Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite caros companheiros, 

Gostaria da sua opinião no seguinte setup, porém previamente gostaria de colocar algumas razões para comprar montado ao invés de peça a peça. 

1 - Falta de conhecimento técnico para montagem
2 - Falta de tempo para garimpo

3 - Medo de reunir peças incompatíveis 

Levando em consideração as condições acima, vocês acham que vale a pena as peças escolhidas, pelos valores propostos? Sugestões de troca dentro do escopo do site? 
Desde já agradeço seu tempo, tenho me dedicado a aprender sobre hardware, mas ainda engatinhando. Qualquer sugestão e dica é bem vinda! 
Orçamento limitado até R$ 7,500 a vista. 
Forte abraço, 
Renan
image.thumb.png.d4b7ad3dc6a8134141e509df3452a8b7.png

Postado

fonte de 850W desnecessária
Processador com suporte a PCIe 3.0, mas placa-mãe com suporte a 4.0, então o processador vai ficar capando a placa de vídeo e o SSD NVMe

Pode colocar uma Galax Omega de 650w e economizar pra pegar um Ryzen 5 5600 por causa do PCIe 4.0, também pode tirar essa RTX3060 e pegar uma RX7600. com essas alterações vai sobrar pra pegar um water cooler, ou um cooler melhor se você quiser

• Curtir 1
Postado

Configuração desbalanceada, "economiza" em itens importantes - como CPU, e esbanja em outros, como o gabinete - R$ 495,00 + 6 fans "de enfeite" (fracos de CFM e pressão) - R$ 387,00 = R$ 882,00.

O gabinete Montech Air 903 MAX vem com 4 fans de 140mm, PWM, CFM 84, pressão 2.5 por R$ 499,90 e tem airflow, performance térmica superior ao Wideload.

A GPU não demanda fonte de 850W.

• Curtir 3
  • Moderador
  • Solução
Postado
1 hora atrás, Renan Molini disse:

1 - Falta de conhecimento técnico para montagem
2 - Falta de tempo para garimpo

3 - Medo de reunir peças incompatíveis 

Montar PC não é um bicho de sete cabeças, te garanto que com tempo e atenção todo mundo consegue montar um! Há varios guias, tutorias e dicas pela internet, mostrando o passo a passo de como montar corretamente

Sobre as peças, só mandar as dúvidas aqui, que respondemos

Agora sobre o setup. Com esse valor de orçamento dá até pra ir em AM5:

image.thumb.png.0f23393f120d65673beba1fe4cf43dda.png

image.png.33acc149f127bdf3dee8e4cff93f03ba.png

Link da build

Considerações:

A placa-mãe não tem entrada ARGB para mudar o LED via software, se for importante para você, dá pra investir e pegar uma placa com VRM melhor ainda por uns ~R$200 ou buscamos uma com VRM inferior porém ainda usável que contenha a entrada. Se não for tão importante, dá para pegar uma controladora e mudar via botão do gabinete/controle remoto

A RX 7600 tem mais desempenho que a RTX 3060, se for também trabalhar com o PC, dependendo da aplicação a RTX 4060 é uma escolha melhor

Seguindo sua ideia de 32Gb, a RAM é 6000Mhz CL36, dá pra investir mais para buscar CL30 por exemplo, mas ai fica ~R$500 cada pente de 16Gb ou um pente único por ~R$850

Se quiser um NVMe um pouquinho melhor, sugiro o XPG S70 BLADE, por ~R$200 a mais

A fonte poderia até ser mais barata, como uma de 500w/550w (seria talvez uma Gamdias Cyclops M1-550B), coloquei uma da MSI em 650w com bom desempenho, se achou o preço meio caro, podemos conversar melhor

Sobre o gabinete:

Vi que selecionou um tipo aquário no seu print, esse perfil necessita de um airflow bom. 

Nas ventoinhas que selecionou, para a Mancer Voltaic não temos nenhuma comprovação das especificações que ela promete. Eu não arriscaria, ainda mais pelo preço que estão.

image.thumb.png.c673d30bc2b739556c431ce441e538e9.png

Se faz muita questão de aquário, um kit de ventoinhas boas (ARGB e PWM) sairia pelo menos de 30 a 40 reais cada (pensando na Thermalright TL-C12, com kits de 3 e 5), mais uma controladora de uns R$40,00 ficaria mais caro, daí seria melhor pegar um gabinete um pouco mais em conta

O desempenho das fans do gabinete Montech é ótimo, não tem concorrente pra custo-benefício no valor.

• Curtir 1
Postado

@Mascote01 Obrigado pelo esclarecimento acerca da incompatibilidade, investiguei aqui e compreendi como funciona essa parte.
@1lokos Obrigado pelo apontamento da fraca sinergia da composição, como havia mencionado, ainda estou engatinhando nessa parte do mundo hardware. O norte foi essencial.
Irei seguir a seguestão do @Zalgo e me inspirar em compor peça a peça, com a build mencionada. Aproveito de sua boa vontade, meu amigo, para verificar acerca do cooler. Minha vida toda passei utilizando ventoinha. Não tenho manuseio de water cooler, a diferença é gritante em relação a desempenho e comodidade? A manutenção não consegui compreender também. Apenas informações genéricas e dispares. 
A propósito estou entrestecido de ter encontrado esse fórum apenas agora. 
Novamente, obrigado pelo retorno pessoal! Foi fundamentalmente para meu planejamento. 
Abraços! 

• J.Augusto F alterou o título para Vale à pena? B550M Aorus Elite, Ryzen 5 5500, 32GB DDR4 3200Mhz e RTX 3060

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!