Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Já enviei essa mesma pergunta no Microsoft Community mas nenhuma resposta foi útil, então estou pedindo ajuda aqui também.

Toda vez que inicializo meu notebook o uso da CPU está extremamente alto, entre 93% e 100%. Porém isso ocorre apenas quando o Gerenciador de Tarefas está fechado e no momento em que o abro é possível ver o uso da CPU diminuir rapidamente de 100% para 10-20%. Na maior parte das vezes o serviço que está sobrecarregando a CPU é o Interrupções do Sistema, e sempre que volto a fechar o Gerenciador de Tarefas o uso da CPU volta a subir. Normalmente percebo que ele alcançou 100% de novo quando o computador começa a travar mesmo em tarefas simples.

 

Já desativei o driver da Qualcomm Atheros, como já foi recomendado em outros fóruns, mas o problema persistiu. Também já inicializei o Windows em Modo de Segurança com Rede, e o problema também continuou acontecendo. Creio que seja algum driver do sistema que esteja desatualizado. Há cerca de 6 meses atrás instalei um programa que identificava e atualizava divers e acho que foi algum tempo depois disso que comecei a notar esse problema. Estou com receio também que talvez seja algum vírus, mesmo que o antivírus nativo do Windows não tenha detectado nada.

Alguma outra sugestão de como posso resolver?

 

image.png.d3cd453e823b0ae815119993dcfe0253.png

Informações do sistema:

Modelo: Samsung 300E5M/300E5L

Windows 10 Home Single Language 64x v.22H2

Processador: Intel(R) Core(TM) i7-7500U CPU @ 2.70GHz 2.90 GHz

RAM instalada: 16,0 GB (DDR4-2400 8GB + DDR4-2666 8GB)

Placa-mãe: NP300E5M-XF3BR

Placa de Vídeo: NVIDIA GeForce 920MX

Tenho dois SSD, um de 1Tb (que está como repartição principal) e outro de 480Gb

Postado

@mariairume ''Há cerca de 6 meses atrás instalei um programa que identificava e atualizava divers e acho que foi algum tempo depois disso que comecei a notar esse problema. ''

 

primeira coisa é formatar... e não utilizar NENHUM programa para atualizar driver ou qualquer coisa do tipo.. driver o windows instala sozinho.. ou você busca no site do fabricante 

 

até deve dar pra descobrir a causa .. mas são infinitas variaveis , tenta fazer uma restauração do sistema ou se não tiver nada importante formata de vez 

  • Curtir 1
  • Confuso 1
  • Moderador
Postado

@mariairume Baixe e execute o Process Explorer. Ele é uma versão aprimorada do gerenciador de tarefas:

https://download.sysinternals.com/files/ProcessExplorer.zip

 

Existem malwares/vírus que automaticamente se desativam quando o gerenciador de tarefas é aberto, justamente para não chamar atenção do usuário. Usando o software alternativo mencionado acima, você conseguirá verificar qual é o processo que está consumindo mais CPU.

 

O gerenciador de tarefas apresentar CPU a 100% no "Interrupções do Sistema" é perfeitamente normal. Como você pode observar na sua imagem, nada está sendo apresentado direito pois nada foi carregado nos primeiros segundos de abertura dele, portanto, o valor ali não deve ser levado a sério (o mesmo acontece comigo, e em vários outros computadores que já analisei).

  • Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
Em 08/05/2025 às 18:33, mariairume disse:

[...]

Toda vez que inicializo meu notebook o uso da CPU está extremamente alto, entre 93% e 100%. Porém isso ocorre apenas quando o Gerenciador de Tarefas está fechado e no momento em que o abro é possível ver o uso da CPU diminuir rapidamente de 100% para 10-20%. Na maior parte das vezes o serviço que está sobrecarregando a CPU é o Interrupções do Sistema, e sempre que volto a fechar o Gerenciador de Tarefas o uso da CPU volta a subir.

[...]

 

Já desativei o driver da Qualcomm Atheros, como já foi recomendado em outros fóruns, mas o problema persistiu. Também já inicializei o Windows em Modo de Segurança com Rede, e o problema também continuou acontecendo. Creio que seja algum driver do sistema que esteja desatualizado. Há cerca de 6 meses atrás instalei um programa que identificava e atualizava divers e acho que foi algum tempo depois disso que comecei a notar esse problema.

