Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Montei um pc novo recentemente com as seguintes specs:

R5 5500

16gb ram 

Rx 580

Psu 500w

Gabinete DT3 Hyperflow 

Então estou ainda na fase de testes do pc novo e percebi que no stress test ou renderizando um vídeo ele está ficando na faixa de 90-95c, e não sei se essa temperatura é normal, até agora em jogos não bateu essa temperatura mas como eu estou usando uma rx 580 o processador não fica sobre tanto esforço em jogos, durante o teste de estresse eu percebo que o dissipador do Air cooler que estou usando ( Deepcool gamaxx 400 v2) está ficando frio mesmo a essa temperatura do processador, então estou pensando se trocar a pasta térmica iria resolver, estou usando uma rise mode frost que já tem uns 3 anos que está aqui comigo, não sei se tem validade, sobre o Airflow estou com o gabinete aberto pois ainda não comprei as fans, o ar lá dentro não parece muito quente, enfim, quem tiver alguma dica agradeço 

• Membro VIP
Postado

Não é normal, esse processador fica facilmente abaixo dos 80 ºC.

Seu air cooler pode estar mal colocado ou faltando pasta térmica.

Ou o software está lendo errado a temperatura.

1 minuto atrás, Pedroou disse:

Não é normal, esse processador fica facilmente abaixo dos 80 ºC.

Com o 400 v2 nem deveria passar dos 70 ºC.

• Curtir 2
Postado

Caracas. O meu em game fica na faixa de 55 - 70 a depender do jogo. Lembro que bfv no ultra pegava 80C no processador, mas não lembro se era com o vidro do gabinete aberto ou fechado... Uso o cooler stock do processador e o gabinete não tem fans, apenas deixo o vidro aberto. Também renderizo vídeos as vezes mas nunca vi esquentar nesse processo (4k 60fps upscale da amd).

Postado

@Nomeador eu tive um problema com isso..  

Quando eu tinha um wc 240 ele ficava em 80 graus por aí 

Fiz uma modificação adicionando mais im radiador  ele fica 50-60 @4.8ghz

Provavelmente a pasta térmica tá ressecada?

Eu tava com um tubo desse mesmo aqui com o mesmo tempo mais ou menos

E primeira parte tava ruim despejei um tanto e veio a pasta boa 

A do começo tava meio ressecada difícil se espalhar 

Postado

Se o dissipador do air cooler não esta esquentando, a pasta térmica que esta usando esta servido é de isolante, porque colocou muita e/ou ressecou.

Não tem a bisnaga com a pasta da DeepCool que acompanha o cooler? Se tiver use ela, já vi teste em que baixou  2 graus a mais que pasta "famosinha" e nem era Rise Mode. 😜 

• Curtir 1
  • Haha 1
Postado

@Renn vou testar o cooler padrão do processador aqui agora, a pasta não parece ressecada

20250502_145939.jpg

@1lokos tô sem essa bisnaga 😞

Continuo com 96c mesmo com a pasta térmica e o cooler original do processador 

20250502_154606.jpg

Postado

Tem muita pasta neste cooler DeepCool, da uma limpada na base do cooler - deixa no CPU como está:, coloca o ccoler  tira e limpa de novo, o que ficar no CPU sera suficiente.

Verifique no CPU-Z a tensão que o CPU está recebendo. "Brincou" de overclock?

• Curtir 1
Postado

@1lokos tenho tensão normal no stress, ..1.2v max 1.3v essa de muita pasta termica não tem como influenciar tanto ainda mais agora que coloquei o cooler original da amd com a pasta que ja vem nele, estou começando a considerar mal acoplamento ou ihs com defeito

Postado

@Falatu 1.3 foi só uma margem q dei ta ficando 1.264 em stress

Estou iniciando com processo de devolução desse processador só pra garantir já que amanhã ia acabar o prazo não quero correr esse risco

• Curtir 1
Postado

@Falatu testei um undervolt só pra garantir que não tinha nada sendo forçado mesmo assim só atrasei os 95c

Será q essa temperatura não é normal em estresse máximo não? Tô usando o furmark pra estressar

Em jogos fica tranquilo apesar q a gpu não empurra essa cpu

Postado

@Nomeador ta meio estranha cara 

monitora em algum jogo..

você aperta os parafusos do cooler em X? 

em idle fica quanto?

principal suspeita é o dissipador não esquentar....

coloca uma gota de pasta termica e manda pra gente ela ta meio ressecada? ou pastosa?

Postado

A temperatura máxima do Ryzen 5500 é 90 graus, acima aciona a proteção que reduz o clock do CPU.

• Temperatura máx. de funcionamento (Tjmax) 90°C

Esta monitorando a temperatura com qual programa? Pode ser sensor apresentando problemas.

Use o Core Temp.

Postado

@1lokos msi afterburner

@Falatu em jogos fica frio não passa de 65

Idle 45 - 55

A pasta eu não sei identificar mas ela ainda parece boa, apesar q essa pasta é meio ruim, pretendo comprar outra

• Solução
Postado

@Nomeador Em jogos a temperatura fica ok? Os exemplos que passei para você são usos que tive em jogos... Em um teste de stress 100% do processador é usado, obviamente ele vai esquentar bem mais que se comparado a uma jogatina padrão. Se em jogos (até mais pesados) a temperatura está ok, não teria com o que se preocupar.

Po cara, agora relendo tudo... Tu não tem um problema, qualquer processador que tu meter em um teste de stress por um certo tempo vai ficar com a temperatura bem alta, essa situação que o teste simula quase não tem como acontecer no uso padrão do pc, talvez em 1%, 2% dos casos... Não tem com o que se preocupar.

• guilherme_dr alterou o título para É normal o Ryzen 5 5500 bater 95ºC em estresse máximo?
Postado

@Renn sim em jogos eu não vi passar de 65 C não, provavelmente é normal, é muito raro o processador ser usado 100% assim mesmo, provavelmente deve ser normal, pretendo trocar a pasta termica e melhorar o airflow deve ficar bom tambem

Postado

@Nomeador Clarooo, lá no inicio fiquei com a impressão que ele chegava nessa temperatura em uso renderizando vídeos... 65C em jogos ta muito bom já. O stress test passa longe de simular o dia a dia.

Postado
Em 02/05/2025 às 10:29, Nomeador disse:

Gabinete DT3 Hyperflow 

E para piorar este gabinete não ajuda, puseram as fans frontais soprando mais por trás da placa-mãe do que sobre o hardware. Não tem nada de "hiperfluxo" (fluxo abundante). 

gabinete-hyperflow-10-d6a8ed7530f8294340

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!