Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

essa fonte é boa o suficiente ou é melhor pagar uns 200 a mais e pegar uma reactor II 850 w gold?

obs: a850 gl 550 reais e reactor II 728 reais, então também aceito outras opções na marge do preço das duas por exemplo fonte x ouro 575 reais é melhor que a850gl

Postado

Para a RX 9070 XT, não precisa necessariamente de 850w, uma fonte de 650w de qualidade aguentaria, vide consumo registrado em 3 modelos diferentes de 9070XT:

image.png.db7206095afd6085e6de7afd6c7bb0ee.png

image.png.e15a1866e3c8f2625c0b93fa6030c034.png

image.png.17eedeaae5a54b58be480037ec06866c.png

Poderia nos informar seu setup atual?

• Curtir 2
  • Moderador
Postado

@zimperaman Conforme o colega mencionou nem precisa de uma fonte de 850W, mas se quiser uma não tem problema.

Em relação à fonte em si, essas MSI MAG GL são okay, oferecem bom custo-benefício, contudo pecam um pouquinho no ruído, mas nada tão absurdo também. A MSI serve perfeitamente, mas EU daria preferência para uma Core Reactor II mesmo, seja a de 650, 750 ou 850W. Apenas fique atento para não pegar por engano uma Core Reactor II VE (Value Edition).

• Curtir 2
Postado

@Zalgo entrando nesse topico, ainda estou planejando porque só vou comprar as peças quando sair promoçao boa ou quando a placa de Vídeo 9070 xt cair para uns 4000-4500, mas acredito que seja uma Ryzen 7600 ou 9600(depende da mais barata quando for comprar) 

cooler vou algo como ak400 ou Thermalright ASSASSIN X 120 

placa-mãe vai ser uma ASUS tuf gaming  a620m-plus

32 gb de Memória  ram 5600

gabinete seria montech air 903 base ou max

essa de 650w seria suficiente?

Postado

@fzimp
O que diz a respeito do Ryzen 5 7600 no site até 5200MHz, é só o padrão JEDEC. Se você pegar memórias de 6000MHz CL30 e ativar o perfil EXPO na BIOS, elas rodam de boa nessa frequência. E vale a pena, porque melhora o desempenho em jogos e multitarefa.

• Curtir 1
Postado
22 minutos atrás, OrD3P disse:

@fzimp
O que diz a respeito do Ryzen 5 7600 no site até 5200MHz, é só o padrão JEDEC. Se você pegar memórias de 6000MHz CL30 e ativar o perfil EXPO na BIOS, elas rodam de boa nessa frequência. E vale a pena, porque melhora o desempenho em jogos e multitarefa.

@OrD3P mas não diminui o tempo de vida do processador ou placa-mãe? tipo ta forçando o processador acima do recomendado

Postado

@fsimp

Se você olhar as especificações técnicas do Ryzen 9 9950X3D (que é simplesmente o melhor processador pra jogos atualmente), vai ver que a velocidade máxima "oficial" de memória é 5600 MHz. Mas por que os fabricantes venderiam memórias de 6000 MHz se o melhor processador do mercado "teoricamente" não suportasse isso?

Como eu falei, o sweet spot para DDR5 é justamente 6000 MHz CL30. Ativar o EXPO pra rodar nessa frequência não é "forçar o processador acima do recomendado". Na real, é algo totalmente suportado pelas placas-mãe e processadores atuais. Se fosse perigoso ou reduzisse drasticamente a vida útil, os fabricantes nem venderiam esses módulos com essas especificações. Pode comprar e usar sem medo.

