Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Eu tenho o linux mint e tenho um SSD NVMe de 1tb com espaço disponivel de 500gb, eu gostaria de repartir esse meu HD para colocar o windows (deixar 300gb para o windows,e deixar sobrando no linux 200gb), porém encontrei um problema, ao abrir o gparted eu não consegui redimensionar meu HD, e tinha uma opção que dava para (desmontar) porém não cliquei para não dar problemas, ja que não sei o que aconteceria.
Logo depois eu gostaria de fazer um dual boot com o linux, como eu faço isso? Eu ouvi tambem algo sobre atualizar o grub depois de instalar, sem contar que não encontrei nada de como instalar o windows com dual boot tendo o linux como padrão, o que dificulta ainda mais.

fdsg.png

ezgif-82cca7a280f2a0.gif

Postado

Para redimensionar, tem que d3smontar a unidade. Desmontar é apenas remover o link que da acesso aos arquivos (no windows, seria unidade c:, d:, etc). O windows ficará no mesmo disco que o mint? Se este for o caso, depois precisará restaurar o grub com um pen-drive. 

Postado

@Jão386 então não vai dar problema se eu desmontar a unidade no Gparted daquele jeito mesmo? E sim, o Windows é o linux vão ficar no mesmo disco, como faço para restaurar esse grub? Eu faço isso depois de ter instalado o Windows?como é?

Postado

Então você vai ter que dar boot pelo pendrive para conseguir desmontar essa unidade pois ela fica em uso pelo Linux. Aí para restaurar o grub não sei te dizer, mas vai ter que ser pelo pendrive tambem, pois o Windows reescreve o MBR. Em alguns Linux tem opção de restaurar pelo instalador.

Depois durante a instalação, como @Tiberio disse, você tem que tomar cuidado e selecionar a partição que ficou livre senão Windows irá sobrescrever o disco inteiro.

Postado
5 minutos atrás, Jão386 disse:

Depois durante a instalação, como @Tiberio disse, você tem que tomar cuidado e selecionar a partição que ficou livre senão Windows irá sobrescrever o disco inteiro.

Mesmo tomando cuidado o Windows pode excluir o Linux, ao que me parece o próprio instalador do Windows varre o disco e caso ache algum indício de Linux ele excluirá automaticamente.

• Curtir 1
Postado

Agora se você for instalar em outro disco, recomendo desconectar o que está o Linux ou então alterar a ordem de boot na BIOS, para não perder o grub. Aí depois é só iniciar o Linux e digitar o comando "update-grub" ou "grub-mkconfig" como root.

• Curtir 1
Postado
2 horas atrás, Jão386 disse:

Agora se você for instalar em outro disco, recomendo desconectar o que está o Linux ou então alterar a ordem de boot na BIOS, para não perder o grub.

Instando o Windows num disco separado atentar para também criar a partição EFI onde ficará o bootload do Windows dentro desse mesmo disco, assim ambos os sistemas ficarão independentes.

Recomendo também remover o disco onde está instalado o Linux, evitará que o Windows salve acidentalmente o seu bootload dentro da partição onde está o bootload do Linux.

Uso os dois sistemas dessa forma, cada um no seu disco, assim terá menos problemas em inicializar ambos os sistemas em dual boot usando o Grub.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...