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Esse desejo de desmontar um patinete elétrico começou à três anos atrás com o objetivo de aprender tudo sobre a identificação de suas partes, seu funcionamento, diagnóstico de defeitos, troca de peças compatíveis, adaptações, conversões e gambiarras.

Comecei com o capital inicial de R$ 500,00 para comprar um usado com defeito, ocorre que cliquei em comprar em diversos anúncios e nunca consegui receber o patinete, pelo menos não perdia o dinheiro e acabei fazendo uma espécie de investimento porque pagava em 12 vezes sem juros no cartão e depois de um mês recebia o valor integral, tinha plataforma que devolvia na conta e não no cartão então, esse dinheiro eu aplicava em algum rendimento.

A brincadeira foi seguindo com aumento de valores na faixa de dois mil até chegar nos 3.500 reais quando não haviam mais anúncios de usados e só tinham novos, ai ao invés de tentar os de menor valor já parti para este modelo tendo em vista que o próximo seria de o de 5.500 mas, de repente numa compra da Shopee recebi o patinete:

1.jpg.61cd7d714385bd1ae1e26e568b9916e1.jpg

Foi uma baita surpresa porque realmente não esperava receber ele e achava que seria mais uma tentativa em vão. Veio numa caixa medindo aproximadamente 120 X 50 X 30 cm e pesando entre 25,500 e 25,600 Kg, a balança não conseguiu se firmar e ficou oscilando entre este valores.

Em algumas das compras anteriores o vendedor até tentou enviar mas, passava do limite de um metro do correio. Eu orientei ele a fazer uma caixa mais quadrada com o patinete atravessado para poder passar mas, ele optou por desmontar para atingir o limite, ocorre que o site no novo anúncio elevou o valor do frete de forma a ficar com o preço final mais caro do que um patinete novo.

Agora finalmente com o patinete em mãos vou dar prosseguimento no meu plano maligno de dissecar a vítima para aprender seu funcionamento e a primeira informação está do lado de fora da caixa:

2.jpg.2d0d3d118c12b17ffaac60ec8b7eaa2b.jpg

O modelo BG024-01, que ainda não pesquisei para saber quem é o real fabricante e quais outros importadores trouxeram ele para o Brasil mas, na lateral da caixa vem escrito o nome do importador que fez a encomenda:

3.jpg.4f9bbcc28010530da046061db4536ea7.jpg

ANJ GG, que aliás, é o nome da loja em que fiz a compra na Shopee, sendo que este nome de empresa tem também anúncios em redes sociais e também encontrei o mesmo patinete anunciado por empresas diferentes em outras plataformas.

Seguindo na abertura do pacote:

4.jpg.2e885e368396d8556880481b72005fcb.jpg

Veio muito bem protegido entre duas placas personalizadas de isopor:

5.jpg.0a6a96ed9ddf5feaad31f8db9f51293f.jpg

A marca do importador está estilizada na lateral:

8.jpg.32b70ef96dd4451eb45cea2669329d0e.jpg

Tem também um adesivo com o desenho das asas mas, a foto saiu desfocada.

Na caixinha de papelão veio o carregador e seu manual em inglês e Chinês e num outro plástico vieram algumas ferramentas e o manual do patinete em Inglês:

6.jpg.9e707ae7a459e8352ef00212282f1b21.jpg7.jpg.d583ece8ad4135925905d3a370d4c297.jpg

Neste ponto eu me recordei de uns 50 anos atrás quando ganhei minha primeira bicicleta que era toda mecânica e não tinha nada de elétrica, em poucos minutos eu montei ela e já sai andando com uma naturalidade de um mecânico que já nasceu sabendo como montar e desmontar, mesmo nunca tendo feito isso antes. Eu só descobri que tinha freio depois de bater na parede, esses detalhes a gente vai aprendendo aos poucos.

Fiquei pensando se eu tivesse nascido uns 50 anos depois a minha primeira bicicleta seria elétrica e não mecânica e se tivesse nascido daqui uns 100 anos a bicicleta seria voadora.

O fato é que nasci já sabendo sobre mecânica e não nasci sabendo sobre eletricidade então, bora aprender.

10.jpg.a8b41e0ff14898191930ead8a358edf5.jpg

Acima o detalhe da etiqueta na parte de trás do painel TFM13 que funciona entre 36V e 72V.

