Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Eu descobri uma função no windows chamada cpu idle, e com ela desligada o processador fica a 100% a todo momento o que eu sei que se eu usar ele assim a todo momento vai danificar porém se eu usar ele para jogar apenas por umas 3-4 horas tem risco de danificar ou diminuir a vida util do processador?

Testei no Fortnite e sem ela ativa meu jogo fica a 70-80 fps em media e caindo mt bem instavel porém com ela ativa fica em uma media de 140-150 fps e bem estavel sem quedas porém tem hora que cai para 135-130 porém nada de mais
Tenho um i5 7500 e um water cooler 1 fan da cooler master não lembro o modelo, testei por umas 2 horas e não passou de 65 graus o processador e a placa de Vídeo também ficou nessa media de 50-60 graus
Ele não deu nenhum problema porém não sei se exclusivamente pelo fato de estar em 100% mesmo sem nehum ou problema nem temperatura alta pode danificar o processador

• Curtir 1
  • Moderador
Postado

Olá,

Desativar o "CPU Idle" faz o processador rodar sempre a 100%, o que aumenta o desgaste, mesmo que as temperaturas estejam ok. Isso pode até não causar problemas imediatos se usado por algumas horas, mas, a longo prazo, forçar o processador desse jeito vai diminuir a vida útil dele. Mesmo que você tenha testado por 2 horas sem ultrapassar os 65 °C, o uso contínuo de 100% pode desgastar os componentes, especialmente se você continuar fazendo isso regularmente.

Mesmo que as temperaturas que você mencionou (em torno de 65 °C) estejam dentro de uma margem segura, manter a CPU em uso constante de 100% tem impacto sim na vida útil do componente. Isso acontece porque:

- O desgaste das peças dos transistores é acelerado, principalmente porque, mesmo durante a jogatina normal, o uso do processador é variável, não ficando a 100% o tempo todo;

- Por ficar a 100% o tempo todo, isso irá aumentar o aquecimento principalmente do circuito VRM da placa-mãe (responsável por fornecer energia para o processador);

- O cooler do processador terá que trabalhar mais intensamente para refrigerar o processador, consequentemente fazendo com que ele se desgaste mais rápido.

O computador obviamente não irá parar de funcionar da noite pro dia, mas sim, o uso da CPU a 100%, mesmo que por algumas horas no dia, irá acelerar o desgaste das peças.

O ganho de FPS é real, mas ocorre às custas de um funcionamento fora do padrão projetado para o processador. É similar a um overclock que aumenta o desempenho dos jogos, mas aumenta o aquecimento e o uso das peças, consequentemente reduzindo a vida útil no longo prazo.

Se o ganho de FPS vale o risco, é uma escolha sua, mas o ideal seria procurar maneiras mais seguras de otimizar o desempenho, sem forçar tanto o hardware.

• Curtir 3
Postado

se eu não me engane depende de alguns fatores, tensão, consumo, e temperatura, se tudo estiver normal então não, mas se a tensão estiver muito alta ou a temperatura a istória é outra

• Amei 1
Postado

@Akat cara 

eu desde que me conheço uso assim kkkkkkkkkk

meu Ryzen 5600 roda 4.8ghz full time 

todos que eu tive sempre foi assim

desde meu core 2 quad q9550 que rodava a 4.6ghz com 1.60v sendo que o limite máximo era 1.45v kkk usei uns bons par de anos 

aposentei um i7 4770 esse ano.... usei mais de 6 anos nessa pegada ai... e ele ainda funciona kk

numa situação dessa você sabe que tá forçando mais do setup então o ideal é você tomar cuidado com a temperatura, fluxo de ar do gabinete etc tem que monitorar mais , eu tenho costume de sempre jogar com o msi aberto pra monitorar o pc enquanto jogo.. 

outra o processador não esta a 100%

ele esta com o clock travado no máximo,  o uso do processador ainda vai variar conforme você usa  

sim vai fazer desgastar mais rápido como o gabriel falou ali,  mas um pc dura 10 15 20 anos , supondo que reduza 50% ainda tem pelo menos 5 anos kkk 

e  você nem precisa de windows alternativo pra ter essa função toda BIOS tem essa opção 

• Amei 1
Postado

@Falatu eu tinha um Pentium E5400 que troquei recentemente, mas usei ele de maneira parecida no últimos 6 anos, por ser muuuito fraco pra atualidade ele sempre ficava na media 80 a 100% de uso e raramente abaixo de 40% mesmo em atividades básicas ou ate mesmo youtube, temperatura abaixo de 60. mas como o GabrielLV disse, isso causa um desgaste sim e não é bom fazer.

• Amei 1
Postado

@Mascote01 esse processador saiu em 2009 a 16 anos..... e garanto que você ainda tirou ele funcionando então pelo menos 10 anos de uso mais 6 anos de ''fuill time'' no final é irrelevante , mas é claro que precisa de mais cuidados 

• Curtir 1
  • Amei 1
Postado
5 minutos atrás, Falatu disse:

e garanto que você ainda tirou ele funcionando então pelo menos 10 anos de uso mais 6 anos de ''fuill time''

e ainda ta funcionando todo dia, está aqui em casa e é usado pra atividades básicas, só serve pra isso mesmo kkk

• Amei 1
Postado
3 horas atrás, Falatu disse:

@Akat cara 

eu desde que me conheço uso assim kkkkkkkkkk

meu Ryzen 5600 roda 4.8ghz full time 

todos que eu tive sempre foi assim

desde meu core 2 quad q9550 que rodava a 4.6ghz com 1.60v sendo que o limite máximo era 1.45v kkk usei uns bons par de anos 

aposentei um i7 4770 esse ano.... usei mais de 6 anos nessa pegada ai... e ele ainda funciona kk

numa situação dessa você sabe que tá forçando mais do setup então o ideal é você tomar cuidado com a temperatura, fluxo de ar do gabinete etc tem que monitorar mais , eu tenho costume de sempre jogar com o msi aberto pra monitorar o pc enquanto jogo.. 

outra o processador não esta a 100%

ele esta com o clock travado no máximo,  o uso do processador ainda vai variar conforme você usa  

sim vai fazer desgastar mais rápido como o gabriel falou ali,  mas um pc dura 10 15 20 anos , supondo que reduza 50% ainda tem pelo menos 5 anos kkk 

e  você nem precisa de windows alternativo pra ter essa função toda BIOS tem essa opção 

problema é esse, eu tenho esse pc com um i5 7500 e uma GTX 1060 desde 2016 que eu usava um i5 6400 e depois troquei para o i5 7500 no ano que ele lançou porque achei um usado com 1 mes de uso e aproveitei desde então eu uso esse pc todo dia, to pensando em trocar ou mes 6 ou em dezembro porém ainda não sei ele ainda supre minhas necessidades ainda mais agora que descobri isso que aumentou e mt meu fps, se ele durar até janeiro do ano que vem pra mim ta de boa ta abaixo de 70 graus, temperatura maxima se eu não me engano é 75 e desliga porém da pra desligar isso na BIOS e ele vai até uns 80 eu acho de boa

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...