Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Meu pc parou de funcionar o RGB fusion, as Fans ligam usando o sys fan mas não liga o led, alguém conseguiria me ajudar, eu acredito que está com problema de energia na placa, muitas vezes não dá boot pois quando eu fico trocando as fans na entrada da placa-mãe uma hora ela liga. E em uma entrada o led fica mais claro e no outro mais escuro. E se tem como resolver?

IMG_1763.thumb.jpeg.4fccc2f0943d78c6ee53c12a783591e9.jpeg

IMG_1761.jpeg

IMG_1760.jpeg

Postado

Suspeitos - memória RAM  / Dispositivos de Armazenamento (HD/SSD)

* Memória mal encaixada, incompatível, com defeito, slots sujos ou danificados

* HD/SSD com defeito, cabo mal conectado, problema na ordem de boot (BIOS)

Qual fonte - marca/modelo ? 

• GabrielLV alterou o título para RGB Fusion parou de funcionar e LEDs das fans não acendem
Postado
23 horas atrás, FoxBlack disse:

Pior que não é isso, sempre funcionou normal, foi eu usar as fan argb em série uma encaixada na outra e colocar em uma entrada só e aí por morar na praia, maresia e tal, começou a diminuir as leds das fans até sumir tudo, agr nada fica com a fan ligada, e as vzs não dá boot.

Aorus B450 pro Wi-Fi 

Fonte XPG Core Reactor 650w Gold

Ryzen 7 3800x

RTX 2060 Super 8Gb

Memória Hyper X 16gb (2x8) 2.600mhz

NVMe M.2 Gammix S50 Lite

Postado
36 minutos atrás, Bruno Markes disse:

... sempre funcionou normal, foi eu usar as fan argb em série uma encaixada na outra  e colocar em uma entrada só e aí por morar na praia, maresia e tal, começou a diminuir as leds das fans até sumir tudo,...

Isso indica que um único conector de LED da placa-mãe já não fornece corrente (A) suficiente para as várias fans enfileiradas (Dayse Chain), um indicativo é o LED acendendo fraco.

O que pode tentar é passar um limpa contato nos pinos dos conectores, pode ser que a maresia tenha criado corrosão neles, que esta limitando o contato.

Ou então compre uma controladora (no padrão dos LED das fans), que alimentará os LED direto da fonte - só recebe o sinal digital do controle  ARGB da placa-mãe.

Controladora ARGB (5V, 3 pinos) & PWM para até 9 fans.

• Curtir 1
Postado

@1lokos @1lokos entendi amigo. Obrigado, então essa controladora eu consigo colocar 8, eu tenho 9 e um suporte de VGA da AIGO poderia colocar 2 fans juntas dayse chain e o mesmo com o suporte? Mas acredito que queimou mesmo porque n liga nada, e limpa contato não funcionou. Ai eu poderia controlar pela placa-mãe?  

Em 29/05/2025 às 10:43, FoxBlack disse:

Pior que não é isso, sempre funcionou normal, foi eu usar as fan argb em série uma encaixada na outra e colocar em uma entrada só e aí por morar na praia, maresia e tal, começou a diminuir as leds das fans até sumir tudo, agr nada fica com a fan ligada, e as vzs não dá boot.

Aorus B450 pro Wi-Fi 

Ryzen 7 3800x

RTX 2060 Super 8Gb

NVMe M.2 Gammix S50 Lite

Postado

Esta controladora do link tem conectores - ARGB e PWM; para até 9 fans. Se precisar pode ligar dois com um cabo splitter.

Citação

Ai eu poderia controlar pela placa-mãe?  

Quando a controlar o "frufru" por software vai depender se a placa-mãe ainda tem conector ARGB funcionando, pois a sobrecarga - devido às fileiras de fans; pode ter danificado o circuito. Já testou plugando só o LED de um fan no conector ARGB da placa-mãe? Se não funcionar com apenas um ... RIP. 

Postado

@1lokos eu já testei 1 só e não funciona. Esse splitter seria qual modelo pwm ou argb? Eu não poderia conectar em série só 2 fan juntas e conecta essas duas em um conector só pwm é um só argb na controladora? E quanto a suporte de gpu argb eu posso colocar igual? Pegou outra fan coloca em série com o suporte AIGO de VGA e ligo o argb dos dois juntos?   

Em 29/05/2025 às 10:43, FoxBlack disse:

Aorus B450 pro Wi-Fi 

Ryzen 7 3800x

RTX 2060 Super 8Gb

NVMe M.2 Gammix S50 Lite

• Triste 1
Postado
5 horas atrás, Bruno Markes disse:

@1lokos eu já testei 1 só e não funciona. Esse splitter seria qual modelo pwm ou argb?

Seria para o argb, mas se os cabos da fan (PWM e ARGB) tem CONECTORES macho e fêmea, não precisa.

O que ultrapassa 9 é o número de cabo LEDs, então ligue dois enfileirados e ligue numa entrada ARGB da controladora. Não ligue mais do que dois ou pode ser "fire in hole" de novo. 🔥

Já os cabos PWM liga um em cada, pois tem numero suficiente, não a razão para enfileirar.

Postado

@1lokos ótimo muito obrigado, vou fazer isso, mas vi com um cara pra reparar ele disse que dá jeito. porque também as portas USB teclado fica bem claro o Led aí precisaria arrumar. Vou fazer um orçamento caso fique inviável vou usar a controladora mesmo. Acho que o que deu problema, foi que enfileirei 8 fans e liguei tudo numa Argb só. Ai tá prejudicando até as porta USB em questão energética (acho). 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!