O peso do patinete em si é em torno de 22,480 Kg:

11.jpg.dc4965fda7810afba339a7cedaefa3db.jpg

A balança também não conseguiu se estabilizar e fica oscilando, quem sabe seja influência dos ímãs do motor.

Convém não passar aqui todos os detalhes da montagem mecânica em si porque o post é dedicado a eletrônica e não mecânica mas, encontrei dificuldades para abrir o patinete porque a trava dele não encaixava:

12.jpg.82931362ac239397cd511deb72eef135.jpg

Só resolvi quando coloquei uma chave de fenda fazendo alavanca para o pino centralizar e encaixar travando o guidão, usei um pano para não arranhar o metal.

Na sequência para obter mais informações, tem que abrir a tampa e alguns parafusos estão expostos enquanto que outros estão ocultos embaixo do adesivo anti-derrapante:

13.jpg.87a0ef330db549cb9eb62d07bb07f9a9.jpg

Acima dois parafusos que prendem o suporte do acento e abaixo os parafusos que ficam debaixo do piso:

14.jpg.2170d31cd3ac5c408f5ecfa7bbc2360b.jpg15.jpg.3477d8d74b09584256ef478b309d957c.jpg16.jpg.bc884f0e260f23c61a74f0cb7f721459.jpg

17.jpg.d4569119389acbb897b919830494ccd3.jpg

Depois que retira eles, a tampa sai:

18.jpg.1eb3fda648aa158f74fc7e9b5482f802.jpg

E é possível acessar a parte interna:

19.jpg.ef4b6db34c907524cc57d9c5caa128a6.jpg

Acima e abaixo as etiquetas da bateria de 13S4P:

20.jpg.117bc59ad83004733a8fc47b1320c882.jpg

Ela vem colada em baixo e com pedaços soltos de espumas nas laterais e em cima.

Para abrir ela e acessar a controladora e as células tem que cortar o plástico, vou deixar isso para depois quando tentar instalar outra bateria.

Finalmente para encerrar esta primeira etapa a etiqueta da controladora TFM13 Electron C8 PRO:

21.jpg.16a35d0783d3d5a2fae65a9334e7b9c5.jpg

Quando cheguei aqui, os planos de desmontagem deixaram de ser prioridade e agora pretendo remover os LEDs e faróis extras, deixando só um farol e bloqueando a controladora para não passar de 25 Km/h, assim poderia dar uns rolê pela cidade sem medo de perder o patinete numa blitz.

Abaixo o medidor de tensão da chave de ligar:

22.jpg.6f5c1e0bc34b48d4597abc58c813cfea.jpg

Agora o painel no modo 1 com máxima de 24:

23.jpg.6ca6214c96a313e982b974a77f3d920e.jpg

No modo 2 com máxima de 45:

24.jpg.67dff3c5558e826cfc40a0827e1889f3.jpg

E no modo 3 com máxima de 65:

25.jpg.67bf2430d621bfe62327005e66761df2.jpg

Tudo leva a crer que a bateria não veio em seu modo de storage com 80% da carga porque o painel indica 100% de carga e o medidor indica 50V e não os 48V nominais que seria aproximadamente a tensão de corte ou desligamento.

É isso, embarquei numa nova aventura e se você souber de alguma dica, compartilha ai.

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19 minutos atrás, Pincipi disse:

Esse desejo de desmontar um patinete elétrico começou à três anos atrás com o objetivo de aprender tudo sobre a identificação de suas partes, seu funcionamento, diagnóstico de defeitos, troca de peças compatíveis, adaptações, conversões e gambiarras.

Comecei com o capital inicial de R$ 500,00 para comprar um usado com defeito, ocorre que cliquei em comprar em diversos anúncios e nunca consegui receber o patinete, pelo menos não perdia o dinheiro e acabei fazendo uma espécie de investimento porque pagava em 12 vezes sem juros no cartão e depois de um mês recebia o valor integral, tinha plataforma que devolvia na conta e não no cartão então, esse dinheiro eu aplicava em algum rendimento.

A brincadeira foi seguindo com aumento de valores na faixa de dois mil até chegar nos 3.500 reais quando não haviam mais anúncios de usados e só tinham novos, ai ao invés de tentar os de menor valor já parti para este modelo tendo em vista que o próximo seria de o de 5.500 mas, de repente numa compra da Shopee recebi o patinete:

1.jpg.61cd7d714385bd1ae1e26e568b9916e1.jpg

Foi uma baita surpresa porque realmente não esperava receber ele e achava que seria mais uma tentativa em vão. Veio numa caixa medindo aproximadamente 120 X 50 X 30 cm e pesando entre 25,500 e 25,600 Kg, a balança não conseguiu se firmar e ficou oscilando entre este valores.

