Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Me acostumei com tela boa de tablet e minha experiência com meu monitor 27 FHD não está legal. Não falo de jogos, mas sim de leitura de texto na tela, seja na web ou aplicativos Office.

Tento procurar um bom monitor QHD (1440p), mas vejo que ele não é IPS e sim VA. Daí vejo um IPS e é FHD. Afinal, para minha experiência específica, devo focar só mesmo no QHD ou o IPS vai fazer muita diferença?

Sugestões econômicas de QHD 27 até 1500,00? Tenho visto um AOC Aero Quad na faixa de 1200,00, assim como um Samsung Odyssey G5 curvo. São boas opções?

• Membro VIP
Postado

Tarde

Cara estou com esse monitor da pichau estou gostando dele, quando chegou achei as cores muito puxada para o quente, mais depois de algumas calibragem ficou ótimo.

Quando você começa a usar um monitor QHD você não quer mais voltar para FHD, as letras quando você está navegando fica muito certinho.

Nem sei porque existe monitor 27 ou maior em resolução FHD.

Monitor Gamer Pichau Centauri Pulse 27, 27 Pol, IPS, 2K, 165Hz, 1ms, FreeSync, HDMI/DP, PG-CRPLS27-BL01v

pg-crpls27-bl016.jpg

• Curtir 2
Postado

@Tio Dito 1900 Olá! 

De fato, monitores de 27" com resolução FHD não combinam, o ideal é que o monitor seja 24" no máximo para essa resolução.

IPS ou VA, a diferença esta em alguns pontos, comparando entre os dois:

IPS = Maior precisão de cores; Maior ângulo de visão; Menos contraste de cores; Menos tempo de resposta (embora haja o Fast IPS que melhora isso); Preto acinzentado; IPS Glow (vazamento de luz comum nesse tipo de painel).

VA = Menor precisão de cores (as cores parecem estar "lavadas"); Maior contraste de cores; Melhor tempo de resposta; Bons tons de preto; Black Smearing (uma sombra preta se forma quando se têm movimentação na tela);

Resumindo. Para melhor qualidade de imagem, opte por um monitor com painel IPS. Mas para jogos que demandam de melhor tempo de resposta, opte por um monitor com painel VA (isso comparando os dois, pois os monitores com painel TN têm melhor tempo de resposta que os dois).

A maioria das pessoas preferem monitores com painel IPS pela qualidade de imagem, com o novo tipo Fast IPS é possível ter qualidade de imagem e bom tempo de resposta. VA só é escolhido para quem gosta de jogar em alto desempenho e quer uma qualidade de imagem decente, pois o painel TN têm uma péssima imagem. *Esqueci de mencionar que o painel VA é, geralmente, mais barato, por isso você encontra mais opções com esse painel.

Se quer um monitor QHD IPS, recomendo o ASUS TUF VG27AQL3A, custando R$1.600, no momento, tendo painel Fast IPS.

Sim, é um preço mais elevado, mas o nosso país carece de bons monitores QHD IPS.

Opção mais barata recomendável: Gigabyte GS27QA (IPS normal, ergonomia inferior ao ASUS) - R$ 1.300.

• Curtir 2
Postado

@CristianCDS Apenas para leitura Web então, você acha que o IPS faz diferença? Por que não tem muita influência de cores, né? E, não sei... será que o fundo preto melhor do VA não seria melhor p leitura (contraste preto e branco)?
Mas eu entendi que sua sugestão é comprar um monitor tanto QHD quanto IPS mesmo. Pelo mesmo preço, sem pensar. Mas em questão de marca, a Samsung está mais barata que a Gigabyte (mas não é IPS, só QHD). Em relação à questão de marca, Gigabyte é equivalente à Samsung.

Se o orçamento deixar vou de ASUS mesmo. Mas agora ela está mais de 400 mais cara que a Samsung...

@Edvaldo J. Frederico Cara, não sei a configuração do seu PC, mas você acha que precisa de placa de vídeo muito fera p rodar o monitor 2k legal?