• Curtir 3
Postado

@fsimp

A memória não vem configurada para rodar automaticamente a 6000 MHz porque ela vem com uma configuração padrão mais baixa, tipo 4800 MHz, pra garantir que funcione de boa em qualquer sistema mais fraco sem causar problemas. Isso é uma medida de segurança, já que nem todaos processadores e placas-mãe são capazes de lidar com essas frequências sem ajustes. Quando você ativa o perfil EXPO, ele faz esses ajustes de tensão, latência e outras configurações pra garantir que a memória consiga rodar em 6000 MHz de forma estável. Por isso, não é um risco ao seu sistema, é só uma forma de otimizar e usar o melhor desempenho possível da memória.

• Curtir 2
  • guilherme_dr alterou o título para Fonte MSI MAG A850GL 850W vale a pena para uma Radeon RX 9070 XT?
Postado

@Batata Defumada pesquisei bastante da core reactor e tem muito problema e placa-mãe queimando depois de 3 anos, o 2 ainda não ha como saber, mas isso me deixa com pé atrás, msi falam que também trocaram componentes, a galax omega também e dizem que o teste no teclab não é confiável dessa fonte, sinceramente quando mais pesquiso mais perdido fico

@Zalgo não sei ainda, estou planejando o que comprar, vou até me basear no pc que o outro acima está montando algo como 7600x e um montech air 903 base. objetivo é um pc bom para durar 5-7 anos rodando tudo no full HD alto nesse tempo

Postado
15 minutos atrás, zimperaman disse:

da core reactor e tem muito problema

Defina problema

Alguns usuários relataram falhas com a Core Reactor original sim, não vou negar, porém creio que devido a quantidade de comentários e relatos positivos tanto nacionais quanto internacionais demonstram que os problemas são casos mais específicos

A Core Reactor II está com boas avaliações, veja conclusão com recomendação do Aris: https://hwbusters.com/psus/xpg-core-reactor-ii-850w-psu-review/11/

msi falam que também trocaram componentes

Caso visto na MSI MAG A650BN que era recomendada justamente por ter um ótimo valor com o desempenho de seus componentes conforme teste do Teclab, na verdade era apenas uma troca temporária:

image.png.3000881f4854f1eaf4b2ba7ff9306c70.png.5eba4ffdf308c0a069063d858602f97a.png

a galax omega também e dizem que o teste no teclab não é confiável dessa fonte

Poderia informar onde é dito isso?

O negativo que conhecemos até agora para a Galax 500w em específico, seria o alto ruído devido a ventoinha:

2262_3.png.67b05ffe1e1014e5a7a654bcfd63447f.png

De alternativa, a Corsair, linha RM-x se possível, RM e RM-e depende do preço

• Curtir 1
  • Moderador
Postado
2 horas atrás, zimperaman disse:

msi falam que também trocaram componentes

A MSI MAG A650BN sofreu troca de componentes internos, contudo até onde sabemos as MSI MAG GL não.

2 horas atrás, zimperaman disse:

a galax omega também e dizem que o teste no teclab não é confiável dessa fonte

Mas quais seriam os argumentos desses indivíduos? Só porque o Ronaldo trabalha com a Galax atualmente isso não significa que ele vai fraudar um teste (ao vivo, diga-se de passagem), o TecLab tem uma boa reputação e pra descredibilizá-los é necessário mais do que acusações vazias.

Sem contar que as Galax Omega também foram certificadas pela Cybenetics, então a não ser que o Aris seja cúmplice não há porque desconfiar dessas fontes. Como o colega @Zalgo mencionou o ponto negativo delas é realmente a curva de fan bitolada que gera um ruído absurdo, independentemente da carga.

No mais, uma fonte que considero excelente é essa Corsair RM750X, contudo no momento está fora de estoque (tanto na Kabum quanto na Terabyte, que são as lojas que eu sei que vendiam ela).