Em algumas das compras anteriores o vendedor até tentou enviar mas, passava do limite de um metro do correio. Eu orientei ele a fazer uma caixa mais quadrada com o patinete atravessado para poder passar mas, ele optou por desmontar para atingir o limite, ocorre que o site no novo anúncio elevou o valor do frete de forma a ficar com o preço final mais caro do que um patinete novo.

Agora finalmente com o patinete em mãos vou dar prosseguimento no meu plano maligno de dissecar a vítima para aprender seu funcionamento e a primeira informação está do lado de fora da caixa:

2.jpg.2d0d3d118c12b17ffaac60ec8b7eaa2b.jpg

O modelo BG024-01, que ainda não pesquisei para saber quem é o real fabricante e quais outros importadores trouxeram ele para o Brasil mas, na lateral da caixa vem escrito o nome do importador que fez a encomenda:

3.jpg.4f9bbcc28010530da046061db4536ea7.jpg

ANJ GG, que aliás, é o nome da loja em que fiz a compra na Shopee, sendo que este nome de empresa tem também anúncios em redes sociais e também encontrei o mesmo patinete anunciado por empresas diferentes em outras plataformas.

Seguindo na abertura do pacote:

4.jpg.2e885e368396d8556880481b72005fcb.jpg

Veio muito bem protegido entre duas placas personalizadas de isopor:

5.jpg.0a6a96ed9ddf5feaad31f8db9f51293f.jpg

A marca do importador está estilizada na lateral:

8.jpg.32b70ef96dd4451eb45cea2669329d0e.jpg

Tem também um adesivo com o desenho das asas mas, a foto saiu desfocada.

Na caixinha de papelão veio o carregador e seu manual em inglês e Chinês e num outro plástico vieram algumas ferramentas e o manual do patinete em Inglês:

6.jpg.9e707ae7a459e8352ef00212282f1b21.jpg7.jpg.d583ece8ad4135925905d3a370d4c297.jpg

Neste ponto eu me recordei de uns 50 anos atrás quando ganhei minha primeira bicicleta que era toda mecânica e não tinha nada de elétrica, em poucos minutos eu montei ela e já sai andando com uma naturalidade de um mecânico que já nasceu sabendo como montar e desmontar, mesmo nunca tendo feito isso antes. Eu só descobri que tinha freio depois de bater na parede, esses detalhes a gente vai aprendendo aos poucos.

Fiquei pensando se eu tivesse nascido uns 50 anos depois a minha primeira bicicleta seria elétrica e não mecânica e se tivesse nascido daqui uns 100 anos a bicicleta seria voadora.

O fato é que nasci já sabendo sobre mecânica e não nasci sabendo sobre eletricidade então, bora aprender.

10.jpg.a8b41e0ff14898191930ead8a358edf5.jpg

Acima o detalhe da etiqueta na parte de trás do painel TFM13 que funciona entre 36V e 72V.

O peso do patinete em si é em torno de 22,480 Kg:

11.jpg.dc4965fda7810afba339a7cedaefa3db.jpg

A balança também não conseguiu se estabilizar e fica oscilando, quem sabe seja influência dos ímãs do motor.

Convém não passar aqui todos os detalhes da montagem mecânica em si porque o post é dedicado a eletrônica e não mecânica mas, encontrei dificuldades para abrir o patinete porque a trava dele não encaixava:

12.jpg.82931362ac239397cd511deb72eef135.jpg

Só resolvi quando coloquei uma chave de fenda fazendo alavanca para o pino centralizar e encaixar travando o guidão, usei um pano para não arranhar o metal.

