSD novo (que usa UEFI por padrão), você pode ter forçado o SSD a ser escrito em MBR. Mas, isso não o estraga, só faz com que não seja reconhecido pela BIOS. Você tem duas soluções pra esse problema:

1. A mais prática: entra na BIOS e muda o modo de Boot dela. Assim ela reconhece o SSD novo em MBR e consegue Iniciar o Windows. Você não vai perder dados, mas o sistema funcionará um pouco mais lento do que o habitual (por conta da organização em MBR, que é mais antiga).

2. A recomendável, embora menos prática: cria um pendrive bootável com Windows, se já não tiver um, e instala o Windows no SSD novo do zero. Isso vai reescrever o sistema usando UEFI, e aí você pode usar o SSD antigo pra recuperar seus arquivos, apagando o Windows antigo dele em seguida.

A segunda solução é mais demorada, mas deixará o novo SSD mais rápido, e seu sistema novo em folha.

• Membro VIP
Postado
Em 09/04/2025 às 20:53, FoxBlack disse:

Baixe e execute esse Aplicativo

Este é o aplicativo do fabricante, se o seu SSD for listado nele significa que é um autêntico Kingston e se não for listado significa que é uma falsificação.

Considerando que o SSD está bom, como mencionado acima, depois que salvar os arquivos em outra unidade, recomendo escrever zeros em parte da superfície ou excluir as partições existentes, eu particularmente prefiro usar o DiskGênius porque em alguns cliques faz tudo isso e o SSD fica zerado pronto para instalar um novo sistema.

Postado

@Pincipi Baixei o software da Kingston e meu SSD não apareceu lá... Logo depois baixei o DiskGenius e também não apareceu nada, o mais estranho é que ainda aparece listado na BIOS às vezes. 

No print, o DiskGenius só reconhece o SSD sata de 240gb e um HD de 500gb que tenho aqui e nada do NVMe de 1tb. 

image.png.f1c123a9d99413c66107c9f07d19e833.png

• Membro VIP
Postado

Pelo que entendi, o SSD não está sendo reconhecido na BIOS de vez em quando.

Todos os programas mencionados acima dependem do SSD ser reconhecido primeiro na BIOS.

A minha linha de pensamento envolve primeiro saber se o SSD está com defeito ou não, no seu caso pode ser que haja algum problema na placamãe/fonte e agora só resta tentar usar o SSD em outro computador ou em um case USB.

Se ele funcionar normal, significa que o problema não está nele e se não funcionar, significa que o problema está nele mesmo.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!