• Curtir 1
Postado

@Zalgo foi no forum adrenaline se não me engano falaram do ripple das fonte de omega 1200 como exemplo. ae vi que varios locais recomendaram escolher o tier A  dessa lista https://cultists.network/140/psu-tier-list/ e vi que o core reactor 2 é pior que o 1 nessa lista e como vi povo falando que core reactor 1 depois de 3 anos tem queimado placa-mãe fiquei em alerta

Postado
8 minutos atrás, zimperaman disse:

foi no forum adrenaline se não me engano falaram do ripple das fonte de omega 1200 como exemplo

A info que localizei sobre a Galax 1200w não está errada, mas como o usuário comentou, talvez seja uma variação na unidade testada

Mas pelo menos eu creio que o forte da linha Omega seja as de entrada, com custo-benefício competitivo, como 500w e 650w, já a turma de 1000w+ é outra história

9 minutos atrás, zimperaman disse:

ae vi que varios locais recomendaram escolher o tier A  dessa lista https://cultists.network/140/psu-tier-list/ 

O 'padrão' é isso mesmo, sempre que possível tier A, mas lembrando que a classificação tanto da Cultists como outras listas não são absolutas e precisam de atualizações constantes, vide a data da última atualização da lista, é apenas um guia para facilitar a vida, não uma lei. Se fosse seguir o padrão de escolhas que alguém dos EUA tem, muito dificilmente haveríamos escolhas baratas e decentes por aqui

Sempre recomendei a linha ACAAB-BR da Cooler Master por exemplo (enquanto havia o estoque por aqui), mesmo que tier B, estava com bom preço, uns R$280 da última vez que vi na versão de 500w

Ou seja, por cima, a lista está correta, mas outros fatores devem ser levados em conta, até porque o motivo dela existir é baseado em reviews profundos (não só unboxings) em um determinado ponto da história (vide XPG Pylon, tier 'C+', não recomendamos em novas builds desde a época do problema dela). Tais reviews são vistos no próprio site da Cultists, no Hardware Busters (Aris) e tantos outros, já pra gente no Brasil, temos o Teclab

17 minutos atrás, zimperaman disse:

e vi que o core reactor 2 é pior que o 1 nessa lista

A II estava com o asterisco (*) indicando especulativo, havia falta de testes na época que entrou (Revisão 17.0 de 2023-03-03), ou seja, sem todos os testes necessários feitos, ela já aparentava ser ao menos tier B

image.thumb.png.ee10ed8afdbf2d20b36b456245b7cca5.png

O "sucessor" da Cultists, lista a II no mesmo patamar que a original, como A+. Vide também até bom rank para a versão capada 'VE' (essa aqui pra gente só precisa de preço muito bom, no caso)

image.thumb.png.5ba56650abd72a33645f2d137c99c994.png

20 minutos atrás, zimperaman disse:

vi povo falando que core reactor 2 depois de 3 anos tem queimado placa-mãe

Precisaria averiguar mais a fundo essas afirmações, se o problema foi realmente a fonte e não nenhum tipo de problema com a rede elétrica ou seja lá o que causou

Entendo que se o problema fosse de algum lote ruim, afetando muita gente mesmo, já haveria a notificação e o modelo não estaria sendo recomendado por ninguém

• Curtir 2
Postado

@Zalgo entendi obrigado por sanar minhas duvidas.

você acha que uma 9070 xt (provalvemente vou pegar versão não xt por ser mais barata quando normalizar os preços)

Ryzen 5 7600

air cooler ag400 ou ak

64 gb 6000mhz

SSD nv3

placa-mãe como ASUS tuf a620m

e gabinete montech air 903 base

da de boa uma 650w? ou melhor pegar uma 750/850w?

ae vou me basear na Corsair rmx, galax omega e reactor 2 e escolher no preço e no watts

• Moderador
Postado

@fsimp Essa aí mesmo, modelo CP-9020199.

31 minutos atrás, zimperaman disse:

da de boa uma 650w? ou melhor pegar uma 750/850w?

650W já dão, a RX 9070XT tem um TDP de 300W, e é a parte que mais consome no PC. Contudo, não tem problema nenhum pegar uma fonte de potência maior, caso deseje.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!