Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Visitante

Postado

Oi, pessoal! Tudo certo?

Sou bem leigo no assunto, mas estou querendo fazer um upgrade no meu PC e queria contar com a ajuda de vocês pra algumas sugestões. Meu setup atual é o seguinte:

Processador: Ryzen 5 3600

Placa de vídeo: GeForce GTX 1650

Fonte: Corsair CV650

memória RAM: 16 GB

Minha ideia inicial é trocar a placa de vídeo, mas não tenho certeza se é o melhor ponto de partida. Estou em busca de um upgrade que traga um ganho real de desempenho, mas sem pesar demais no bolso. Não tenho um orçamento exato definido, mas acredito que conseguiria investir algo entre R$1500 e R$3000.

Ah, e tenho um parente que vai pros Estados Unidos em breve — então, se valer a pena, talvez ele possa trazer alguma peça de lá.

Valeu demais desde já!

Postado

Bom dia! Tudo bem? 
Quando o assunto é desempenho o que deve ser priorizado seria o processador e placa de vídeo, porém há algo que devemos levar em relação. 

1º - Qual o motivo do upgrade? Seria para jogos? Se sim, qual tipo de jogos? (Se for jogos FPS como Valorant, CS2, Pubg, Fortnite... Devemos priorizar a CPU, onde vemos realmente um ganho maior de desempenho).
2º - Qual sua placa-mãe? Se caso sua placa-mãe for "simples", capaz de não aguentar esse upgrade de CPU.
3º - Esse kit de memória RAM seria dois pentes de 8gb? (Muito importante você conseguir ativar o dual channel, isso aumenta significativamente o ganho de performance). 

Postado

Eu trocaria apenas a GPU, pegaria uma RX 6750 XT e se sentir necessidade, trocaria a CPU por um 5700X3D quando tiver orçamento.

(Já utilizei a 6700 XT com um R5 3600 e o gargalo é pequeno se jogar os jogos no ULTRA)

• Curtir 1
Visitante

Postado

@Sakegari Bom dia! Tudo bem e com você? Muito obrigado pela resposta! Segue:

1) Seria para jogos sim, o que me motivou a buscar um upgrade foi o Remaster do The Elder Scrolls Oblivion que saiu ontem. Gostaria de poder jogar alguns jogos mais modernos, segue as especificações recomendadas do Oblivion:

Processador: AMD Ryzen 5 3600X ou Intel Core i5-10600K

Memória: 32 GB de RAM

Placa de vídeo: AMD Radeon RX 6800XT ou NVIDIA RTX 2080

2) Minha placa-mãe é uma ASUS Prime B450M.

3) Exatamente, tenho dois pentes de 8 GB.

@Gloomy Bom dia! Tudo bem? Muito obrigado pela resposta!

Vou dar uma conferida nos preços.

Postado
22 minutos atrás, r253pn disse:

1) Seria para jogos sim, o que me motivou a buscar um upgrade foi o Remaster do The Elder Scrolls Oblivion que saiu ontem. Gostaria de poder jogar alguns jogos mais modernos, segue as especificações recomendadas do Oblivion:

Sua CPU já está nos requisitos recomendados do jogo, e uma 6800 XT é muito melhor que uma RTX 2080, então a 6750 XT é mais do que suficiente.

• Curtir 1
  • J.Augusto F alterou o título para Upgrade até R$3000,00 no Ryzen 5 3600, 16GB e GeForce GTX 1650
  • Moderador
Postado

O preço tá ok (em relação ao mercado atual, claro), não acho que vá descer mais que isso ou achar uma construção/desempenho similar

O "ruim" que esse modelo é o base da XFX (MERC > QICK > SWFT > esse), a única coisa que mencionaria seria seu gabinete, primeiramente pelo tamanho, pois essa placa é triple fan conta com 280mm (28cm) de comprimento, e depois pelo airflow, pois a placa é esquentadinha

1 hora atrás, r253pn disse:

ASUS Prime B450M

Poderia especificar qual modelo? A ASUS tem mais de uma placa 'PRIME' no B450

Postado
1 hora atrás, r253pn disse:

@Sakegari Bom dia! Tudo bem e com você? Muito obrigado pela resposta! Segue:

@Gloomy Bom dia! Tudo bem? Muito obrigado pela resposta!

Vou dar uma conferida nos preços.

