Ir ao conteúdo

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

Bom dia a todos.

Dúvidas nesse sentido já foram mais recorrentes aqui no Fórum, e pelo fato de a maior parte das respostas ser bem padrão nesse sentido (a de que o aumento de VRAM não passa de "placebo"), aqui estão algumas ressalvas que podem ser feitas:

1. Aumento de VRAM em vídeos integrados NÃO É COMPLETAMENTE INÚTIL, em termos de Performance/Compatibilidade de Programas, mas também NÃO FAZ MILAGRES.

A fundamentação está a seguir:

A) O aumento de pré-alocação da RAM, para uso como VRAM em iGPUs, torna o pré-processamento de shaders um pouco mais ágil, de início.

Em condições normais de processamento de jogos, como no Windows (usando DirectX11 ou mais antigos, por padrão) e usando as configurações padrão de driver e VRAM, por exemplo, isso será menos perceptível.

Agora, com o uso de APIs gráficas como Vulkan em Windows (que demandam um espaço maior no buffer, para o uso de recursos como o carregamento assíncrono), ou em sistemas Linux (onde Vulkan é o padrão), essa diferença se torna muito mais perceptível.

1.2 O aumento de pré-alocação de RAM é REQUISITO DE COMPATIBILIDADE em certos jogos/programas.
Usando os vídeos integrados Intel, por exemplo, o tamanho do buffer de memória reportado pelo driver gráfico é configurável dentro do Windows (diferente do que ocorre na AMD), e fica na seguinte chave do Editor de Registro:

HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\Class\{4d36e968-e325-11ce-bfc1-08002be10318}\0000

OBS.: Verifique se o valor de cadeia "ProviderName" aqui é "Intel Corporation", como na imagem abaixo. No meu caso, o processador é AMD, então o ajuste de VRAM reportada pelo driver não funciona com ele.

image.thumb.png.1bcbf03667c2927e4928588597ede66d.png

O ponto aqui é: Muitos jogos e programas usam o valor reportado como parâmetro para permitir certos níveis de configuração gráfica.

Significa que, mesmo que seu vídeo integrado seja muito mais forte do que os requisitos mínimos do jogo/programa, se a VRAM reportada pelo buffer for baixa (128MB é o padrão Intel), o programa vai identificar sua iGPU como sendo mais fraca. Nesse caso, aumentar o valor reportado para 512MB ou mais deve ajudar a resolver. Exemplos de jogos com essa limitação são os PES ou FIFA (quase todos), ou ainda, alguns Call of Duty.

2. O aumento de VRAM corrige cenários de gargalo do buffer de memória, mas NÃO ACELERA A iGPU (não afeta a performance bruta). 

É nesse sentido que se diz que o ajuste não faz milagres na performance. Mesmo que as iGPUs modernas saibam fazer a alocação de VRAM de forma dinâmica, deixar um bom valor pré-alocado (especialmente quando se tem boa quantidade de RAM no sistema) pode ser muito proveitoso. Geralmente, dedicar cerca de 1/8 (um oitavo) da RAM total para o vídeo integrado pode ser o suficiente. Ou seja, para sistemas com 8GB, 1GB de VRAM pré-alocada é o suficiente. Para 16GB RAM = 2GB VRAM, e assim sucessivamente. É claro que esse ajuste não é arbitrário: o sistema vai ignorar o ajuste de alocação se o aplicativo ou jogo demandar mais VRAM da iGPU. No entanto...

3. O ajuste de VRAM é ARBITRÁRIO para a memória RAM, mas não para a VRAM.

Este ponto merece atenção. Explicando com um exemplo: suponha que seu notebook ou PC tenha vídeo integrado ao processador e 16GB RAM em Dual Channel. Suponha que você configure cerca de 4GB para o vídeo integrado, deixando os outros 12GB para o sistema. Daí, você faz o teste com dois jogos distintos. Seu processador e vídeo integrado cumprem os requisitos mínimos para os jogos. Quanto às memórias, considere os seguintes requisitos (completamente hipotéticos):

O jogo A requer pelo menos 5GB VRAM para iniciar, e cerca de 8GB RAM para o processador.

O jogo B requer cerca de 3GB VRAM para rodar, e cerca de 13GB RAM para o processador.