 

Em 08/05/2025 às 18:33, mariairume disse:

Informações do sistema:

Modelo: Samsung 300E5M/300E5L

Windows 10 Home Single Language 64x v.22H2

Processador: Intel(R) Core(TM) i7-7500U CPU @ 2.70GHz 2.90 GHz

RAM instalada: 16,0 GB (DDR4-2400 8GB + DDR4-2666 8GB)

Placa-mãe: NP300E5M-XF3BR

Placa de Vídeo: NVIDIA GeForce 920MX

Tenho dois SSD, um de 1Tb (que está como repartição principal) e outro de 480Gb

Bom dia, Maria. Seja muito bem-vinda ao Clube do Hardware.

Conforme apontado pelo colega @Falatu, o uso de instaladores automáticos de drivers, especialmente os de procedência chinesa (como o Driver Booster) ou os de procedência russa, como o Driver Hub, podem expor seu computador a riscos de segurança e confiabilidade, se não utilizados corretamente. Algumas ressalvas no uso desses programas devem ser feitas:

 

1. Nunca atualizar componentes Microsoft próprios por eles (como o Controlador de Disco por exemplo);

2. Sempre criar pontos de restauração antes de usar;

3. Quase nunca usar em máquinas relativamente modernas (2014 ou mais novas).

 

Se você usou, sugiro que faça backup dos seus arquivos e reinstale o seu sistema quando possível.

 

Complementando a excelente indicação do colega @GabrielLV, sugiro ainda que você faça os testes rotineiros de integridade dos arquivos do seu Windows. Eis o passo a passo:

 

1. Abra o seu Menu Iniciar (clicando no ícone do Windows ou apertando o botão do Windows no teclado);

2. Digite CMD e abra o Prompt de Comando, quando ele aparecer, clicando na opção Executar como Administrador;

3. Digite chkdsk /f /r /x e pressione Enter para executar;

4. Na confirmação que será pedida, digite a letra S maiúscula, e Enter novamente, para confirmar;

5. Digite sfc /scannow e execute, e então espere;

6. Digite dism /online /cleanup-image /restorehealth e execute, e então espere;

7. Quando essas duas verificações acabarem, feche seus aplicativos ou arquivos abertos e reinicie o seu computador;

8. Quando a informação sobre a verificação aparecer na sua tela, não faça nada e apenas deixe que prossiga;

9. Nos avise quando concluir estes passos.

 

 

  • Curtir 1
Postado

Primeiramente gostaria de agradecer a todas as respostas!

 

Utilizei o Process Explorer conforme a recomendação do @GabrielLV. Todos os processos que aparecem são reconhecíveis a primeira vista, mas posso estar enganada. Envio aqui um print para analisarem comigo.

 

printprocessexplorer.thumb.jpeg.e5f37c0c900e674eabdd9cc6216cca99.jpeg

 

Além disso, seguindo a recomendação do @Gabriel U, rodei no prompt de comando os testes de integridade. O scannow não encontrou nenhuma violação de integridade, o restorehealth restaurou sem nenhum problema e o chkdsk também rodou e restaurou bem rápido. Não soube onde procurar o log com os possíveis problemas encontrados durante o chkdsk então não pude trazer mais informações. Não notei grandes diferenças depois de reiniciar o PC, mas vou observar. Assim que possível vou fazer a reinstalação do Windows do zero e trago novas notícias.

 

Novamente, muito obrigada!

  • Curtir 2
  • Membro VIP
Postado
Em 10/05/2025 às 20:35, mariairume disse:

[...]
Além disso, seguindo a recomendação do @Gabriel U, rodei no prompt de comando os testes de integridade. O scannow não encontrou nenhuma violação de integridade, o restorehealth restaurou sem nenhum problema e o chkdsk também rodou e restaurou bem rápido. Não soube onde procurar o log com os possíveis problemas encontrados durante o chkdsk então não pude trazer mais informações.

Para conseguir ler o resultado da verificação:

1. Pressione Windows + X e selecione o Visualizador de Eventos;
2. Na lista à esquerda da sua tela (puxe a borda um pouco para o centro, se facilitar a leitura), expanda a pasta dos Logs do Windows;

3. Selecione o log Aplicativos > Filtrar Log Atual (à sua direita na tela, do outro lado);

4. Em Fontes do Evento, escolha a opção Chkdsk.

5. Quando achar o evento, veja a descrição que comece com "Verificando o sistema de arquivos..." ou que mencione o Chkdsk explicitamente;

6. Se quiser, selecione a descrição clicando uma vez e pressionando Ctrl + A e copie tudo para o Bloco de Notas e facilitar a leitura.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg


CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!