Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Fui trocar as peças do meu Pc troquei um kit Xeon x99 inteiro com placa-mãe processador e cooler, por um Ryzen 7 5700x3d, ASUS tuf A520 Challenger, e um water cooler de 360mm, mantive apenas a placa de vídeo RX 580, duas rams de 8G meio genéricas que vieram com o kit Xeon e a fonte de 650w da pcyes, o Pc com a config anterior não dava problema algum mas quando fiz a troca dos componentes ao tentar ligar ele apenas acelera as fans da placa de vídeo e não dá imagem, com isso enviei o Pc a uma técnica suspeitando que era a BIOS que não estava atualizada, lá eles falaram que não era isso e testaram o Pc sem o processador ( Ryzen 7 5700x3d) que funcionou normalmente com os outros componentes, enviei o processador de volta a loja que eu comprei (Pichau) e lá testaram o processador. Mandaram um vídeo onde ele funcionavam normalmente, agora não sei qual é o problema, suspeito da fonte mas queria esclarecer antes de comprar uma nova e não der certo também.

• Rio McCloud alterou o título para Computador liga ventoinha da placa de vídeo Radeon RX 580, mas não dá vídeo
Postado
33 minutos atrás, Felipe Augusto Leal disse:

Fui trocar as peças do meu Pc troquei um kit Xeon x99 inteiro com placa-mãe processador e cooler, por um Ryzen 7 5700x3d, ASUS tuf A520 Challenger, e um water cooler de 360mm, mantive apenas a placa de vídeo RX 580, duas rams de 8G meio genéricas que vieram com o kit Xeon e a fonte de 650w da pcyes, o Pc com a config anterior não dava problema algum mas quando fiz a troca dos componentes ao tentar ligar ele apenas acelera as fans da placa de vídeo e não dá imagem, com isso enviei o Pc a uma técnica suspeitando que era a BIOS que não estava atualizada, lá eles falaram que não era isso e testaram o Pc sem o processador ( Ryzen 7 5700x3d) que funcionou normalmente com os outros componentes, enviei o processador de volta a loja que eu comprei (Pichau) e lá testaram o processador. Mandaram um vídeo onde ele funcionavam normalmente, agora não sei qual é o problema, suspeito da fonte mas queria esclarecer antes de comprar uma nova e não der certo também.

você não mandou o pc inteiro pra assistência? só mandou a placa-mãe e processador?

Postado

@Felipe Augusto Leal Boa tarde amigo! tudo bem? espero que sim, bom vamos la...

Vamos por partes:

Processador está OK

A loja testou e confirmou que está funcional.

Placa-mãe liga sem o processador

Isso não significa que está funcionando 100%, mas pelo menos ela está energizando.

Fonte de 650W PCYes

Essa é uma possível suspeita, mas se ela funcionava antes e está ligando o sistema agora (coolers, LEDs), é pouco provável que seja ela, a menos que esteja com falha na linha de 12V para o CPU.

A RX 580 consome bastante, mas a 5700X3D é bem eficiente (pouco mais de 100W).

Se puder testar com outra fonte boa e confiável, é uma excelente ideia.

Memórias genéricas

São da era do Xeon, então podem não ser 100% compatíveis com o Ryzen.

Já vi problemas sem vídeo causados por memórias não compatíveis.

Teste com um único pente e em slots diferentes, de preferência no slot A2 (segundo da esquerda pra direita).

Se possível, teste com outro modelo de RAM (idealmente com frequência e compatibilidade garantida).

Atualização da BIOS

A ASUS A520M TUF Gaming pode não vir atualizada de fábrica para suportar os modelos 5000X3D.

O Ryzen 7 5700X3D é um modelo bem recente e muito provavelmente precisa de uma BIOS moderna.

A ASUS TUF A520M precisa da versão de BIOS 2403 ou superior para suportar esse processador.

Se o técnico não atualizou a BIOS com outro processador compatível (como um Ryzen 3000 ou 5000 padrão), então essa continua sendo uma causa muito provável do problema.

