Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Eu tenho o linux mint e tenho um SSD NVMe de 1tb com espaço disponivel de 500gb, eu gostaria de repartir esse meu HD para colocar o windows (deixar 300gb para o windows,e deixar sobrando no linux 200gb), porém encontrei um problema, ao abrir o gparted eu não consegui redimensionar meu HD, e tinha uma opção que dava para (desmontar) porém não cliquei para não dar problemas, ja que não sei o que aconteceria.
Logo depois eu gostaria de fazer um dual boot com o linux, como eu faço isso? Eu ouvi tambem algo sobre atualizar o grub depois de instalar, sem contar que não encontrei nada de como instalar o windows com dual boot tendo o linux como padrão, o que dificulta ainda mais.

fdsg.png

ezgif-82cca7a280f2a0.gif

Postado

Para redimensionar, tem que d3smontar a unidade. Desmontar é apenas remover o link que da acesso aos arquivos (no windows, seria unidade c:, d:, etc). O windows ficará no mesmo disco que o mint? Se este for o caso, depois precisará restaurar o grub com um pen-drive. 

Postado

@Jão386 então não vai dar problema se eu desmontar a unidade no Gparted daquele jeito mesmo? E sim, o Windows é o linux vão ficar no mesmo disco, como faço para restaurar esse grub? Eu faço isso depois de ter instalado o Windows?como é?

Postado

@Maré Vermelha Não é uma boa ideia instalar o Windows no mesmo disco do Linux, pode ser que o Windows apague o Linux, já me aconteceu isso, o ideal é ter os dois sistemas em discos diferentes.

Postado

Então você vai ter que dar boot pelo pendrive para conseguir desmontar essa unidade pois ela fica em uso pelo Linux. Aí para restaurar o grub não sei te dizer, mas vai ter que ser pelo pendrive tambem, pois o Windows reescreve o MBR. Em alguns Linux tem opção de restaurar pelo instalador.

Depois durante a instalação, como @Tiberio disse, você tem que tomar cuidado e selecionar a partição que ficou livre senão Windows irá sobrescrever o disco inteiro.

Postado
5 minutos atrás, Jão386 disse:

Depois durante a instalação, como @Tiberio disse, você tem que tomar cuidado e selecionar a partição que ficou livre senão Windows irá sobrescrever o disco inteiro.

Mesmo tomando cuidado o Windows pode excluir o Linux, ao que me parece o próprio instalador do Windows varre o disco e caso ache algum indício de Linux ele excluirá automaticamente.

• Curtir 1
Postado

Agora se você for instalar em outro disco, recomendo desconectar o que está o Linux ou então alterar a ordem de boot na BIOS, para não perder o grub. Aí depois é só iniciar o Linux e digitar o comando "update-grub" ou "grub-mkconfig" como root.

• Curtir 1
Postado
2 horas atrás, Jão386 disse:

Agora se você for instalar em outro disco, recomendo desconectar o que está o Linux ou então alterar a ordem de boot na BIOS, para não perder o grub.

Instando o Windows num disco separado atentar para também criar a partição EFI onde ficará o bootload do Windows dentro desse mesmo disco, assim ambos os sistemas ficarão independentes.

Recomendo também remover o disco onde está instalado o Linux, evitará que o Windows salve acidentalmente o seu bootload dentro da partição onde está o bootload do Linux.

Uso os dois sistemas dessa forma, cada um no seu disco, assim terá menos problemas em inicializar ambos os sistemas em dual boot usando o Grub.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!