Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Buenas pessoal, tenho uma rtx3060ti palit na ASUS b450f gaming rogstrix, notei recentemente que ela esta rodando a x8, já não sei o que fazer pra voltar a rodar x16, já atualizei tudo, retirei fiz limpeza com limpa contatos e nada.

O processador r5 3600 fonte cx500 e um NVMe no primeiro slot creio que não seria o problema pois antes rodava a x16.

• Moderador
Postado

Percebeu a mudança durante carga ou em idle?

Só para garantir, há NVMe no segundo slot ou só no primeiro mesmo?

De acordo com o manual, se o slot M2_2 está preenchido, o PCIe x16_1 estará em x8

image.png.0009a19376a1bb3cd96570095bc5f6d0.png

Sei que tem como mudar na BIOS, normalmente é automático, mas daria para forçar, chegou a ver algo sobre?

• Moderador
Postado

Eita,pode confirmar depois usando alguma carga maior, sem ser o teste do GPU-Z?

O padrão mesmo é tirar a GPU e verificar se há dano/sujeira nos pinos, mas creio que você já checou essa possibilidade visto que fez a limpeza

Na pior hipótese, você percebeu algum problema relacionado a desempenho?

Postado

Fui abrir o GPU-Z hoje e percebi a mesma situação comigo. A diferença é que tenho uma 1050TI. Não acredito que PCIE @ x8 3.0 seja um problema para uma placa tão fraca, mas vou acompanhar o tópico mesmo assim.

Postado

@Zalgo já fiz limpeza e não tem nenhum problema físico visível no hardware, nos jogos não notei queda grande de fps, vou acabar trocando a Mb por uma b550 

• Mr. Caio Augusto alterou o título para GeForce RTX 3060ti rodando @x8 na ASUS b450-f gaming
Postado
3 horas atrás, Edijardim disse:

@Zalgo já fiz limpeza e não tem nenhum problema físico visível no hardware, nos jogos não notei queda grande de fps, vou acabar trocando a Mb por uma b550 

Já tentou atualizar ou mesmo reverter alguma atualização recente na BIOS da placa-mãe?

Não creio que seja necessário trocar a placa-mãe.

• KairanD alterou o título para GeForce RTX 3060 Ti limitada a PCI-E x8 na ASUS B450-F Gaming
Postado

@NIGHT FALL vou tentar essa ultima cartada, vou fazer downgrade para versões anterior e testar,

Aproveitando apareceu hoje uma b550-e rogstrix com preço justo acredito que seria uma possibilidade pra um futuro up de processador e gpu

Tenho outras duas em vista

ASUS tuf b550m plus

Msi mpg b550 gaming plus 

• Moderador
Postado

Antes de comprar uma nova, eu tentaria checar em outra placa-mãe, talvez numa assistência ou algum colega, só para garantir

Que se por algum motivo for algo da GPU, não adiantaria mudar de placa-mãe

Esse modelo de placa-mãe ainda aguenta upgrades de CPU, qual tem em mente?

Postado
5 horas atrás, Edijardim disse:

@NIGHT FALL vou tentar essa ultima cartada, vou fazer downgrade para versões anterior e testar,

Aproveitando apareceu hoje uma b550-e rogstrix com preço justo acredito que seria uma possibilidade pra um futuro up de processador e gpu

Muita grana investida em placa-mãe pra rodar processadores intermediários, essa placa pra rodar Ryzen 9, qualquer coisa abaixo disso ela deixa de valer a pena.

5 horas atrás, Edijardim disse:

Tenho outras duas em vista

ASUS tuf b550m plus

Msi mpg b550 gaming plus 

Ambas são placas com VRM monstruoso, mas se encaixa novamente no citado acima.

• Moderador
Postado

Pessoalmente não acho que precisa se desfazer da placa atual, porém se for:

Entre as 2 B550 que você citou, eu iria na mais barata que encontrar na hora da compra, e que tenha os conectores (USB por exemplo) suficientes para ti, claro

Se até lá não achar o 5800X3D, o 5700X3D performa bem similar

A vantagem do chipset B550 seria o PCI 4.0, que embora seja interessante, não é tão obrigatório

Segue exemplos de outras placas-mãe compatíveis com 5800X3D/5700X3D e um pouco mais barata que as citadas:

ASUS TUF GAMING A520M-PLUS II, ÓTIMO VRM pelo preço, veja o review

image.thumb.png.798a8c8d7ccd080082d868013c7872d2.png

image.thumb.png.1596a238d584bf8fa6c38e12eb32b3bc.png

MSI B550M PRO-VDH WIFI, plaquinha legal, especialmente abaixo dos R$900, segue review (Edit: R$712 nesse link)

image.thumb.png.5e4663358d04aa150aa41b4b6ebb11ce.png

image.thumb.png.74bee517af1da805ffcd71007fc83be6.png

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...