Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Na maioria dos jogos, estou tendo um problema muito chato de stuttering, em geral, o frame rate nos jogos até que está bom (batendo 90-99% da GPU), mas com frequência, na maioria dos jogos o uso da GPU cai abrupdamente, causando o famoso sutterng. Em algum jogos pesados como RDR2 e Souls Likes até que o frametime fica até que bom (com alguns microstutterings de vez em quando..), mas jogos como TLOU e outros mais CPU-Intensive (Ubisoft) é um problema bem importuno... 😓

Soluções que ja tentei:

•  Formatei o PC em um NVMe e instalei os drivers mais recentes do zero
  • Ativei o Above 4G decoding
  • Desativei o hyperthreading
  • Alterei a frequência das Memórias (pra mais e pra menos)
  • Cappei o FPS e tentei todos os tipos de Syncs ao meu alcance (também com scanline sync e frametime sync do MSI afterburner)
  • Aumentei os graficos pra jogar o gargalo pra GPU 

Da que eu tentei a que surtiu mais efeito foi usar o Adpative sync, mas foi só uma melhora razoaevel...

Minhas specs

cpuz_TqL7vSwfSt.png.3d6e165b0d74d8f670f16e2c94abdba1.png

cpuz_byJGPh6CbJ.png.6b4a57e030747637ee869689c3ab2d33.pngcpuz_gKIO3GBHpD.png.5daffdf1e5d1adcd5e174094c895ca8b.pngcpuz_uaos0fd4NZ.png.3a88afd1facec74e5affefc40652f328.pngcpuz_5WTgRAeOsn.png.b67de19c30b77e002eb50fc42175eb27.png

Minha maior suspeita era o gargalo de CPU, mas já CPUs mais fracos rodando muito bem.

Postado

Boa tarde! A principio achei estranho o processador que você está usando... Se não me engano, esse é um processador voltado para servidores, o que significa que ele trabalha melhor com gerenciamento de funções diversas e que placa de vídeo não é uma prioridade para ele. Acredito que o processador está causando o Stuttering. Você tem a possibilidade de testar o sistema com outro processador?

Boa sorte.

Postado

@Raphael0112 Boa tarde 😊

Sim, é um CPU de servidor, à principio achei este fosse o problema, mas ja vi varias benchmarks com Xeons e eles tem um resultado satisfatorio 

O meu em questão tem o mesmo desempenho de um i5 10400, não sei se este processador funcionaria bem também.

Infelizmente este é o unico setup que tenho no momento 😔

Postado

É uma pena, esse é um problema muito chato que não afeta só a experiência do usuário, mas que para algumas pessoas pode causar enjoo e tontura ao longo da jogatina. Como você não tem como isolar a variável (processador), tente aliviar as opções gráficas como:

Densidade de NPCs (personagens na tela)

Distância de renderização de objetos (draw distance, campo de visão)

Qualidade da física

Qualidade de simulações desnecessárias como fumaça, água, partículas, etc.

Você disse que o adaptive sync apresentou melhora, ao meu ver, isso faz todo o sentido já que essa função adapta a taxa de atualização da tela aos quadros gerados, o que apresenta um alívio nas flutuações dessa relação. 

Você pode tentar travar o FPS em 60 quadros (ou 30 em ultimo caso)para ver se melhora.

Boa sorte, espero que dê certo.

• J.Augusto F alterou o título para Stuttering na maioria dos jogos no X99H, Xeon E5 2640 v4, 16GB e RTX 3050

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...