Na sequência para obter mais informações, tem que abrir a tampa e alguns parafusos estão expostos enquanto que outros estão ocultos embaixo do adesivo anti-derrapante:

13.jpg.87a0ef330db549cb9eb62d07bb07f9a9.jpg

Acima dois parafusos que prendem o suporte do acento e abaixo os parafusos que ficam debaixo do piso:

14.jpg.2170d31cd3ac5c408f5ecfa7bbc2360b.jpg15.jpg.3477d8d74b09584256ef478b309d957c.jpg16.jpg.bc884f0e260f23c61a74f0cb7f721459.jpg

17.jpg.d4569119389acbb897b919830494ccd3.jpg

Depois que retira eles, a tampa sai:

18.jpg.1eb3fda648aa158f74fc7e9b5482f802.jpg

E é possível acessar a parte interna:

19.jpg.ef4b6db34c907524cc57d9c5caa128a6.jpg

Acima e abaixo as etiquetas da bateria de 13S4P:

20.jpg.117bc59ad83004733a8fc47b1320c882.jpg

Ela vem colada em baixo e com pedaços soltos de espumas nas laterais e em cima.

Para abrir ela e acessar a controladora e as células tem que cortar o plástico, vou deixar isso para depois quando tentar instalar outra bateria.

Finalmente para encerrar esta primeira etapa a etiqueta da controladora TFM13 Electron C8 PRO:

21.jpg.16a35d0783d3d5a2fae65a9334e7b9c5.jpg

Quando cheguei aqui, os planos de desmontagem deixaram de ser prioridade e agora pretendo remover os LEDs e faróis extras, deixando só um farol e bloqueando a controladora para não passar de 25 Km/h, assim poderia dar uns rolê pela cidade sem medo de perder o patinete numa blitz.

Abaixo o medidor de tensão da chave de ligar:

22.jpg.6f5c1e0bc34b48d4597abc58c813cfea.jpg

Agora o painel no modo 1 com máxima de 24:

23.jpg.6ca6214c96a313e982b974a77f3d920e.jpg

No modo 2 com máxima de 45:

24.jpg.67dff3c5558e826cfc40a0827e1889f3.jpg

E no modo 3 com máxima de 65:

25.jpg.67bf2430d621bfe62327005e66761df2.jpg

Tudo leva a crer que a bateria não veio em seu modo de storage com 80% da carga porque o painel indica 100% de carga e o medidor indica 50V e não os 48V nominais que seria aproximadamente a tensão de corte ou desligamento.

É isso, embarquei numa nova aventura e se você souber de alguma dica, compartilha ai.

@Pincipi, pelo amor do Santo Deus no Céu, cara. Eu sou seu fã.

Com todo o respeito, eu mesmo tenho traços de autismo. E sinto que você também seja assim, mas com um hiperfoco absurdo em itens eletrônicos. Quando eu penso que você já fez o seu post mais inusitado, você me aparece com um patinete elétrico, num fórum que trata majoritariamente sobre computadores (e produtos eletrônicos que auxiliem no processamento de informação em geral). Meu, na boa, é inacreditável...

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@Pincipi Não sei se conhece o Leandro do canal Letra Jota, mas dá uma olhada nessa playlist. Deve dar umas 20 horas de engenharia reversa, erros e acertos até conseguir criar um patinete superpoderoso caseiro 😅
 

 

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@Gabriel U Obrigado por ser meu fã.

Eu estou fazendo um curso que faz um trabalho de mentoria pessoal e na parte de construir uma visão para o quadro ideal de vida ou carreira foi perguntado:

Quem tem a vida que você mais gostaria de ter?

Descreva como você acha que essa pessoa vive.

Quem faz o trabalho que você mais gostaria de estar fazendo?

E até agora à pouco eu não sabia responder porque em minha mente a vida que desejo ou pessoa que a tem não existe no mundo real mas, quando li sua resposta, fiz uma conexão com o exemplo dado em sala de aula, onde o ator do exterminador do futuro aos 11 anos de idade viu uma revista com o mister universo na capa e decidiu que seria igual a ele, que queria ter a mesma vida que ele.

Ai vem você e me dá a entender que gostaria de ter a mesma vida que eu tenho, o que me fez entender que o meu desejo pessoal é ter alguém que explique as coisas, que mostre como funcionam, no estilo do dono deste site, o CDH.

E de repente, me vi fazendo o papel do desbravador, do cara que ensina algo. Isso me fez repensar e agora estou achando que tenho a vida que sempre quis ter.

Obrigado mesmo por expressar seus sentimentos em suas palavras, isso me ajudou de verdade.

Já fiz dois exames de autismo e o resultado não foi o suficiente para ganhar a carteirinha, só chegou perto. Risos.

