Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Eu estava precisando de uma placa-mãe Intel com suporte para:
* 1 x slot PCIe X16 (suporta modo PCIe 5.0X16, suporta divisão de canal X16, podendo ser dividido em X8 + X8 / X8 + X4 + X4)
* Armazenamento: Suporta modo PCIe 5.0X4 /X2 e suporta comprimentos 2242/2280

 

Detalhe, eu preciso utilizar os dois recursos sem que tenha redução de desempenho, vi que tem algumas placas quando utilizado o armazenamento de Geração 5, o PCIe Geração 5 x16 tem uma queda para PCIe Geração 5 x8.

Postado

Sinceramente é um tanto quanto complicado te fazer uma recomendação baseada apenas nisso. Tipo, qual especificamente a razão para procurar um processador Intel? No mais, a disposição do PCIe que você procura até onde sei não é comum, e para ficar nela ( PCIe 5 x16 pra placa e 5 x4 pro armazenamento ) só é comum no bastante caro soquete 1851 e seus processadores digamos não muito convidativos, especificamente nos chipsets b860 e z890. Ao menos não tem como errar na compra de um modelo da placa-mãe, até onde sei boa parte das linhas lançadas pro soquete são de qualidade no mínimo razoável. Já prepara pra desembolsar pelo menos 3200 em processador e placa-mãe, por sinal, isso considerando que você pegue o core ultra 5 225, o mais fraco atualmente da linha ( da última vez que olhei ). No momento o 245k está praticamente o mesmo preço por promoção, no entanto.

Então fazer isso por 2000 é uma tarefa quase impossível.

E aí vem a questão com a qual início meu comentário: 

Por que motivos você precisa de um Intel? Qual o uso? Porque você não necessariamente vai usar esses recursos plenamente. Em muitos casos, PCIe 5 x16 ( ou até o 4 ) pra uma placa de vídeo e 4 x4, normalmente por via do pch, já são mais do que suficiente para as necessidades das pessoas, e isso dá, com muito cuspe e jeito, pra fazer encaixar em 2000.

Postado

Obrigado,

 

Quero montar um PC já atualizado para demorar á fazer upgrade.
A placa de vídeo que vou utilizar vai ser a RX 9070 XT 

O motivo do qual usar um SSD geração 5, é estar com uma placa atualizada na geração para futuramente não ficar trocando de placa.

 

Eu estava procurando uma placa e achei essa aqui, placa-mãe MAXSUN TERMINATOR Z890-A WIFI, CHIPSET Z890, INTEL LGA 1851, o slot 1 do PCIe gen5/x4  é do processador e os slots do SSD são da placa-mãe.

Postado

MaxSun é marca Chinesa - fabricada pelo Shanke Group (dono das marcas MaxSun, Soyo, Teclast).

 

É popular na China onde é alternativa de baixo custo para as marcas tradicionais - ASUS, ASRock, Gigbyte, MSI.

 

O suporte de BIOS e drivers é bem precário, o que é comum em placa-mãe Chinesa.

 

Em videos sobre outros modelos, como a popular B550M Terminator, é comum usuários comentando que isso ou aquilo deixou de funcionar ou não  funciona direito, como por exemplo um slot de memória falhando. 

 

O "X" da questão de placa-mãe Chinesa é qual é a durabilidade, o que pode jogar agua fria no seu plano de "future proof".


Alias, gastar dinheiro com "future proof" em hardware a muito se provou não ser boa ideia.  Deixe a compra do "hardware do futuro" para o futuro.

 

 

 

BTW - A Intel já anunciou a "morte" do LGA1851, com o LGA1954 em desenvolvimento para 2026. Os Intel Core Ultra (LGA1851) se tornaram um belo "flop", com pouca gente comprando.

Postado

@1lokos, obrigado pela dica da Intel Core Ultra (LGA1851)  ter anunciado a sua "morte".

 

Vou segurar para o ano que vem para comprar

Me tira uma dúvida sobre a placa-mãe ASUS TUF Gaming Z890-PLUS, Intel, ATX, DDR5, Wi-Fi - 90MB1IQ0-M0EAY0, quando colocado no slot de expansão do PCIe 5.0 x16 Chipset e no Slot M.2_1 (Chave M), tipo 2242/2260/2280 (suporta modo PCIe 5.0 x4), o PCIe 5.0 x16 Chipset cai para x8 por estar usando o slot do SSD gen 5 ?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...