Nesse cenário, o jogo A vai funcionar, porque o ajuste de 4GB VRAM pode ser superado se o jogo exigir. E como ainda sobra RAM o suficiente para o processador e o sistema, funcionará normal.

Já o jogo B não vai funcionar, ou pode funcionar, mas rodar de forma injogável. Porque, mesmo que sobre 1GB VRAM pré-alocada, sem uso, o sistema não vai usar essa área da memória como RAM novamente. Em vez disso, terá que recorrer à memória de Swap.

Mas, afinal, como testar no meu hardware, e ver se faz diferença?

Aqui está um pequeno tutorial, para cada um dos tipos de vídeo integrado mais comuns:

AMD (Radeons Vega ou 600-800M): 

O ajuste é possível apenas em BIOS, até onde eu saiba. Nos modelos de laptop, o ajuste pode estar bloqueado, e a BIOS precisa ser liberada em nível administrativo para permitir o ajuste (usuários mais experientes de AMD, me corrijam se eu estiver errado nos comentários).

Intel (HD Graphics, UHD Graphics, ou Iris Xe Graphics):

a. Acesse o local do Editor de Registro indicado na imagem acima;

b. Clique com o botão direito em qualquer lugar da tela (mais no meio à direita, de preferência), e selecione: Novo > Chave.

c. Nomeie a chave como GMM.

d. Clique com o botão direito novamente e selecione Novo > Valor DWORD (32-bit).

e. Logo após, nomeie esse valor como DedicatedSegmentSize;

f. Dê dois cliques nele e coloque, por exemplo 512 ou 1024 (megabytes), no Valor, e altere o tipo do valor para Decimal

g. Reinicie o computador após isso.

h. Após reiniciar, entre no Gerenciador de Tarefas, aba Desempenho, entre no gráfico da iGPU, e olhe o seguinte indicador: Memória da GPU dedicada:

image.thumb.png.e85eaa7a2b5c558bc0dce39d4901d579.png

Obs.: a AMD usa 512MB por padrão, e esse valor é ótimo. Já a Intel usa o valor mais baixo de 1287MB, o que torna esse ajuste mais proveitoso em alguns cenários.

• Membro VIP
Postado

Já tem um tópico que fala dos testes com Ryzen:

Não tem motivo para aumentar a VRAM na BIOS afim de ganhar desempenho.

• Membro VIP
Postado
agora, Pedroou disse:

Já tem um tópico que fala dos testes com Ryzen:

Não tem motivo para aumentar a VRAM na BIOS.

Atenção para o final da descrição do presente tópico citado:

image.thumb.png.46154ecffd626eab3196abc60ff6f890.png

Essa parte resume muito bem toda a minha explanação sobre influência na compatibilidade, e não necessariamente na performance.

• Haha 1
Postado
10 minutos atrás, Gabriel U disse:

1. Aumento de VRAM em vídeos integrados NÃO é COMPLETAMENTE INÚTIL, em termos de performance, mas também não faz milagres

• Membro VIP
Postado
1 minuto atrás, Mascote01 disse:

Este meu post está em concordância com aquele da citação.

A diferença é que a ressalva quanto a compatibilidade é feita aqui de forma um pouco mais detalhada. Lá, a menção é bem mais curta e direta (como salientei na minha resposta anterior).

Postado

@Gabriel U acabei de testar isso aqui, tenho um PC antigo aqui em casa que é usado só pra coisas básicas mesmo, é o mesmo da assinatura (esqueci de tirar pois tenho outro), Pentium E5400, 4Gb RAM SSD 240gb, Gigabite G41M-ES2L, eu particularmente acho isso tudo uma falácia, sem ofensa ao colega, mas o fato e que eu já vi muuuita gente falando sobre isso, ensinando a fazer, inclusive gente da gringa, eu sempre fiz, e depois refiz com medo de ter feito errado, MAS NUNCA FUNCIONA! acabei de testar aqui e ta  a mesma coisa! image.png.db308edb32badb1d129531e35170b7ba.png

única coisa que muda é quando eu mexo na BIOS, lá tem opção de colocar "memória" na iGPU, como pode ver no gerenciador está em 356Mb, mas também não é interessante porque o Windows sempre diz que tem 134Mb mesmo se eu colocar 34Mb na BIOS:

image.png.9f821f53208b7d0439314bfc80b8525c.png

então pra mim nunca resolveu e acho que pra outros também não resolve, já formatei o PC varias vezes e sempre a mesma coisa, também fiz em um notebook com i3 2gen e também não muda nada, eu não acredito mais nessa ideia de "colocar mais memória na iGPU" (sem ofensa), já fiz testes em jogos que roda nesse Pentium E5400 e não muda nada, minha opinião é essa e eu não vou mudar ate VER que isso realmente "funciona".