 

@Shaman93 Não conheço ele pessoalmente mas, acompanho o conteúdo dele que inclusive reforçou muito minha vontade de ter um patinete para desmontar. Conheço algumas pessoas que participaram dos vídeos dele e estou em alguns grupos de wattsapp de mobilidade elétrica, de veículo elétrico e um recém formado Clube de patinetes "Patinetando" para passeios de patinetes aqui em Sampa.

As informações que circulam nestes grupos são fantásticas, pena que ficam perdidas depois de visualizar.

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Continuando nas novas descobertas sobre o patinete, após fazer uma breve pesquisa em sites pela imagem e nome dele, cheguei à conclusão de que o fabricante deve ser este aqui:

C8proAliba.thumb.jpg.7ef6d76fca7f6cfe5b760191b01aa43a.jpg

Zhejiang Jinlin Sports Technology CO. LTD e lá se faz o pedido com o nome e a marca que quiser.

Digamos que eu encomende de 2 a 99 peças pelo preço de U$ 558,00 equivalente a R$ 3.151,86 na cotação de hoje por conversão direta e sem os impostos e o custo de importação.

Se eu paguei R$ 3.000,00 então, pela lógica o importador deve ter encomendado uma quantidade maior que 500 peças a aproximadamente 2.500 cada o que daria um investimento de no mínimo R$ 1.250.000,00 também sem contar os custos de importação e de impostos.

Caso contrário ele não teria lucro ou então já obteve lucro com a unidades que vendeu e agora está queimando o estoque com baixa margem de lucro para comprar mais.

Como exemplo achei outros revendedores que podem ou não serem importadores independentes:

C8proGolds.thumb.jpg.26589b07050ce7625b3d9fd6ea39d7c1.jpg

Levando em conta que existem algumas variantes do mesmo modelo com painéis ou kits diferentes como se observa acima e abaixo no caso do comprador no mesmo anúncio que reclamou por ter recebido uma versão diferente:

Comprador.jpg.4555dcbb48661ec3916070661de62de1.jpg

A versão que tem o gatilho do acelerador junto ao painel.

Sem dúvida o que comprei é exatamente este aqui que aparece no Instagran:

C8proInsta.jpg.c929aa9e761a7e153dcc237c0e20a90e.jpg

E também é anunciado no mercadolivre além da Shopee.

Uma coisa é certa, não tem "galantia" nem assistência técnica além do que não encontrei peças de reposição para ele, sendo que ainda é possível usar ou adaptar outros kits diferentes.

 

A propaganda de venda dele é esta:

https://www.youtube.com/watch?v=tAruMXdScYA

O vídeo mostrando como se monta ele é este:

https://www.youtube.com/watch?v=C4CGW3NGb-k

Dá para ver que foi montado num galpão de estoque e o ônibus que passa no fundo é aqui do Brasil, eu arrisco dizer que fica na região do Brás, também mostra o detalhe do provável empresário que deve ser o responsável pela importação e revenda.

Em outros locais do mundo tem a marca Kugoo ou Kukirin que revendem o mesmo kit com pequenas modificações.

 

Agora avançando no assunto do painel TFM13, encontrei à venda o kit de painel e controladora:

https://portuguese.alibaba.com/product-detail/TFm13-Display-6-Tube-Controller-Switch-1601033236403.html

Ou apenas o painel:

https://pt.aliexpress.com/item/1005005858046548.html?spm=a2g0o.detail.pcDetailTopMoreOtherSeller.12.74acpXSupXSuid&gps-id=pcDetailTopMoreOtherSeller&scm=1007.40196.436742.0&scm_id=1007.40196.436742.0&scm-url=1007.40196.436742.0&pvid=10e3b969-f96a-42a5-9728-c79d8043dcf9&_t=gps-id:pcDetailTopMoreOtherSeller,scm-url:1007.40196.436742.0,pvid:10e3b969-f96a-42a5-9728-c79d8043dcf9,tpp_buckets:668%232846%238107%231934&pdp_ext_f={"order"%3A"57"%2C"eval"%3A"1"%2C"sceneId"%3A"30050"}&pdp_npi=4%40dis!BRL!221.64!221.64!!!37.31!37.31!%402101e9a217469886935852113e41aa!12000037412722042!rec!BR!1919187046!XZ&utparam-url=scene%3ApcDetailTopMoreOtherSeller|query_from%3A

 

Já na parte de documentação ou manuais ou esquemas elétricos, ainda não achei nada relevante mas, tem um vídeo ensinando sobre a programação ou configuração interna:

 

A partir do vídeo eu me diverti apertando e soltando botões para navegar em todas as configurações e montei um mapa explicando como são as configurações deste patinete C8 e como fazer as modificações.

