Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde a todos. 

Recentemente adquiri um SSD NVMe Gen4 da marca Crucial P310 de 7100MB/s 1TB, e dada sua velocidade estive pensando se é necessário comprar um dissipador para o mesmo, pois já vi casos em que o próprio SSD morreu devido as altas temperaturas. 

Minhas configuraçoes que colocarei com esse SSD:

ASUS TUF A620M Plus
Ryzen 5 7600X
RX 6600
32GB Ram 6000mhz
E o sistema de refrigeraçao é o do próprio Gabinete modelo k-mex microcraft + CPU Cooler Assassin King 120SE (é bem paia esse gabinete, mas atualmente não consigo adquirir outro)

Se caso for necessário comprar um dissipador, podem me mandar qual modelo se encaixaria? 

Agradeço muito. 

• Membro VIP
Postado

Em geral não precisa dissipador, se não for uso profissional ele quase não vai aquecer. Para uso comum e jogos, você não vai manter nem metade dessa leitura/gravação durante o uso.

Todo caso, o HW monitor vai mostra a temperatura do SSD. Baixa ele e deixa aberto e veja se a temperatura realmente fica alto.

• Curtir 1
Postado

@Pedroou É simples instalar o dissipador após a montagem de tudo? Pois eu ainda não montei, falta a placa-mãe chegar. E quanto seria uma temperatura bacana e razoável? 

• Membro VIP
Postado

Trabalhando abaixo dos 55ºC está mais que ideal.

3 minutos atrás, Swalls disse:

seu NVMe M.2 não fica em baixo da placa de vídeo.

O segundo slot sim, mas no segundo slot não realmente não precisa, a fan da placa de vídeo movimenta ar que resfria ele.

• Curtir 1
Postado

@Pedroou Beleza, obrigado.

Eu tenho outra dúvida paralela sobre o armazenamento na hora de trocar as peças, atualmente estou com o Windows instalado em um SSD NVMe também, de 256gb, e um HD de 500gb com outros arquivos. No momento em que eu trocar a placa-mãe e todo resto, quando eu colocar novamente esse SSD com o windows, ele irá funcionar normalmente com todos meus arquivos ou há chance de corromper e precisar reinstalar o Windows usando um pendrive externo? assim perdendo os arquivos junto.

• Membro VIP
Postado

Pode ter problemas com drivers, mas os arquivos não devem corromper. Todo caso, remova os drivers antes de colocar na placa-mãe  nova se possível.

Postado

@Pedroou Mas em todo caso se eu passar os arquivos do SSD (que contém o windows) pro HD e o windows vier a corromper na troca de placa, sendo necessário formatar (acredito eu que perdendo os arquivos do SSD) os do HD se mantém intactos? eu não compreendo muito disso, na verdade, não sei nem se é possível passar os arquivos dessa forma.

Postado

nunca instale o windows 10+ em um HD, tem que ser SSD.
ao fazer essas mudanças, a estratégia que eu uso é iniciar o windows no modo de segurança com rede (porque assim ele assume os drivers genéricos do windows), dentro dele você ajusta o tamanho do disco para o do novo e, em seguida, busca e instala os drivers do novo hardware.

Postado

@Swalls honestamente não entendi isso de modo de segurança hahaha, como eu disse, o windows está no SSD agora, quando eu trocar a placa-mãe irei passar o SSD para a nova, obviamente. Minha dúvida é se é conveniente passar os arquivos do SSD (o mesmo que está com o windows) pra um HD, pois se o windows corromper eu não perco os arquivos. Na real, é até de bom grado formatar o windows quando o SSD estiver na nova placa-mãe. 

Postado

@Lyrocon sim, você pode passar os arquivos como imagens e vídeos para o HDD, serve como armazenamento frio. Já windows, jogos, programas e afins não deve.

melhor opção seria você ter 2 ssds, um só para o windows e outro para os jogos e programas.

E você não perde arquivos se o windows corromper. A menos que use alguma criptografia como bitlocker, basta espetar o SSD em outra maquina que os arquivos estarão lá (mesmo com o S.O corrompido).

Claro, se o SSD estiver morrendo vai corromper tudo de qualquer forma.

Postado

@Swalls Por qual motivo programas não é possível? Jogos é compreensível e aceitável, é apenas baixar novamente, mas tem programas já configurados que não reconfiguram da mesma forma se baixados novamente (com conta ou não). Eu ainda não sei exatamente o que irá acontecer, mesmo retirando os drivers e formatando vi alguns conhecidos perdendo o Windows nessa troca de placa-mãe, meu medo é perder certos programas específicos (que honestamente nem eu lembro onde os baixei, apenas os tenho) em pastas com centenas de arquivos (que eu também não sei em qual unidade de armazenamento estão alocados hahaha). Por exemplo, 1581 arquivos em uma pasta em meu desktop com diversos tipos de formatos de arquivo (nem sequer tem o "Abrir local do arquivo" para encontra-lo...) E infelizmente não tenho outro pc em casa capaz de colocar esse SSD caso o windows venha a dar B.O para recuperar tais arquivos.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...