• Membro VIP
Postado
3 horas atrás, Mascote01 disse:

@Gabriel U acabei de testar isso aqui, tenho um PC antigo aqui em casa que é usado só pra coisas básicas mesmo, é o mesmo da assinatura (esqueci de tirar pois tenho outro), Pentium E5400, 4Gb RAM SSD 240gb, Gigabite G41M-ES2L, eu particularmente acho isso tudo uma falácia, sem ofensa ao colega, mas o fato e que eu já vi muuuita gente falando sobre isso, ensinando a fazer, inclusive gente da gringa, eu sempre fiz, e depois refiz com medo de ter feito errado, MAS NUNCA FUNCIONA! acabei de testar aqui e ta  a mesma coisa! image.png.db308edb32badb1d129531e35170b7ba.png

única coisa que muda é quando eu mexo na BIOS, lá tem opção de colocar "memória" na iGPU, como pode ver no gerenciador está em 356Mb, mas também não é interessante porque o Windows sempre diz que tem 134Mb mesmo se eu colocar 34Mb na BIOS:

image.png.9f821f53208b7d0439314bfc80b8525c.png

então pra mim nunca resolveu e acho que pra outros também não resolve, já formatei o PC varias vezes e sempre a mesma coisa, também fiz em um notebook com i3 2gen e também não muda nada, eu não acredito mais nessa ideia de "colocar mais memória na iGPU" (sem ofensa), já fiz testes em jogos que roda nesse Pentium E5400 e não muda nada, minha opinião é essa e eu não vou mudar ate VER que isso realmente "funciona".

Primeiramente, obrigado por seus testes, mas tem dois detalhes que você está deixando passar aí.

1º Detalhe:

Eu disse que o ajuste funciona, especificamente, para Intel HD Graphics (não especifiquei antes, mas só vi funcionar em HD Graphics 4000 ou superior), UHD Graphics, e Iris Xe Graphics, no caso da Intel. Você testou na Intel G41 Express, do Pentium E5400, muito mais antiga do que as opções que citei. Além disso, a título de curiosidade, a Intel G41 Express está no próprio chipset da placa-mãe, e não integrada ao processador, o que por si só já permite inferir que o funcionamento do driver deve ser muito diferente do driver de um dos vídeos integrados que mencionei.

2º Detalhe:

O indicador de "Memória Reservada para Hardware", que você viu na Aba Memória (RAM) do Gerenciador de Tarefas do Windows 10, não é o indicador que eu disse especificamente para se consultar (Memória da GPU Dedicada, na Aba da GPU, também no Gerenciador de Tarefas). Se você não tem essa opção no seu Gerenciador, sugiro consultar o relatório do DirectX no seu Windows (Pressione Windows + R > digite "dxdiag" sem aspas e Enter > Aba "Exibir 1"). Lá você consegue encontrar a informação de memória pré-alocada na sua iGPU, como no exemplo abaixo (Vega 8, do Ryzen 7 5700U):

image.thumb.png.5cd7d51af545cf01508c6869d4850157.png

• Triste 1
  • mick 07 alterou o título para Como saber se o aumento de VRAM vai fazer diferença no seu PC
Postado

@Gabriel U image.thumb.png.e31982d96c8636251c2d2163a318667c.png

como pode ver, mesma coisa nada muda infelizmente, mas também não me interessa, só fiz e estou fazendo porque tem gente que diz que funciona. quer que eu mande print do HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\Class\{4d36e968-e325-11ce-bfc1-08002be10318}\0000   pra você ver se está tudo certo também ?

entendo que talvez não funcione em dispositivos mais antigos, mas uma HD 4000 é de 2012, 4 anos de diferença da Intel Graphics Media Accelerator X4500 que é a mesma G41 de 2008 quase 2009, não sei se esses 4 anos seja muito relevante a esse ponto, é claro que uma HD 4000 é absurdamente melhor que essa g41, mas tem essa questão de driver como você disse, é um ponto interessante e talvez seja isso que esteja atrapalhando o processo

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...