Quando se aciona a chave, apenas o indicador de tensão fica aceso e após manter pressionado o botão de ligar por alguns instantes, o painel liga.

Com ele desligado se você apenas apertar e soltar o botão de ligar/desligar o painel só mostra um código, sem ligar efetivamente aliás, sobre código de erros; no manual de alguns Kukirin tem a tabela dos códigos de erro, assunto que ainda não estudei.

Uma vez com o painel ligado a diversão começa ao apertar e soltar 3X o botão de ligar, isso faz com que o painel entre no modo de programação exibindo um P seguido de algo de 1 a 8 ou A,B e C, para cada módulo tem uma configuração que mostro mais adiante.

Estando o painel mostrando um destes P, nada acontece e se deixar assim, após alguns instantes o painel retorna ao modo normal, sem fazer qualquer alteração.

Agora se apertar e soltar o botão de ligar ou desligar o painel mostra o próximo P na sequência, digamos que exibiu o P1, então, se apertar e soltar o botão vai exibir o P2 e assim por diante para cada vez que apertar e soltar o botão de ligar, do P8 ele vai para o PA e segue para PB e depois PC, retornando ao P1.

Uma vez que chegou ao P desejado e quer fazer alguma alteração no valor programado, tem que deixar pressionado o botão por alguns instantes até que os valores do hodômetro comecem a piscar.

É a partir deste momento que os valores podem ser mudados ao apertar e soltar o botão de ligar, feito isto e selecionado o valor desejado, basta deixar o botão de ligar pressionado por mais alguns instantes até os valores pararem de piscar, ai sim os valores foram salvos, sendo que o painel passa a exibir o próximo P na sequência.

Caso apenas selecione um novo valor e não faça mais nada, após alguns instantes o painel retorna ao modo normal sem salvar nada.

Se desligar o painel na chave, também não salva o novo valor e mantêm o velho ou já programado anteriormente.

Terminado o trabalho de mudar as configurações basta deixar voltar ao modo normal que está tudo certo e programado.

 

Eu demorei um pouco para me acostumar porque já lidei com muitos tipos de programações diferentes e o cérebro acaba dando um nó mas, no fundo é tão fácil como programar um relógio de pulso pelos botões.

 

Agora vem a explicação uma a uma de cada opção, vou seguir a metodologia de P seguido do valor que já estava previamente programado e depois o nome da configuração e quais valores podem ser programados:

 

P1- 00000 = quilômetros por hora ou milhas por hora, se selecionar 00000 vai exibir km\h e se selecionar 00001 vai exibir mp\h.

 

P2- 00048 = tensão de trabalho, aqui eu não arrisquei testar quais as opções disponíveis para não correr algum risco de selecionar algo errado. Na etiqueta mostra que este painel trabalha de 36 a 72V.

 

P3- 00100 = tamanho do pneu, os valores possíveis começam em 80, incrementando de cinco em cinco até chegar em 160. Exemplo: 80, 85, 90, 95, 100, 105, 110, 115, 120, 125, 130, 135, 140, 145, 150, 155 e 160. Essa parte de tamanho do pneu eu não tenho ideia de como seja mas, o valor de 100 deve ser o valor correspondente ao tamanho do pneu dele. O dianteiro é 255X80 CY-369-02 Max Load 85Kg (187Lbs) AT 345KPa(50 PSI) Cold TubeType e o traseiro só muda a sequência CY-369-06 que deve ser relativa a data de fabricação.

 

P4- 00019 = Quantidade de ímãs dentro do motor, aqui eu também não naveguei nas quantidades possíveis e também ainda não abri o motor para contar quantos tem. Com certeza devem ser 19 mesmo.

 

P5- 00000 = piloto automático, 00000 é não acionado e 00001 é acionado. De modo que quando acionado fica piscando no painel o indicador. Cabe observar que no vídeo ele só mostra como programar o piloto mas, não mostra como acionar o piloto e eu tentei algumas formas de acionamento pelo botão de ligar ou pelo botão do farol, em alguns casos consegui acionar pelos dois botões individualmente, entretanto em outras oportunidades não consegui acionar, porque funciona quando quer. Ainda não consegui me familiarizar plenamente com os controles.

