Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Recentemente eu comprei um pente de memória RAM DDR3 de 1600 MHz, mais nunca ela fica com essa taxa de atualização, mesmo indo na BIOS e colocando nos 1600, sempre fica por volta de 800 MHz, troquei a fonte pra uma de 400 w mais até agora nada resolveu, minha placa-mãe é uma ASUS m4n68t-m le v2 am3, é o processador um i5 3470, a memória RAM é uma tecmiyo ...

• Mr. Caio Augusto alterou o título para Com dificuldade pra habilitar frequência de 1600 MHz uma memória RAM DDR3 tecmiy
Postado

@Lucas v. raújo Olá, seja bem vindo!

Conforme o @Banunin mencionou, se estiver monitorando pelo CPU-Z ele indica a frequência real da memória que é metade da frequência efeitva. O Gerenciador de Tarefas do Windows mostra a frequência efetiva, caso ainda tenha dúvidas.

Ah, outra coisa: sua placa-mãe é uma AM3 e seu processador é um i5-3470? rsrsrs

Postado

@Banunin eu olho pelo CPU Z, e pelo especcy, ambos da 800 MHz de frequência, pra habilita os 1600 precisa colocar outro pente entt?

Outro detalhe, na BIOS aparece 1600 MHz, mais eu não consigo habilita...

@pedzero eu escrevi o nome da placa errada🤦🏽‍♂️

A minha e uma placa-mãe ASUS B75M-A p/ Intel LGA1155, com um i5 3470

Postado

@Lucas v. raújo Então está tudo certo, provável que a memória está operando em "1600 MHz". 

Essa confusão ocorre pois é comum referir-se à frequência efetiva da memória em MHz, mas isso é errado. As memórias Double Data Rate (DDR) transferem dados duas vezes por ciclo de clock. Ou seja, a frequência real da memória - no seu caso - é de 800 MHz, mas pelo fato dela transferir dados duas vezes por clock, por convenção, usa-se o dobro disso: 1600 MHz. 
O correto é referir-se à frequência efetiva com tranferências por segundo (ou MT\s).
No fim das contas o CPU-Z está certo e as simplificações usadas por nós e pelo mercado estão imprecisas. rs

Adicionar outro pente ativa o Dual-Channel, que é outro assunto.

Espero que tenha ficado claro. Abraço.

** Veja o exemplo do meu PC, com memórias de "2666 MHz":

cpuz.png

task_manager.png

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...