Ir ao conteúdo

Indicação de SSD NVMe custo-benefício de 1TB para MSI B550M Pro-VDH WiFi

Ir à solução Resolvido por guilherme_dr,

Posts recomendados

Postado

OLÁ

Tudo bem?

Tenho uma Placa-Mãe MSI B550M Pro-VDH WiFi, AMD AM4, mATX, DDR4, Preto - B550M PRO-VDH WIFI que no Slot 1 esta acoplado UM SSD Kingston NV2, 1TB, M.2 2280 PCIe, NVMe, Leitura: 3500 MB/s e Gravação: 2100 MB/s, Azul - SNV2S/1000G

Andei procurando na Web e encontrei este SSD abaixo com preço bem decente, ele serve para minha placa? vale a pena? 

SSD Kingston 1TB Padrão Nv3, M.2 2280 NVMe 4.0 Gen 4x4, Leitura: 6000 e Gravação/4000MBps, Ultra Rápido - Snv3s/1000g

Intenção e dividir um SSD em jogos e outras coisas que acumulam espaço à toa 

E o outro apenas ser para trabalho e documentos 

Agradeceria quem pudesse me dar uma luz sobre 

E no caso se necessito comprar thermopads (ou a capinha que fica em cima dele, no caso o dissipador de calor) para esse SSD?

Tenho uma 3060 TI da MSI, será que terei que medir o espaçamento antes de comprar?

• Moderador
  • Solução
Postado

@James_BR Boa tarde!

Sim, o Kingston NV3 "serve" na sua placa-mãe e é o melhor custo-benefício atualmente. Não há necessidade de utilizar um dissipador nele, mesmo no slot da sua placa que não tem dissipador, ele vai lhe atender bem, porém, recomendo que substitua a posição dos M.2 quando comprar o novo, ou seja, deixe o novo (NV3) no slot 1, que possui dissipador próprio e passe o NV2 para o slot 2 (sem dissipador), com isso, você vai aproveitar a velocidade máxima do NV3, que é PCIe 4.0, enquanto o NV2 (que você já possui) é PCIe 3.0.

Sobre o espaçamento, também é algo que não deve preocupar-se, a placa-mãe já foi projetada para adicionar os dois M.2 nos respectivos slots e mesmo ficando próximo da placa de vídeo, isso só seria um possível fator de preocupação, caso realmente comprasse algum dissipador externo para usar no slot 2 (que não possui dissipador que acompanha a placa-mãe).

Espero ajudar,

Abraço. 

• guilherme_dr alterou o título para Indicação de SSD NVMe custo-benefício de 1TB para MSI B550M Pro-VDH WiFi
Postado

@guilherme_dr Muito obrigado amigo! 

Estava na duvida real da portabilidade 

Seguirei esses passos que você me orientou 

7 horas atrás, guilherme_dr disse:

recomendo que substitua a posição dos M.2 quando comprar o novo, ou seja, deixe o novo (NV3) no slot 1, que possui dissipador próprio e passe o NV2 para o slot 2 (sem dissipador), com isso, você vai aproveitar a velocidade máxima do NV3, que é PCIe 4.0, enquanto o NV2 (que você já possui) é PCIe 3.0.

7 horas atrás, guilherme_dr disse:

Não há necessidade de utilizar um dissipador nele,

Sobre o dissipador comentei porque vi vídeos no youtube que sem isso aumenta a probabilidade que "queimar", fiquei um pouco confuso pois pediam pra retirar o adesivo de fabrica do SSD e colocar dentro desse dissipador, No caso o que esta no meu CPU está com dissipador em cima dele e com o adesivo da fábrica 

• Moderador
Postado
18 horas atrás, James_BR disse:

No caso o que esta no meu CPU está com dissipador em cima dele e com o adesivo da fábrica 

Perfeito!
Não recomendo remover adesivo do SSD, pode ser considerado violação e acarreta em perda da garantia.

18 horas atrás, James_BR disse:

Seguirei esses passos que você me orientou 

Esqueci de mencionar um detalhe, como você já utiliza o atual SSD (NV2) e nele, o sistema operacional está instalado, se de fato for realizar a substituição de slot, existe a possibilidade de não dar boot automaticamente, pois a BIOS pode tentar iniciar o novo SSD no slot 1 (que não tem SO nele).

Se isso ocorrer, não tem problema, basta configurar o boot na BIOS para o SSD (NV2) slot 2.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!