 

P6- 00000 = impulso inicial para responder ao acelerador (00001) ou acelera direto (00000). Com o patinete parado na programação 0 ao acelerar o patinete já sai andando e na programação 1 e não sai do lugar ao acelerar, é preciso dar um impulso inicial para o acelerador responder e acelerar.

 

P7- 00100 = limite de velocidade, este aqui varia do zero ao 100 e testei todas elas sendo que nada mudou em nenhuma variante, pelo menos com o motor elevado sem carga, sem estar rodando no chão. Eu esperava que ao mudar esta programação para 32, o patinete iria rodar no máximo a 32 km\h. Infelizmente parece que exatamente esta é a única função que não funciona. Justamente a que eu mais queria para não correr o risco de ter o patinete apreendido.

 

P8- 00005 = tempo de espera sem uso para desligar o display, esses valores variam de 0 a 60, onde zero = nunca desliga e 60 = uma hora. O que observei neste patinete é que o display nunca desliga, o que desliga automático conforme a programação são os faróis ou a iluminação. Fiz um teste de descarga de bateria deixando a iluminação acionada e com o valor 00005 ela desliga automático em cinco minutos. Já no valor 00000 fica acionada direto. Não fiz o teste com o veículo em movimento.

 

PA- 00005 = força inicial de partida, ou saída progressiva ou saída por soco, esses valores vão de zero a cinco. Ainda não tive tempo de fazer o teste e só sei que o maior valor ou o mais potente é o 5. Quanto menor o valor, mais fraca deve ser a saída ou arranque inicial.

 

PB- 00000 = regeneração ou freio regenerativo, estes valores variam de zero a 5. Não domino o assunto mas, pelo que li, se deixar em zero, quando frear pelo manete o freio motor não é acionado, a roda é livre. Existe uma teoria em que o freio motor ao ser acionado produz energia, igual a um gerador, que é enviada para a controladora e dela para a bateria. As pessoas dizem que se a controladora não está destinada ou não tem este recurso, ao acionar o freio motor, pode explodir. Eu não domino o assunto.

 

PC- 00000 = zeragem do hodômetro, o hodômetro deste painel fica alternando entre os números do trip ou parcial e os números do total percorrido. Pelo teste que fiz com o motor suspenso, rodei 2 km e se mantiveram na memória mesmo depois de desligar e remover a bateria. Ocorre que ao mudar o valor de 00000 para 00001 o hodômetro total deixou de exibir 2 e voltou a valor zero.

 

Caso seu painel tenha perdido os valores originais, basta comparar e mudar conforme a tabela acima que vai dar tudo certo.

 

É isso, na parte de programação do painel se esgotaram as possibilidades, eu tentei também diversas combinações de acionamento freio acelerador e botões para tentar descobrir alguma configuração secreta mas, nada funcionou.

 

Para acessar a controladora e chicote eu tive que remover a bateria que é colada e pesa entre 2,570 e 2,580 Kg, a balança ficou oscilando. Ela tem dois chicotes, o mais grosso vai para a controladora e o outro mais fino vai para a porta de recarga. Usaram uma fita dupla com espuma para prender tanto a bateria como a controladora no chassis, ai tem que puxar com jeitinho, forçando lateralmente para ir descolando e romper a espuma.

Com a controladora do lado de fora foi possível ver melhor a etiqueta dela:

1.jpg.4742920f7bd78adf7e35359e86a1f4a2.jpg

Removendo a tampa lateral:

2.jpg.725e67d4b56665a9407b418c07fd7886.jpg

E removendo a placa interna depois de soltar os três parafusos do banco de mosfets:

3.jpg.7a3f543be5ab953e14853133a8db1bf6.jpg

O chip é um Geehy APM32 F-D30C. Na placa vem escrito TF901_D6G_KK_APM_ V0.15D

No destaque em vermelho tem os pinos de DAT, CLK, GND e 3,3V que ao meu entender seriam os pontos de conexão de uma interface para fazer mudanças na firmware dela e quem sabe seria assim que eu poderia reprogramar as velocidades máximas para atender a legislação do Brasil. Se eu não conseguir fazer isto, a única alternativa é comprar e instalar outra controladora e painel que permita o controle do limite de velocidade.

A propósito, geralmente nestas caixinhas de alumínio vem dois fios soltos na controladora que ao serem ligados limitam a velocidade em 20 km\h, ou quando não tem os fios, tem dois pontos na placa que ao serem soldados limitam a velocidade. Esse modelo aqui não tem isso.

