Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

@GuilhermeGB tudo bom? Não entendo muito de hardware e estou pesquisando por aqui.

Quero montar um computador desktop, basicamente para ter velocidade de internet (uso muitas páginas de navegador, suite office e... jogar Civilization 7. Só ele, pois tenho PS5, mas não curto jogar Civ com console.

Estou em dúvida entre pegar uma CPU porreta (tipo Ryzen 7 8700G) com gráfico integrado (pois vi que esse tipo de jogo de turno, a CPU faz mais diferença) ou pegar uma CPU mais leve e uma placa de vídeo separada. Meu orçamento para essas duas peças fica em torno de 2k.

Não sabia da memória que você falou acima. Se eu comprar a CPU dedicada eu vou precisar de 32GB de RAM?

Outra coisa: penso em comprar um monitor 2k (1440p).

Valeu se puder me ajudar.

Postado

Com R$2k talvez fique difícil de recomendar um processador + VGA. Considerando que você já tenha memória RAM DDR5 + placa-mãe para tarefas e jogos sem a intenção de rodar tudo no talo é bem possível que a integrada te deixe satisfeito.

• Curtir 1
Postado

@NIGHT FALL

Opa, colega! Tinha feito a pergunta aqui. Se puder clarear para mim... Valeu mesmo!

@mtsesperanca O Ryzen 7 8700G você acha que roda de boa? Sobre a memória, melhor ter mesmo dois penntes de 16GB, uma vez que parte é usada pelo vídeo integrado ou nada a ver? Valeu!

Só para clarear: o Civ7 pede para rodar liso a RX 6600 e a CPU Ryzen 5 3600X. Somando os preços das duas dá pouco mais de 2k sim, mas aí talvez 16GB de RAM seria suficiente. Se eu tiver que comprar 32GB para a Ryzen 7 8700G, aí fica quase tudo igual. A dúvida é qual das duas opções é melhor. Não só para o Civ7 (que posso rodar em gráfico menor), mas também para meu trabalho e monitor 2k. Não sei se o preço da placa-mãe mudaria muito também...

• Curtir 1
Postado
6 horas atrás, Tio Dito 1900 disse:

@GuilhermeGB tudo bom? Não entendo muito de hardware e estou pesquisando por aqui.

Quero montar um computador desktop, basicamente para ter velocidade de internet (uso muitas páginas de navegador, suite office e... jogar Civilization 7. Só ele, pois tenho PS5, mas não curto jogar Civ com console.

Apesar de não parecer, ele é bem pesadinho pra rodar em qualidade máxima.

Encontrei testes dele no techpowerup mostrando o desempenho de cada placa tanto em 1080p quanto em 1440p pra usarmos como referência.

Citação

image.thumb.png.a0b535d1a1c73880ecb58f7701d03515.png

Levando em conta o desempenho da placa mais fraca no teste (RTX 3050 8Gb) temos as seguintes opções.

1º - Investir em um processador mais forte e com gráfico integrado como o R7 8700G

Neste caso seria necessário ou baixar a resolução e qualidade gráfica pra manter 60FPS ou usar aplicativos de upscale e frame generator como o Losslas scale por exemplo, neste caso daria pra renderizar jogo em 1080p fazendo upscale pra 1440p e gerar quadros extras pra manter o game fluído durante a jogatina, como se trata de um jogo campanha, o aumento da latência não será prejudicial.

2º - Outra possibilidade seria investir em um processador sixcore AMD4 ao invés de AM5 como Ryzen 5 5500 que custa na casa dos 550 e pegar uma placa de vídeo dedicada como uma RTX 2060 ou uma RX 6600, ambas oscilam entre 1500~1600 reais no mercado nacional.
Neste caso você teria desempenho de vídeo suficiente pra rodar o jogo em 1440p com FPS estável, claro, e ainda teria a opção de usar FSR pra elevar ainda mais a taxa de quadros, claro, estaria abrindo mão de desempenho de processamento pra isso.

Dando meu relato sobre o R5 5500 que recomendei pois tenho esse modelo. Eu não faço uso planilhas, mas tenho sempre 3 navegadores e MUITAS (muitas mesmo) abas abertas em cada um deles. Neste momento estou com 43 abas abertas no Brave, 18 abas abertas no Chrome e outras 3 abas abertas no Edge e o processador alterna liso entre elas. Mesmo quando estava com meu Ryzen 5 1600 o comportamento era o mesmo, são aplicações que não exigem tanto poder de fogo, agora dependendo do tamanho das planilhas que você utilizar, ai sim um processador mais forte faz diferença, principalmente na hora da abertura, se forem planilhas leves já não muda muita coisa.

Então vai depender pra qual aplicação você dará mais prioridade. 

