Ir ao conteúdo

Posts recomendados

• Moderador
Postado

Boa tarde, pessoal!

Estou montando um computador para a sala e gostaria de uma fonte que seja ao menos mais silenciosa que a atual Lite-On PS-5301-08HA. Efetuei a compra da Galax Omega GL500S e tive a surpresa extremamente desagradável do seu nível de ruído ser muito mais alto que mesmo o meu notebook em 100% de carga, sendo a fonte mais barulhenta que já ouvi na minha vida. Por enquanto pretendo apenas usar esta máquina para assistir filmes, talvez com adição de leitor de disco óptico futuramente.

A configuração atualmente é:

Ryzen 5 2200G;

16 GB de RAM DDR4 3200 MHz Juhor, chips Samsung;

ASRock A320M-HD;

SSD Netac 128 GB (pretendo trocar por um NVMe futuramente);

Fonte Lite-On PS-5301-08HA.

Se houver alguma recomendação de fonte focada em silêncio, com preferência com testes na Cybernetics para comprovar o baixo ruído, agradeço.

Postado

Para comparação, Galax 500w:
2262_3.png.6deaa4ff81dd17c3f6f594678136584b.png

Foquei mesmo na questão de ruído, felizmente o 2200g não consome muito:

VS550 por 370 a vista, pouco acima do orçamento frete pode complicar:

560_3.jpg.34d174780f7288826ea2c1529582ab68.jpg

Gamdias 550w R$250:

2320_3.png.28bb5227134887602be030a960a7ce13.png

Pylon 450w por R$237:

1781_3.jpg.258820e708b63ec4abab9b7c0c66eed1.jpg

Pylon 550w por R$283:

1780_3.jpg.405e97e6722a48de8e13591f8c9c70da.jpg

Teria também a Pichau Nidus 550, mas só achei o review dela em 500w (de acordo com o report, versão final para venda), não sei se continua no mesmo nível de ruído 

• Curtir 2
  • Obrigado 1
  • Moderador
Postado

@Zalgo, grato pela resposta!

Dessas, a que mais me agradou foi a XPG Pylon, porém há o problema de confiabilidade: será que continua boa como o teste da Cybernetics, ou fizeram downgrade igual no modelo de 650 W?

Considerei também a Mancer Thunder 400 W, porém o MTBF dela de 40 mil horas é suspeito para dizer o mínimo, outras fabricantes que disponibilizam essa métrica geralmente oferecem mais, e não há menção se o nível de ruído dela listado no website da Mancer é o ruído de operação típica, no máximo, ou em regime ocioso...

Outra opção que considerei foi a Silverstone Attis 750R, com MTBF em 100 mil horas e ruído declarado de 18 dBA (mínimo), e garantia de 3 anos, mas o estoque já se foi. Isso a colocaria em patamar similar à Pylon 450W em termos de ruídos. É possível que volte na Terabyte, ficarei de olho nos próximos dias e vou dar uma olhada nessas opções.

• Curtir 1
Postado
7 minutos atrás, Mikhail Kosevich Volkov disse:

será que continua boa como o teste da Cybernetics, ou fizeram downgrade igual no modelo de 650 W?

Esse foi meu maior pensamento puxando a info, pra ser sincero

O pensamento positivo (nem sei se tem palavra certa para esse sentimento) seria que o modelo de 650w estava muito popular e para não perder vendas devido ao nome alteraram os componentes, assim um modelo sem atenção como o de 450w continuaria decente

Uma das menções mais recentes dela foi num artigo do PCGAMER pelo Aris, citando a de 450w como escolha baratinha, mas o review em questão é de julho de 2022, um tempinho antes do incidente de 650w

Se for manter o uso com vídeo integrado, não acho que tenha perigo em si, mas fica o pensamento sobre possível downgrade

16 minutos atrás, Mikhail Kosevich Volkov disse:

não há menção se o nível de ruído dela listado no website da Mancer é o ruído de operação típica, no máximo, ou em regime ocioso

Se fosse máximo seria um sonho silencioso, a falta do Cybenetis pra confirmar dá uma pegada...