 

Importante salientar que na parte mecânica da desmontagem deste patinete que existem chapas que se soltam quando os parafusos são removidos, como no caso dos indicadores de mudança de direção:

5.jpg.3da110d4e66a865aba6c7533424805f9.jpg

Ao soltar totalmente o parafuso que dá acesso pela parte de baixo, a plaquinha se solta, se perdendo dentro do patinete e o melhor a fazer aqui é apenas afrouxar o parafuso.

Já no caso do pezinho de descanso:

6.jpg.9270d0759c1bdbb4bba93b2900779c77.jpg

É melhor nem remover porque a contra chapa que tem os sulcos do parafuso fica numa parte onde a mão não alcança, eu tive que prender ela num papelão com durex para posicionar no local certo e reparafusar.

 

Para acessar melhor o chicote é preciso remover a capa dos faróis:

7.jpg.d89989662933374581dae06a398fda5f.jpg

Ai dá para separar os fios e entender a parafernália deles:

8.jpg.d8fbf2ae0456e9786d11a322dc6a5f37.jpg

Nos destaques em vermelho tem o plug amarelo do fios de descarga da bateria e o plug vermelho da porta de carga.

Os três fios mais grossos são as fases do motor, depois tem vários conjuntos de fios, alguns vão para o painel, outros para o motor e os demais para a iluminação.

Tem que ter paciência para interpretar tudo.

Aqui dá para brincar bastante desconectando um ou outro fio para ver qual código de erro aparece no painel.

Quando eu for comprar outra controladora vou tentar achar uma que tenha quase que todos os conectores iguais de modo a não precisar trocar nenhum deles.

Nos anúncios de venda geralmente vem o esquema de ligação correspondente de cada fio.

 

O carregador não poderia também deixar de ter sido aberto:

9.jpg.b86569ffed0196baabb4d54e2fda3805.jpg

O LED vermelho fica aceso enquanto carrega e muda para cor verde quando termina de carregar, a ventoinha de 12V só e acionada durante a recarga:

10.jpg.8683b97c63e7b7832a8f410348465094.jpg

É sempre bom ter um carregador de reserva para não ficar na mão quando o original pifar. Este modelo aqui pode ser encontrado no Aliexpress ou aqui no Brasil, o único problema é a ponta do conector que pode encarecer em muito o preço final, sai mais barato comprar um com conector diferente e mudar para o conector de três pinos fêmea, os mesmos usados em microfones de rádios antigos ou em estações de solda.

É claro que a porta de recarga também pode ser modificada para outro padrão à escolha, isso é fácil porque são apenas dois fios.

 

A vontade de desmontar e descobrir mais sobre ele ficou menor que a vontade de andar nele, resolvi então remontar tudo para dar umas voltas com ele assim que as chuvas acabarem, enquanto isso não acontece, vou me divertindo em carregar e descarregar a bateria.

Sobre ela; a minha ideia inicial de que 50V seria a carga completa está errada pois, depois da carga completa ela indica 54,8V.

Pela lógica 50V deve ser o equivalente a 80% de carga. Caso precise deixar o patinete parado por muito tempo, o ideal é deixar o farol aceso ou acionar o motor até o marcador indicar 50V que é a porcentagem ideal para estoque sem causar danos nas células.

Ainda não sei qual seria a tensão de descarga máxima e para não correr algum risco de estragar precocemente a química das células, optei por descarregar até 47V em que o painel apaga apenas uma das barrinhas indicadoras de carga.

Se a química dela fosse ferro fosfato eu sei que 40V é igual a 0% e 58,4V é 100%.

A bateria é 13S, ai a carga total de 54,8V dividida por 13 dá 4,215V por célula.

Descarregada em 47V dividido por 13 dá 3,615V por célula.

Células caras podem ser descarregadas até 2,5V sem estragar a química delas. Essa aqui com certeza é das mais baratas e se descarregar menos de 3V pode dar problema na química dela. 3V vezes 13 é igual a 39V, pela lógica o mais seguro é não baixar mais do que 40V.

Se nos testes a controladora desligar com mais do que 40V então, significa que está tudo certo e a química das células será preservada, pelo menos é o que eu imagino. O certo mesmo seria ter o datasheet das células.

Vivendo e aprendendo.

 

 

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