Ir ao conteúdo

Posts recomendados

  • Membro VIP
Postado

pinguim_dormindo.webp.1fe59c9443794c2a5e81175492592c99.webp

 

Adicionar resume= e resume_offset= nas opções de inicialização é necessário para permitir a hibernação funcionar com um arquivo de swap (com uma partição, apenas resume= é necessário). No caso do arquivo, tem a desvantagem de toda que vez que for recriado, ser preciso atualizar seu deslocamento em resume_offset=, pois provavelmente não será mais o mesmo.

 

Descobri por acaso que, desde o systemd 255[*], nada disso é necessário se a instalação rodar em UEFI, o kernel for pelo menos o 4.17 (por causa deste commit) e o initramfs usar o systemd, coisa que Fedora e openSUSE fazem por padrão -- o Arch pode ser configurado para tal. Debian e Ubuntu não usam pelo que sei, porém o Ubuntu tem planos para migrar para o gerador de initramfs dracut (o mesmo do Fedora e openSUSE).

 

Com os três requerimentos presentes, as opções resume= e resume_offset= são desnecessárias. Os ambientes desktop usam o systemd-logind para tarefas de energia, como desligar, suspender, hibernar; o mesmo acontece quando rodamos "systemctl hibernate". Caso as opções não estejam configuradas no carregador de inicialização, systemd-logind procura pelo arquivo de swap, calcula seu deslocamento e armazena-o, junto com o UUID do sistema de arquivos onde reside (com ele, encontra-se o dispositivo depois), numa variável EFI chamada HibernateLocation:

 

$ efivar -l | grep Hibernate
8cf2644b-4b0b-428f-9387-6d876050dc67-HibernateLocation

 

Essa variável é consultada da próxima vez que a máquina iniciar, no initramfs, bem cedo no processo de inicialização, pelo systemd-hibernate-resume-generator (manual aqui) e, não estando vazia, este chama o serviço systemd-hibernate-resume.service (manual aqui) para configurar o kernel para acordar a partir do dispositivo e arquivo ali listados, ficando totalmente automático. Se o arquivo de swap for recriado, não tem problema, pois o deslocamento será recalculado na próxima hibernação para popular a variável.

 

--

[*] Notas de lançamento. O recurso apareceu na versão 254, mas tinha alguns bugs, especialmente a falta de capacidade de calcular o deslocamento de arquivos de swap no Btrfs. Isso foi resolvido na versão 255.

  • Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...