@CristianCDS esqueci de perguntar a mesma coisa p você... precisa de placa de vídeo p rodar um monitor 2k/ Meu note é bem fraquinho. Vou trocar esse ano ainda, mas queria já aproveitar o monitor.

• Membro VIP
Postado
4 minutos atrás, Tio Dito 1900 disse:

@CristianCDS Apenas para leitura Web então, você acha que o IPS faz diferença? Por que não tem muita influência de cores, né? E, não sei... será que o fundo preto melhor do VA não seria melhor p leitura (contraste preto e branco)?
Mas eu entendi que sua sugestão é comprar um monitor tanto QHD quanto IPS mesmo. Pelo mesmo preço, sem pensar. Mas em questão de marca, a Samsung está mais barata que a Gigabyte (mas não é IPS, só QHD). Em relação à questão de marca, Gigabyte é equivalente à Samsung.

Se o orçamento deixar vou de ASUS mesmo. Mas agora ela está mais de 400 mais cara que a Samsung...

Para web ser IPS ou VA não vai fazer diferença.

Ser IPS ou VA só fará diferença para quem trabalha com edição de vídeo ou imagem.

Meu monitor mesmo sendo IPS o preto das letras fica muito escuro não devendo nada para o VA, é impressionante.

4 minutos atrás, Tio Dito 1900 disse:

@Edvaldo J. Frederico Cara, não sei a configuração do seu PC, mas você acha que precisa de placa de vídeo muito fera p rodar o monitor 2k legal?

Minha placa de vídeo é da assinatura, mesmo que você use vídeo integrado atual você vai conseguir usar em  QHD.

Teve uma vez que usei o vídeo integrado do meu 13600K e ficou perfeito também.

• Curtir 1
Postado

@Edvaldo J. Frederico meu notebook é um i5 8250U com placa de vídeo MX130... A ideia é só trocar o monitor agora e depois troco o computador rsrs

@Edvaldo J. Frederico Cara, e desculpa a pergunta, mas você parece que manja pela interação com o grupo: nessas minhas pesquisas o pessoal fala mal da Pichau, diz que são marcas chinesas de baixa qualidade. você pesquisou bem esse monitor antes de comprar? Está com ele há tempo?

Postado
11 minutos atrás, Tio Dito 1900 disse:

Apenas para leitura Web então, você acha que o IPS faz diferença? Por que não tem muita influência de cores, né? E, não sei... será que o fundo preto melhor do VA não seria melhor p leitura (contraste preto e branco)?

Os monitores com painel IPS possuem melhores ângulos de visão, ou seja, ele não vai sofrer alterações nas cores e brilho se visto de diferentes ângulos (isso é mais efetivo olhando horizontalmente, pois verticalmente a mudança é maior) ao contrário dos monitores com painel VA, que vai mudar drasticamente as cores e brilho, se olhado de diferentes ângulos. Essa vantagem do IPS é boa caso você mude muito de posição na hora que estiver lendo ou navegando.

Também, a precisão maior de cores do IPS permite tons de cinza mais fiéis diminuindo o cansaço dos olhos, caso opte por fundos escuros.

Por outro lado, os monitores com painel VA possuem maior contraste de cores, permitindo um preto mais profundo, ao contrário do IPS que o preto é acinzentado. Fora essa característica, não vejo o por que pegar um monitor com painel VA.

19 minutos atrás, Tio Dito 1900 disse:

as em questão de marca, a Samsung está mais barata que a Gigabyte (mas não é IPS, só QHD). Em relação à questão de marca, Gigabyte é equivalente à Samsung.

Samsung é meio 8 ou 80, fazem monitores topo de linha de alta qualidade, mas os intermediários quase nunca são recomendados, sempre há um defeito de ghosting ou tela dando problema. No entanto, a Gigabyte têm mais opções oferecendo um melhor custo-benefício, embora eu tenha minhas dúvidas. Então eu diria que a Gigabyte, nesse quesito, é superior a Samsung.