@r253pn De placa-mãe você está bem servido, aguenta até o Ryzen 7 5700X3D, caso queira mais performance em jogos competitivos (FPS). Mas como seu caso é em jogos como ele exigirá mais da placa gráfica. Assim como o @Gloomy citou a RX 6750 XT da AMD seria uma boa, com cupom: TONOKABUM pelo aplicativo você consegue pegar por R$ 2.159 , e em um futuro não muito distante poderia até trocar de CPU, optando pelo próprio Ryzen 7 5700X3D que eu citei, assim você terá o melhor do custo-benefício do AM4 e rodará todos os jogos no 2K tranquilamente.

Visitante

Postado

@Zalgo Boa tarde! Tudo bem? Muito obrigado pela resposta!

Meu gabinete é um Gamer Eternity da Mymax, tem 21 × 45 × 39.5 cm e um fan traseiro.

Perdão, minha placa-mãe é uma ASUS B450M Prime-Gaming/Br.

@Sakegari Muito obrigado!

Vou dar uma conferida pelo aplicativo e utilizando o cupom.

Postado
2 minutos atrás, r253pn disse:

@Zalgo Boa tarde! Tudo bem? Muito obrigado pela resposta!

Meu gabinete é um Gamer Eternity da Mymax, tem 21 × 45 × 39.5 cm e um fan traseiro.

O gabinete não vai caber a GPU, precisa trocar ele.

Citação

Perdão, minha placa-mãe é uma ASUS B450M Prime-Gaming/Br.

A placa-mãe é meio ruinzinha, mas duvido muito que vai dar problema se você usar o 5700x3d sem fazer OC

• Curtir 1
  • Moderador
Postado
14 minutos atrás, r253pn disse:

Gamer Eternity da Mymax

Lado bom:

Placa de Vídeo: Até 300mm

Lado ruim:

Não sei se vai caber certinho a GPU

Não tem muita entrada de ar tirando uns cortezinhos laterais, a placa vai ficar quente, está só com a ventoinha que vem inclusa atrás?

image.png.e61b0597a2c8b919f4506809b6115ebe.png

image.png.75a7398e0eef4b97c422194313f22f46.png

14 minutos atrás, r253pn disse:

ASUS B450M Prime-Gaming

O que não gosto muito desse modelo é a falta de um dissipador no VRM, mas é bem provável que segure o 5700X3D, porém não achei um review específico

Tem esse teste do Peperaio, com um 3700X/2700X, caso precise, futuramente só adicione aqueles dissipador que vende em Mercado Livre/Shopee/Marketplace de sua preferência

Visitante

Postado

@Gloomy Puxa, que pena!

Você teria recomendação de alguma placa mais compacta? De qualquer forma, vou procura um gabinete maior.

@Zalgo Muito obrigado cara!

Você acha que consigo deixar em segundo plano a troca da placa-mãe? Pensei em priorizar a placa de vídeo e trocar processador e placa-mãe juntos em outro momento.

Postado
8 minutos atrás, r253pn disse:

@Gloomy Puxa, que pena!

Você teria recomendação de alguma placa mais compacta? De qualquer forma, vou procura um gabinete maior.

Pega essa mesmo. Seu gabinete além de ser pequeno é ruim, pois não tem airflow, bem mais fácil trocar ele do que se privar de um upgrade.

Quanto ao gabinete, tem esse modelo bem em conta que comporta sua GPU e tem entradas de ar, então o airflow é funcional.

Gabinete Gamer SuperFrame Xtrike - R$ 229,99

Se sua margem de upgrade é de até 3K, então dá pra encaixar tanto a GPU quanto esse gabinete.

• Curtir 1
  • Moderador
Postado
6 minutos atrás, r253pn disse:

Você acha que consigo deixar em segundo plano a troca da placa-mãe

Se está funcionando, não precisa trocar, e assim como mencionei, seria no máximo colocar um dissipador do Mercado Livre, tipo esses:

D_NQ_NP_734709-MLB54818179455_042023-O.webp.50f5a2ae7e11e349dbbf6b5ebcf1e365.webp

Eu mudaria também o gabinete, de preferência frente mesh

O modelo mais baratinho que recomendo (que vem com fans, duvidodas, mas com fans):

https://www.terabyteshop.com.br/produto/24780/gabinete-gamer-superframe-xtrike-RGB-mid-tower-acrilico-e-atx-black-sem-fonte-com-3-fans

Se for trocar o gabinete, nos informe o orçamento disponível

Postado
1 hora atrás, Gloomy disse:

A placa-mãe é meio ruinzinha, mas duvido muito que vai dar problema se você usar o 5700x3d sem fazer OC

O 5700X3D é travado para o overclock.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!