Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal, recentemente foi instalado minha placa de vídeo RX 7600 da XFX e notei que em determinados jogos ela alcança 100 graus no pico, fiz o teste em alguns jogos e no Resident Evil 4 Remake e Chivalry 2 a placa de vídeo bateu 100 graus, testei em dois aplicativos diferentes, GPU-Z e MSI Afterburner e ambos indicaram as mesmas temperaturas, mas o estranho é que abri o PC e coloquei a mão em várias partes da placa de vídeo inclusive no dissipador e se estivesse a 100 graus mesmo teria queimado minha mão. Eu conversei com um técnico em informática local daqui e ele disse que esses aplicativos podem estar levantando falso nos indicadores de temperatura e que se estivesse a 100 graus mesmo teria queimado minha mão ao encostar na placa de vídeo, ele disse também que poderia ser a refrigeração do meu gabinete, mas ela possui 4 fans, três frontais e uma traseira como exaustor.

Minha Conf:

Placa-Mãe: ASUS Prime B450M-GAMING/BR

Processador: Ryzen 5 5600G

RAM: 2x8Gb 3200Mhz

Vídeo: RX 7600 XFX

• Membro VIP
Postado

Qual o gabinete? Não adianta ter 4 fans e ser todo fechado.

Você está vendo a temperatura ou o hot spot? São duas temperaturas diferentes, o hot spot é mais alto mesmo.

Via de regra, se a placa de vídeo estivesse perto de 100 graus o PC ia travar o desempenho ou desligar.

Monitora a temperatura pelo próprio Adrenalin, na aba overview dá para selecionar quais indicadores quer que mostre na tela.

Postado

A temperatura de 100 °C que você vê provavelmente é o hotspot, que é o ponto mais quente do chip e pode chegar até isso sem causar danos. O sensor geral da GPU normalmente fica mais baixo, entre 60 e 80 °C. Se sua mão não está queimando ao tocar, é porque essa temperatura é localizada dentro do chip e não na superfície. Seu gabinete com 4 fans está ok para ventilação, então não se preocupe muito. Para confirmar, você pode monitorar outras leituras e tentar atualizar os drivers da placa. Se começar a ter travamentos ou desligamentos, aí sim preocupe-se, mas só a temperatura do hotspot perto de 100 °C não é motivo imediato para pânico.

Postado

@Pedroou@Pedroou  Aqui está algumas prints que tirei de alguns aplicativos medindo a temperatura enquanto eu jogava. Vocês disseram que se estivesse realmente com a temperatura elevada o PC teria travamentos e desligamentos, o PC funcionou perfeitamente sem qualquer travamento ou desligamento, mas eu joguei por apenas alguns minutos, não passei horas para ver se chegaria a esse ponto.

MSI Afterburner:

MSI1.png.9a902ae5814ab100d7442d6a955ccc27.png

GPU-Z:

GPU-Z.png.db6cd1798b29cd1f1145f45f221dc580.png

Adrenalin:

Adrenalin3.png.6d7b63afbaed028bf92dcc7020b8940e.png

• Membro VIP
Postado
9 horas atrás, Pedroou disse:

Qual o gabinete? Não adianta ter 4 fans e ser todo fechado.

Temperatura alta, possivelmente problema do gabinete.

Mas 81ºC com 87% de uso, em 100% não deve passar de 90 ºC, e só começa a travar lá pelos 95 ºC.

Postado
1 hora atrás, Pedroou disse:

Temperatura alta, possivelmente problema do gabinete.

Mas 81ºC com 87% de uso, em 100% não deve passar de 90 ºC, e só começa a travar lá pelos 95 ºC.

Inclusive hoje acrescentei mais 2 ventoinhas na parte superior como exaustor, estou com 6 no total agora, os testes que mandei as prints aqui foram feitas assim que coloquei as fans.

Postado
31 minutos atrás, Pedroou disse:

Mas qual é o misterioso gabinete com 6 fans?

Gabinete Pichau Pouter II. Não é dos melhores, eu sei, mas pretendo trocar futuramente.

Postado

Esses fans na frente não admitem ar do exterior - vidro não é permeável ao ar; só circulam o ar quente que acumula dentro do gabinete, ou seja "não refrescam nada". 😜 

Se não quiser tirar o vidro, ou não conseguir, coloca dois fans no teto admitindo ar, e um na traseira extraindo que já ajuda criar algum airflow.

• Curtir 3
Postado
Em 15/05/2025 às 21:27, Pedroou disse:

Tira esse vidro da frente, seu problemas estão resolvidos.

Vou tentar, mas acredito que não seja removível esse vidro frontal.

Em 15/05/2025 às 21:39, 1lokos disse:

Esses fans na frente não admitem ar do exterior - vidro não é permeável ao ar; só circulam o ar quente que acumula dentro do gabinete, ou seja "não refrescam nada". 😜 

Se não quiser tirar o vidro, ou não conseguir, coloca dois fans no teto admitindo ar, e um na traseira extraindo que já ajuda criar algum airflow.

No meu caso, a fan traseira está puxando ar para dentro e os dois superiores estão extraindo o ar interno para fora. Seria melhor mudar então?

• Membro VIP
Postado
2 horas atrás, Zulcker disse:

Seria melhor mudar então?

Os de cima jogando ar e a traseira retirando talvez fique melhor.

2 horas atrás, Zulcker disse:

mas acredito que não seja removível esse vidro frontal.

Nesse caso deixe sem a tampa lateral mesmo.

• KairanD alterou o título para Radeon RX 7600 XFX nova alcançando 100ºC
  • Coordenador
Postado

O gabinete definitivamente está prejudicando bastante a refrigeração da placa...

No mais, para monitorar as temperaturas, recomendo o HWInfo. Ele é mais preciso e registra as máximas tanto para a GPU quanto para o hot-spot.

Postado
Em 17/05/2025 às 19:59, Zulcker disse:

Vou tentar, mas acredito que não seja removível esse vidro frontal.

Veja nesta foto (abaixo) que os fans estão montados na frente do painel frontal, "colados" no vidro.

Veja se consegue montar os fans por dentro do painel frontal, afastados do vidro, assim ficam com algum espaço para puxar ar do exterior por estas grelhas na moldura plástica.

Veja nesse vídeo com um gabinete semelhante - o Mentech X3 Glass como o reposicionamento dos melhorou a admissão de ar.

pgpo-02-rgb5452.jpg

Curiosidade, no Lian Li Lancool 4 (ainda não comercializado) 3 dos painéis são de vidro (frente, direito, esquerdo), mas montaram os fans frontais através do vidro ao invés de montar atrás do vidro como nestes designs antigos, assim os fans mantem a sua função primária.

L4.jpg

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!