21 minutos atrás, Tio Dito 1900 disse:

esqueci de perguntar a mesma coisa p você... precisa de placa de vídeo p rodar um monitor 2k/ Meu note é bem fraquinho. Vou trocar esse ano ainda, mas queria já aproveitar o monitor.

É o que o colega acima disse. Se não for jogar algo em 1440p ou mexer com programas de edição de imagem e vídeo, está tranquilo.

22 minutos atrás, Tio Dito 1900 disse:

Recomendo fortemente esse modelo da ASUS, até porque eu possuo ele e estou satisfeitíssimo. O preço dele no momento, R$1.600, está ótimo, pois antes ele ficava entre R$1.800 e R$2.400.

11 minutos atrás, Tio Dito 1900 disse:

nessas minhas pesquisas o pessoal fala mal da Pichau, diz que são marcas chinesas de baixa qualidade. você pesquisou bem esse monitor antes de comprar? Está com ele há tempo?

Realmente Pichau possui muitos produtos white label, eles compram produtos "genéricos" e colocam a marca deles por cima. Os produtos possuem uma performance superior a de grandes marcas, mas o que é o grande problema é a durabilidade dos produtos. Uns não duram meses, outros duram 1 ano e um pouco e alguns chegam a durar anos, esses produtos não têm um controle de durabilidade bom comparado com as das grandes marcas, por isso tanta reclamação.

• Curtir 1
Postado

Para jogar definitivamente IPS, VA tem black smearing, que distorce a imagem quando há movimento na tela, como você disse que não planeja jogar, consigo usar de exemplo navegando na internet, quando você scrollar pelas páginas as letras basicamente ficam invisíveis até a imagem ficar parada novamente

Esse vídeo compara uma tela IPS e uma VA, dá pra ver a imagem se distorcendo claramente

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
1 hora atrás, Tio Dito 1900 disse:

@Edvaldo J. Frederico meu notebook é um i5 8250U com placa de vídeo MX130... A ideia é só trocar o monitor agora e depois troco o computador rsrs

@Edvaldo J. Frederico Cara, e desculpa a pergunta, mas você parece que manja pela interação com o grupo: nessas minhas pesquisas o pessoal fala mal da Pichau, diz que são marcas chinesas de baixa qualidade. você pesquisou bem esse monitor antes de comprar? Está com ele há tempo?

De monitor não manjo tanto mais o custo-benefício desse monitor da pichau é muito bom.

Paguei 1500 reais com 2 anos de garantia.

Não é só pelo fato de ser um monitor chinês que vai falar se é bom ou não.

Já comprei muitos produtos da china que a qualidade é muito boa.

A Pichau compra um lote do chinês que pode ter algum monitor que pode apresentar problema como qualquer equipamento elétrico.

Se você comprar diretamente na Pichau se o mesmo vier a dar problema você pode trocar por uma outra marca.

• Curtir 1
Postado

@Gloomy muito obrigado pela exemplificação. Acho que vou investir um pouco mais e esperar uma promoção boa do ASUS mesmo, sugerido aqui pelo colega.

@Edvaldo J. Frederico entendido! Não tinha me atentado pela garantia de dois anos. Vou monitorar seu preço também. PArece que vai rolar um PrimeDay mês que vem, acho que dá para esperar um pouquinho para ver se aparece alguma promoção. Valeu!

Postado
1 minuto atrás, Tio Dito 1900 disse:

esperar uma promoção boa do ASUS mesmo, sugerido aqui pelo colega.

A promoção é aquela, meu amigo, como eu disse lá em cima, ele normalmente fica entre R$1.800-R$2.400.

Postado

@CristianCDS Eu estava vendo o app da Pelando e ele apareceu por 1488, mas a promoção acabou...

