Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia, pessoal.

No ano passado, abri um tópico aqui no fórum com o objetivo de montar um novo PC, mas acabei não concretizando a compra por conta da escassez de placas de vídeo. O tópico em questão é este:
👉 https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/1702093-upgrade-de-pc-para-jogos-até-r10000/?_fromLogin=1

Na época (2024), vocês me sugeriram a seguinte configuração:

• Processador: AMD Ryzen 5 7600 
  • Placa-mãe: ASUS TUF Gaming A620M-Plus 
  • Memória: XPG Lancer 32GB (2x16GB) 6000MHz CL30 
  • Placa de vídeo: NVIDIA RTX 4070 Ti Super 16GB
  • Fonte: XPG Core Reactor 650W 

Agora, em maio de 2025, estou retomando o projeto com base nessa sugestão e já considerei os seguintes itens:

• Placa-mãe: ASUS TUF Gaming A620M-Plus (modelo com Wi-Fi) – R$ 978
  • Placa de vídeo: Gigabyte RTX 5070 Ti WINDFORCE SFF 16GB – R$ 7.000
  • memória RAM: Kit XPG Lancer 32GB (2x16GB) 6000MHz CL30 – R$ 1.000

O modelo da fonte sugerido anteriormente não está mais disponível. Gostaria de sugestões de uma fonte equivalente ou superior, com boa eficiência, potência suficiente e confiabilidade, considerando a 5070 Ti.

Além disso, estou em dúvida quanto ao processador. Vi que os modelos Ryzen 5 7600X e 9600X estão com preços bem próximos atualmente, enquanto o 7600 (sem o X) segue mais barato. Como meu foco principal é jogos, gostaria de saber qual desses representa o melhor custo-benefício nesse cenário — ou se há alguma outra sugestão que valha mais a pena. Agradeço desde já qualquer orientação!

Também pretendo incluir um SSD de pelo menos 1TB e um water cooler que tenha bom desempenho térmico, seja silencioso e tenha preço acessível.

Agradeço desde já qualquer ajuda e sugestões, especialmente se alguém souber de boas oportunidades. 

Postado

Boa tarde, Tudo bem?

Eu recomendaria a placa de vídeo RX 9070 XT, mas caso você não goste de AMD, deixo para os outros colegas recomendarem algo.

https://meupc.net/build/Ad39Hx, esse é o upgrade que eu acho bom, caso alguém queira alterar, por favor, fique à vontade.

Caso queira melhorar a placa-mãe, tem essa da MSI que eu vi algumas boas reviews.

Espero ter ajudado.

• Curtir 2
  • Amei 1
  • Moderador
Postado

A MSI B650M-P provavelmente consegue levar o 9800X3D, vide resultados do Guiga com o 7800X3D (em jogos é mais fácil ainda), mas o preço estava meio salgado na minha opinião (quase 1k, de acordo com o registro do site)

image.thumb.png.118e974358e7c7cd9bab9d48e0edcb75.png

Embora normalmente eu recomende a ASRock B650M-HDV/M.2 devido ao VRM melhor, pro caso do 9800X3D vou deixar passar, visto que há casos de placas mãe da ASRock tendo problemas justamente com esse CPU.

No tópico do reddit da ASRock, tem uma coletânea de relatos, e embora haja relatos positivos de uso com a B650 HDV, não me sinto confortável para fazer essa recomendação:

Se for de 9070XT, dá pra economizar pegando uma fonte de 650W (da Core Reactor II mesmo), ela seria suficiente, a GPU consumiria uns ~360W jogando e o 9800X3D fica abaixo dos 90W nos jogos (produtividade é outra história)

E acho que daria pra pegar um NVMe um pouquinho melhor, como o ADATA S70 BLADE 1Tb

• Curtir 2
Postado

Bom dia!

Ao tentar adicionar a placa-mãe MSI B650M Gaming WiFi ao carrinho, apareceu um aviso informando que seria necessário fazer atualização de BIOS. Fiquei um pouco na dúvida se isso pode ser um problema.

Sobre o Ryzen 7 9800X3D, reconheço que ele está acima do valor que eu pretendia gastar com processador (algo em torno de R$ 2.000), mas se o ganho de desempenho e a longevidade forem realmente significativos, posso considerar.