38 minutos atrás, Tio Dito 1900 disse:

Sobre a memória, melhor ter mesmo dois penntes de 16GB, uma vez que parte é usada pelo vídeo integrado ou nada a ver? Valeu!

Use SEMPRE dois pentes de memória, existe um recurso na placa-mãe chamado DUAL CHANNEL, que melhora e muito a performance na comunicação entre processador e memória, principalmente pra vídeo integrado.

Postado

@NIGHT FALL muito obrigado mesmo pela resposta. Vou salvar aqui para aprender melhor sobre o que você falou de upscale e frame generator. Não sou gamer e não entendo muito disso. Jogo no lazer mesmo.

Pelo que entendo, você acha que seria melhor pegar uma CPU mais leve com GPU dedicada, certo? E, nesse caso, você acha que dois pentes de 8GB dão conta do recado? porque, eu vi em algum lugar que, se eu pegasse o 8700G seria melhor pegar dois pentes de 16GB, pois parte da RAM é usada pela GPU integrada.

Para o Ryzen 5500 e a RX660 ou RTX2060, tem alguma regra master para escolher a placa-mãe e a fonte? Tem tanta opção...

Brigadão mesmo!

Postado
44 minutos atrás, Tio Dito 1900 disse:

Pelo que entendo, você acha que seria melhor pegar uma CPU mais leve com GPU dedicada, certo?

Eu particularmente acho que sim, para o meu uso eu prefiro ter uma qualidade gráfica melhor no jogo e maior estabilidade, e isso você consegue com uma GPU dedicada, além do que ter uma placa de vídeo no setup abre margem pra você jogar outros títulos, mesmo que de forma esporádica.

44 minutos atrás, Tio Dito 1900 disse:

E, nesse caso, você acha que dois pentes de 8GB dão conta do recado?

Ai teria mais a ver com a sua utilização. Eu abro coisa pra caramba o tempo todo, normalmente a utilização fica na casa dos 10 a 12Gb, então 16gb me atendem tranquilamente, a não ser que vá abrir alguma aplicação bem específica que tenha alto consumo de memória, 16Gb é mais que suficiente.

47 minutos atrás, Tio Dito 1900 disse:

porque, eu vi em algum lugar que, se eu pegasse o 8700G seria melhor pegar dois pentes de 16GB, pois parte da RAM é usada pela GPU integrada.

A utilização dos 2 pentes é para ativar o Dual Channel, pra vídeo integrado faz toda a diferença, porém discordo da recomendação de 32Gb, não é mais memória que vai trazer mais desempenho para o vídeo integrado, 4Gb é uma quantidade grande para o poder de processamento de uma APU, ainda sobrariam 12GB para uso, todo o resto seria desperdício.

49 minutos atrás, Tio Dito 1900 disse:

Para o Ryzen 5500 e a RX660 ou RTX2060, tem alguma regra master para escolher a placa-mãe e a fonte? Tem tanta opção...

Brigadão mesmo!

Fonte SEMPRE um modelo de qualidade, de potência 500w é mais que suficiente pra imensa maioria das configurações, vou deixar alguns modelos de recomendação que são bons custo-benefício.

Importante dizer, porque estou recomendando esses modelos? Todos eles foram testados e aprovadas pela Teclab, maior autoridade nacional no segmento de fontes, o que nos trás bastante segurança para nós usuários, tanto para recomendar quanto para comprar.

Rise Mode Zeus - R$ 239,00

Redradon RGPS 500w - R$ 269,00
Gamdias Cyclops 650w - R$ 319,00

Sobre a placa-mãe qualquer placa com chip A320, B450, A520 ou B550 atende ao nível de exigência do processador.

Seguem alguns modelos que considero boas opções (Por serem marcas confiáveis e terem boa construção).

Gigabyte B450M Gaming - R$ 524,00
ASUS PRIME A520M-A - R$ 599,00

ASUS TUF GAMING A520M - R$ 629,00

• Curtir 1
Postado

@NIGHT FALL Cara, perfeito! Vou salvar esse post aqui e estudar um pouco sobre as placas-mãe, ver a quantidade de slots com calma (quero espetar uns HDDs antigos p ver o que tem lá, adaptador de Wifi, etc) e, se surgir alguma dúvida depois, volto aqui. Muito obrigado mesmo pelo seu tempo!

• Curtir 1
Postado
5 horas atrás, Tio Dito 1900 disse:

@NIGHT FALL Cara, perfeito! Vou salvar esse post aqui e estudar um pouco sobre as placas-mãe, ver a quantidade de slots com calma (quero espetar uns HDDs antigos p ver o que tem lá, adaptador de Wifi, etc) e, se surgir alguma dúvida depois, volto aqui. Muito obrigado mesmo pelo seu tempo!

Se precisar de algo, estamos aqui.

Abraço

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!