Cara, estou pesquisando hoje aqui e vi que tem monitores 27" 4k nessa faixa de preço, até menor, da LG e Philips. Só que o tempo de resposta é maior (4 ou 5ms) e a taxa de atualização é 60Hz.

Entendido o lance do IPSxVA que vocês explicaram bem aqui, para quem NÃO vai jogar jogos de movimento (eu só pretendo jogar daqui um tempo o Civilization 7 nesse monitor), essas taxas de atualização baixas e tempo de respostas são muito importantes para navegar na WEB e aplicativos Office? Claro, comparando que aí terei uma tela de 4k?

E será que, até eu comprar um novo PC, meu notebook velhinho I5 8250U com placa Nvidia MX130 roda WEB nem um monitor 4k? Alguma outra desavantagem que não estou vendo?

Links vistos: Monitor LG UltraFine 27US500-W 4K | KaBuM!
Monitor Philips 27" 4K IPS 109% sRGB NTSC 91% Speakers 278E1A | Amazon.com.br

@Edvaldo J. Frederico

@Gloomy

Postado

Eu estava vendo o app da Pelando e ele apareceu por 1488, mas a promoção acabou...

Você deve cuidar essas promoções mais baratas pois pode ser que seja ele OPEN BOX, ou seja, alguém comprou, devolveu por conta de um defeito (nesse caso eles consertam o que tiver com defeito) ou arrependimento e eles fecham a caixa e vendem novamente por um preço menor.

essas taxas de atualização baixas e tempo de respostas são muito importantes para navegar na WEB e aplicativos Office? Claro, comparando que aí terei uma tela de 4k?

Não são importantes para esse uso, o que vai importar já foi abordado, que seria o tipo do painel. As propagandas dos monitores terem o tempo de resposta de 1ms/0.5ms etc., se refere ao tempo de resposta mais baixo que o monitor atingiu nos testes feitos com ele. Geralmente, esses tempos baixíssimos são alcançados com overclock/overdrive da tela do monitor. Com as configurações padrões de taxa de atualização e tempo de resposta, a maioria dos monitores trabalham entre 5 a 15ms, esse tempo comparado a 1 ou 0.5ms não é perceptível para usuários comuns, sendo apenas voltado pra quem joga jogos de alta performance.

E será que, até eu comprar um novo PC, meu notebook velhinho I5 8250U com placa Nvidia MX130 roda WEB nem um monitor 4k? Alguma outra desavantagem que não estou vendo?

Para navegação WEB e programas leves a resolução não vai fazer diferença, pode usar 4K tranquilamente com o seu notebook, mas, se você vai usar o mesmo monitor 4K para jogar futuramente, o seu novo PC vai ter que aguentar levar o jogo em questão nessa resolução, tendo que investir em uma boa placa de vídeo. Por exemplo: As placas indicadas para jogar em 4K são as RTX 4080/4080 Super/4090/5070 Ti/5080/5090.

Logo, o mesmo se aplica no caso de você pegar o monitor QHD, vai precisar de uma placa de vídeo que consiga rodar os jogos nessa resolução. Então, tome muito cuidado na hora que for montar um PC se quiser jogar em um monitor QHD ou UHD (4K).

• Curtir 1
Postado

@CristianCDS , muito obrigado. Depois que vi os preços desses monitores 4k, estou tentado a ir com eles, pois quero focar mesmo na visualização no trabalho (textos, web, etc) e vou jogar só Civilization 7. Então, pelo que estou notando, os 60Hz não vai fazer muita diferença p mim. 

Sobre meu laptop velhinho, pesquisei mais aqui e vi que posso ajustar a resolução no Windows para 2k até eu comprar o novo PC, caso minha placa não fique tão bem com a 4k (em um local, disseram que ela vai rodar só a 30Hz a 4k, mas roda 60Hz a 2k).

Enfim, vou acompanhar os preços desses dois monitores nas próximas semanas até o Prime Day e vamos ver se consigo pegar uma oferta.

Obrigado pela dica de ficar alerta aos reembalados!

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!