Com relação à RX 9070 XT,  fiquei tentado a escolher ela no lugar da RTX 5070 Ti, mas ainda tenho certo receio por ser leigo quando se trata de GPUs da AMD — principalmente em relação a drivers, suporte e estabilidade.

Quanto aos demais componentes (placa-mãe, memória, SSD e fonte), admito que não tenho tanto domínio técnico, então qualquer sugestão de vocês será muito bem-vinda.

Por fim, estou cogitando comprar tudo em um único lugar para que o PC já venha montado e evitar surpresas na hora da instalação. Estava olhando opções tanto na Terabyte quanto na Kabum.

Agradeço o tempo de vcs, valeu!

Postado

@ExLegen Bom Dia!

Esse aviso de BIOS vai aparecer em todas as placas mães que você colocar no site, mas pode ficar tranquilo, a placa-mãe suporte o Ryzen 7 9800X3D.

Eu recomendei o Ryzen 7 9800X3D pelo fato dele ser o melhor processador gamer do mundo atualmente.

Segui o conselho do nosso amigo @Zalgo, segue link da montagem, lembrando que a placa-mãe da MSI é mais barata, só coloquei essa por base de preço mesmo.

A RX 9070 XT consegue passar a RTX 5070 TI em FPS em alguns títulos, mas caso o fator Ray Tracing seja muito importante pra você, a RTX 5070 Ti é melhor.

Tendo o desempenho bruto uns 20% maior, caso o preço esteja mais que 20% acima, não vale muito a pena. 

• Curtir 1
Postado

@ArthurCabral  valeu pela atenção meu amigo. Vou dar uma olhada, quero ver se fecho isso essa semana mesmo! 😁

3 minutos atrás, ArthurCabral disse:

@ExLegen Bom Dia!

Esse aviso de BIOS vai aparecer em todas as placas mães que você colocar no site, mas pode ficar tranquilo, a placa-mãe suporte o Ryzen 7 9800X3D.

Eu recomendei o Ryzen 7 9800X3D pelo fato dele ser o melhor processador gamer do mundo atualmente.

Segui o conselho do nosso amigo @Zalgo, segue link da montagem, lembrando que a placa-mãe da MSI é mais barata, só coloquei essa por base de preço mesmo.

A RX 9070 XT consegue passar a RTX 5070 TI em FPS em alguns títulos, mas caso o fator Ray Tracing seja muito importante pra você, a RTX 5070 Ti é melhor.

Tendo o desempenho bruto uns 20% maior, caso o preço esteja mais que 20% acima, não vale muito a pena. 

• Curtir 1
  • J.Augusto F alterou o título para Upgrade de PC para jogos até R$13.000,00
Postado

Boa noite!

Montei uma configuração no site da Terabyte, mas ainda estou ajustando algumas peças conforme sugestões do @ArthurCabral e @Zalgo, embora não tenha achado o SSD XPG na terabyte.
A placa-mãe, a fonte e o cooler são placeholders. Fiquei com uma dúvida depois do comentário do @Zalgo sobre possíveis problemas  entre CPUs AMD e placas-mãe ASRock. Tenho preferência a uma placa com Wi-Fi, mas isso não é essencial se houver opções mais confiáveis ou custo-benefício melhor.

Sobre a placa de vídeo, fui na RX 9070 XT mais barata, como sugerido pelo @ArthurCabral, mas confesso que não sei se foi a melhor escolha. Existem modelos da mesma GPU por R$ 200–300 a mais, e não tenho clareza do que exatamente muda entre elas (cooler, VRM, clock?).

Já quanto ao processador, estou considerando o Ryzen 7 9800X3D, após a sugestão, mas também olhei o Ryzen 7 7700. Ele tem preço bem mais acessível e vem com o cooler Wraith Prism (não sei se presta tb), o que ajuda no orçamento. Vale a pena abrir mão do 3D V-Cache pelo custo-benefício do 7700 com cooler?