21 minutos atrás, Mikhail Kosevich Volkov disse:

o estoque já se foi

Nem fui muito atrás de coisas fora de estoque, levei em consideração só os que tinham peças para compra, mas se der pra esperar, com ruído abaixo de 20 talvez seja uma boa escolha mesmo

• Curtir 2
  • Moderador
Postado
18 minutos atrás, 1lokos disse:

Os "box" AMD Wraith Stealth, Sprite são bem barulhentos, pois usam fan de pequeno diametro e precisam compensar na rotação. Com a fonte mais silenciosa o ruído do air cooler pode incomodar.

Surpreendentemente, o Wraith Stealth do Ryzen 5 1600 do meu irmão que estou usando nele está operando bem silencioso, e o processador fica em temperatura bem baixa. É a versão com aquela câmara de vapor de cobre no miolo. O que mais ouço no PC são os indutores da fonte quando uso a Lite-On.

54 minutos atrás, Zalgo disse:

O pensamento positivo (nem sei se tem palavra certa para esse sentimento) seria que o modelo de 650w estava muito popular e para não perder vendas devido ao nome alteraram os componentes, assim um modelo sem atenção como o de 450w continuaria decente

O que eu também imagino que possa ter ocorrido é que mudaram a plataforma pra uma mais eficiente em custo, subdimensionada, e tentaram acertar na ventilação o desempenho, mas sem ter análise não tem como saber...

Se fosse máximo seria um sonho silencioso, a falta do Cybenetis pra confirmar dá uma pegada...

Sim, mas a Nidus pré-fabricação tinha 20 dBA de ruído, o que torna isso algo possível. Ainda assim, a Mance thunder tem 4x a potência de ruído pelos 26 dBA listado. Ainda assim, seria rios mais silencioso que os 40 dBA que a Galax chega em 50W...

Nem fui muito atrás de coisas fora de estoque, levei em consideração só os que tinham peças para compra, mas se der pra esperar, com ruído abaixo de 20 talvez seja uma boa escolha mesmo

Se ela voltar em estoque no preço que vi pelo pessoal não pagar boleto dessa promo de agora, vai sair uns R$ 250,00. Eu compro, garantia de 3 anos pode até ser baixa, mas eu confio mais na Silverstone que na XPG para manter os componentes, e retorno o feedback aqui. O que me fez não comprar ela antes, é que não tem testes da Cybernetics, ainda que ela também seja uma DC-DC, a falta dos testes e o preço por uma fonte de 750W gera muitas suspeitas, pois o preço normal dela nos últimos meses aparenta ter sido uns R$ 320,00. Eu creio que não haja fonte Silverstone ruim. Ruidosa, sim, mas ruim, eu acho que nunca vi, não gosto de botar confiança em marca pois elas sempre vêm te apunhalar pelas costas (vide MSI com downgrade de fonte pós-análise, e fusíveis ridículos que só servem como apelo de marketing pelos valores que não são corretamente dimensionados), mas pelo jeito essa faixa de preço não tem muita opção, e acho ridículo comprar uma Corsair RM ou outra com modo passivo para colocar num HTPC que não seja focado em jogos.

• Curtir 1
  • Moderador
Postado

@Mikhail Kosevich Volkov Se pelo menos aqui as fontes da Be Quiet fossem mais predominantes, mas mesmo as mais básicas deles que se acha já estouram o orçamento.

4 horas atrás, Mikhail Kosevich Volkov disse:

Efetuei a compra da Galax Omega GL500S e tive a surpresa extremamente desagradável do seu nível de ruído ser muito mais alto que mesmo o meu notebook em 100% de carga, sendo a fonte mais barulhenta que já ouvi na minha vida

Pois é, e era tão simples de se resolver, por que raios a fan precisa entrar no "modo turbo" só de ligar o PC?

Enfim, tem essa fonte da DeepCool aqui que não foge taanto o orçamento: PL550D.

image.png

O relatório dela ainda não se encontra no site da Cybenetics, contudo você consegue ver a review do Aris no Hardware Busters: https://hwbusters.com/psus/deepcool-pl550d-atx-v3-1-psu-review/11/

Não é nada impressionante essa fonte, mas eu pensei citá-la mesmo assim só pra você ter mais essa opção em mente, caso já não soubesse dela.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...