O fato de o técnico falar que “não é a BIOS” sem uma atualização com outro CPU é insuficiente.

Minhas recomendação:

Confirme com 100% de certeza a versão da BIOS da placa-mãe.

Se não estiver atualizada para suportar o 5700X3D, essa é a causa.

Atualize a BIOS usando outro processador compatível (um Ryzen 3 3100, 5600G etc.).

Teste com outras memórias.

Idealmente DDR4 de 3000MHz ou superior, de marca reconhecida (Crucial, Kingston, Corsair).

Teste com outra fonte confiável.

Apenas para eliminar completamente essa variável. A PCYes pode funcionar mas ter instabilidade em picos.

Teste sem placa de vídeo, usando outra CPU com vídeo integrado, caso consiga.

A RX 580 pode estar entrando em conflito, mas é improvável se antes funcionava.

Postado

Obrigado

36 minutos atrás, superrblue disse:

você não mandou o pc inteiro pra assistência? só mandou a placa-mãe e processador?

Mandei ele todo

17 minutos atrás, Tiberio disse:

Esse modelo não seria da Maxsun?

Não me lembro mas pode ser, isso interfere?

6 minutos atrás, Firesnake disse:

@Felipe Augusto Leal Boa tarde amigo! tudo bem? espero que sim, bom vamos la...

Vamos por partes:

Processador está OK

A loja testou e confirmou que está funcional.

Placa-mãe liga sem o processador

Isso não significa que está funcionando 100%, mas pelo menos ela está energizando.

Fonte de 650W PCYes

Essa é uma possível suspeita, mas se ela funcionava antes e está ligando o sistema agora (coolers, LEDs), é pouco provável que seja ela, a menos que esteja com falha na linha de 12V para o CPU.

A RX 580 consome bastante, mas a 5700X3D é bem eficiente (pouco mais de 100W).

Se puder testar com outra fonte boa e confiável, é uma excelente ideia.

Memórias genéricas

São da era do Xeon, então podem não ser 100% compatíveis com o Ryzen.

Já vi problemas sem vídeo causados por memórias não compatíveis.

Teste com um único pente e em slots diferentes, de preferência no slot A2 (segundo da esquerda pra direita).

Se possível, teste com outro modelo de RAM (idealmente com frequência e compatibilidade garantida).

Atualização da BIOS

A ASUS A520M TUF Gaming pode não vir atualizada de fábrica para suportar os modelos 5000X3D.

O Ryzen 7 5700X3D é um modelo bem recente e muito provavelmente precisa de uma BIOS moderna.

A ASUS TUF A520M precisa da versão de BIOS 2403 ou superior para suportar esse processador.

Se o técnico não atualizou a BIOS com outro processador compatível (como um Ryzen 3000 ou 5000 padrão), então essa continua sendo uma causa muito provável do problema.

O fato de o técnico falar que “não é a BIOS” sem uma atualização com outro CPU é insuficiente.

Minhas recomendação:

Confirme com 100% de certeza a versão da BIOS da placa-mãe.

Se não estiver atualizada para suportar o 5700X3D, essa é a causa.

Atualize a BIOS usando outro processador compatível (um Ryzen 3 3100, 5600G etc.).

Teste com outras memórias.

Idealmente DDR4 de 3000MHz ou superior, de marca reconhecida (Crucial, Kingston, Corsair).

Teste com outra fonte confiável.

Apenas para eliminar completamente essa variável. A PCYes pode funcionar mas ter instabilidade em picos.

Teste sem placa de vídeo, usando outra CPU com vídeo integrado, caso consiga.

A RX 580 pode estar entrando em conflito, mas é improvável se antes funcionava.

Boa tarde estou bem sim, obrigado pelas dicas vou testar com outra fonte nesse fim de semana, caso de certo ou errado volto aqui para dizer.

• Curtir 1
Postado
11 horas atrás, Felipe Augusto Leal disse:

então só q ela funcionou sem o processador

Deve ter funcionado com outro processador, placa-mãe não funciona (não dá vídeo) sem processador.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...