Configuração atual (parcialmente fechada😞

• CPU: AMD Ryzen 7 9800X3D, 4.7GHz (5.2GHz Turbo), 8c/16t, AM5, sem cooler
  • Placa-mãe: Gigabyte B650M Gaming Wi-Fi, mATX, DDR5 -  (placeholder)
  • Cooler: Kalkan Delta 240 ARGB, 240mm  -  (placeholder)
  • Memória: Corsair Vengeance RGB DDR5, 32GB (2x16GB), 6000MHz, branca
  • GPU: XFX Swift AMD Radeon RX 9070 XT, 16GB, GDDR6
  • SSD: Kingston Fury Renegade 2TB NVMe (7300 MB/s leitura – com dissipador)
  • Fonte: Montech Century G5 750W, 80 Plus Gold, PCIe 5.0, full modular  -  (placeholder)
  • Gabinete: Montech Air 903 Base, E-ATX, com 3 fans

Se alguém tiver sugestões de placa-mãe, especialmente com bom suporte para o 9800X3D, ou quiser opinar sobre o custo-benefício entre o Ryzen 7 7700 e o 9800X3D, será de grande ajuda.

O mesmo vale para o cooler e a fonte — ambos estão como placeholders, então sintam-se à vontade para sugerir substituições ou ajustes na build como um todo.
valeu demais.

• Moderador
  • Solução
Postado
25 minutos atrás, ExLegen disse:

Existem modelos da mesma GPU por R$ 200–300 a mais, e não tenho clareza do que exatamente muda entre elas (cooler, VRM, clock?).

Na XFX por exemplo, eles seguem a ordem de MERC > QICK > SWFT, pessoalmente sinto que mais dificulta do que ajuda, pois em linhas antigas QICK indicava leve OC e fans melhores em relação a SWFT e a MERC melhor OC e fans ainda, mas parece que muda pra cada lançamento então fica difícil mesmo

image.png

34 minutos atrás, ExLegen disse:

Placa-mãe: Gigabyte B650M Gaming Wi-Fi, mATX, DDR5 -  (placeholder)

Aqui eu pegaria um modelo diferente:

Veja inicialmente que o teste do Guiga Games mostrou a que Gigabyte é usável com 7800X3D, tendo VRM em 72º no Cinebench, 58º em jogo:

image.png

image.png

Eu não curto muito ela por 1k, se fosse um valor mais em conta, quem sabe...

Por ~R$100 a mais você pega um modelo com VRM mais robusto na ASUS TUF B650M-E GAMING, veja testes:

image.png

image.png

Veja também como a temperatura do VRM se porta perante um CPU mais potente, como um 7950X:

image.png

image.png

image.png

Ao meu ver, é um ponto significativo pra ASUS, especialmente nesse valor que ela está!

Apenas para comparar, nos 1k da Gigabyte, a ASRock HDV que mencionei lá em cima continua tendo vantagem.

image.png

Não que o 9800X3D seja impossível de levar com a da Gigabyte, mas eu daria a preferência por esse modelo da ASUS que citei.

Dependendo da situação, considere também sobre o 7800X3D, tem um review do Guiga as comparando com uma RTX 4080:

Para mais comparações, veja a comparação com RTX 4090:

Qualquer coisa, dá uma pesquisada sobre o comportamento comparativo delas com a RX 9070 XT em específico, vai que pro seus jogos e uso é suficiente e ai já economiza um dinheirinho a mais (aqui podendo até pegar uma placa-mãe mais simples se for com o 7800X3D!)

1 hora atrás, ExLegen disse:

Cooler: Kalkan Delta 240 ARGB, 240mm  -  (placeholder)

Creio que aqui seria ok porém nada de mais em questão de temperatura

@1lokos, você teria algum posicionamento a mais sobre o modelo?

Fonte: Montech Century G5 750W, 80 Plus Gold, PCIe 5.0, full modular  -  (placeholder)

Aqui você selecionou só por estar dentro da parte de montagem da Terabyte, certo?

Não temos testes dela para garantir algo, nem report na cybenetics. De acordo com informações da galera das tier list (discord da CultistsNetwork):

Plataforma GPX da OEM CWT, possivelmente similar a uma MSI MAG A-GL, deve ficar como tier B mesmo. Porém sem testes fica complicado recomendar

A preferência mesmo é pela XPG Core Reactor II. Cuidado com a versão 'VE' (Value Edition), não está num preço que considero bom.

embora não tenha achado o SSD XPG na terabyte

Aqui seria mais um pequeno extra mesmo, não que o NV3 seria horroroso, mas é um NVMe de entrada.

Isto posto, não compre necessariamente tudo em uma loja só, aproveite preços bons em vários sites!

• Curtir 1
  • Amei 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!