Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Fala pessoal. Então faz um tempo que eu tinha comprado uma placa-mãe ASUS Tuf Gaming B550m plus, comprei na Amazon e veio uma versão da China. Acabei demorando pra montar o computador, quando montei o PC funcionou por 4 meses. Em um momento eu atualizei um arquivo chamado "framework" dentro do programa Armoury Crate, o programa exibiu uma janela pra reiniciar o PC e eu reiniciei, então o Pc não iniciou mais, ele acendeu o led laranja da Dram e o mesmo ficava aceso continuamente sem piscar e sem o PC iniciar e dar vídeo, os leds da placa-mãe até acendiam e as fans também funcionavam mas sem dar boot. Levei em duas assistências técnicas, uma delas especializada, ambas condenaram a placa-mãe. Nunca descobri a origem do problema. Nesse ano comprei novamente uma placa-mãe, da mesma, porém dessa vez "versão brasil". E hoje eu acabei de montar o Pc de novo e ele ligou. Bom, com tudo isso quero tomar algumas precauções para evitar esse problema do led laranja de novo. E gostaria de saber se as minhas memórias ram são compatíveis com minha placa-mãe e se funciona de boa e saber se eu fiz as configurações corretas ou se fiz algo errado.

placa-mãe ASUS Tuf Gaming B550m Plus

Memórias RAM Corsair Vengeance RGB Pro DDR4 2x16gb 3600MHz

Coloquei as memórias nos slots A2 e B2

Liguei o D.O.C.P(xmp) no único perfil disponível +3600mhz 1.35v, porém tinha lido uma vez que essa placa-mãe suporta no máximo 3200mhz, então eu configurei no modo avançado e coloquei a frequência máxima da memória em 3200MHz

Eu também ativei o Resize Bar

Liguei o SVM Mode

Coloquei o Secure Boot em Windows UEFI

Meu processador tá batendo uma média de 40° a 45° em modo ocioso, está com cooler box e apenas 3 fans no gabinete, 2 frontais e uma traseira funcionando entre 850rpm a 1200rpm(em pwm) e está com 1.4v de tensão(moro no litoral do ES, para vcs terem uma base de temperatura ambiente, agora está com 28°C)

Eu também costumava utilizar muitos comandos como "Winget upgrade all" , "sfc/ scannow" , "dism.exe /online/cleanup-image/restorehealth"

Bom, algumas dessas configurações/ações poderiam estar erradas? O que mais poderia fazer?

Postado

@lordbrock2801 já tive o mesmo problemas em 2 placas diferentes....

acredito que seja cronico dos Ryzen mesmo kkk

eu tinha uma 

b350 msi de uma hora pra outra deu esse LED , bom minha namorada tinha trocado o pc e lavado a mesa.. ai resumir ter sido isso... 

fiz inumeros testes de tudo quanto é jeito , ate lavar a placa-mãe lavei.. deixei no sol..

de uma hora pra outra funcionou  ai eu já fiquei feliz.. 

no mesmo dia ao chegar do trabalho deu a mesma coisa... 

fiz exatamente os mesmo procedimentos anteriores e nada..

ai comprei uma

x370 msi  

ao chegar só para desencargo de consciencia eu fui testar a B350 novamente.. ai funcionou desliguei liguei reiniciar.. parecia estar nova de novo...

como entretanto já tinha comprado a x370.. teria que ficar com ela.. ai desmontei meu PC pra testar a x370 e adivinha ? mesmo LED kkkk

e o camarada que me vendeu fez uma chamada de Vídeo comigo mostrando o funcionamento.. 

como a placa-mãe poderia devolver não quis testar nada e sim devolver...

ai ao montar o meu pc que tinha voltado a funcionar , adivinha? voltou o LED kkkkkkkkkkkk

ai eu já com odio voltei tudo pra x370 e ela ligou normalmente kkkkkkkkkkkkkkk

ai vai com aquela persistencia desmontei e montei tudo na b350 e funcionou 

no final as duas funcionaram de boa kkkkk

passei 1 mês nesse rolo

desmonta monta limpa lava passa alcool , coloca no sol...

com meus testes loucos , criei 3 possibilidades

energia estática mais provável já que ao deixar desconectado por longos periodos costumava ligar logo.. e eu usava um desses gabinetes simples pintado com uma tinta spray cromada que não estava bem fixada..

Memórias de rabo doce..

ou cronico dos Ryzen mesmo pois volta e meia vemos um topico igual por ae..

pode deixar 3600 mesmo.. 

elas suportam 3200 oficialmente acima disso é como se fosse ''overclock'' 

agora que processador você tem?

eu tenho 

uma b450 gaming pro ASUS 

Ryzen 5600 e uso 1.27 de tensão pra rodar com 4.8ghz..

1.4 de tensão já é o limite considerado seguro para maior parte dos ryzens 

Postado
1 hora atrás, lordbrock2801 disse:

porém tinha lido uma vez que essa placa-mãe suporta no máximo 3200mhz

Quem manda no suporte não é a placa-mãe, a controladora de RAM fica no processador. Uma B550 ASUS TUF teoricamente suporta 4000+MHz, só depende do seu processador suportar frequências tão altas ou não. Boa parte dos Ryzen de 3ª e 4ª geração não tem problema para conseguir 3600MHz, apesar de oficialmente ser garantido 3200MHz.

1 hora atrás, lordbrock2801 disse:

está com 1.4v de tensão

Valores um pouco agressivos. As BIOS da AMD tende a jogar tensões agressivas para o CPU em stock, por isso muitos optam por fazer undervolting, o que faz o CPU trabalhar de forma mais eficiente e ainda prolonga sua vida útil.

• Curtir 1
Postado

@Falatuo meu foi bem do nada também, usei o PC por 4 meses sem desmontar nem nada, aí um dia eu atualizei esse bagulho que eu falei na hora de reiniciar ele deu esse LED laranja, o mais engraçado foi que eu tentei de tudo e depois desisti, aí já tinha se passado uns 10 dias, de repente vi o Pc ali de bobeira e tentei ligar e ligou, depois que configurei a BIOS na hora de reiniciar pra validar a configuração ele voltou com o problema kkkk. Agora a placa ficou largada aqui e perdida. 

Minha configuração é essa:

placa-mãe ASUS Tuf Gaming B550m plus

Processador AMD Ryzen 7 5700G

Memórias RAM Corsair Vengeance RGB Pro 2x16gb DDR4 3600mhz

Fonte Corsair RM850x Shirt

SSD Pichau Rover 256gb(precisa melhorar kk)

HD Seagate 500 GB

Teclado Multilaser de 15 anos atrás kkkk

Mouser genérico de feira kkkk

Monitor Philco antigo kkk

@GuilhermeGBbom, como todo mundo tá falando que pode por 3600mhz acho que vou tentar. Mas eu teria que restaurar a BIOS primeiro né? E fazer uma configuração limpa.

Sobre a tensão já me recomendaram reduzir ela, mas tenho bastante medo de mexer com coisas assim, dizem que demora, e pelo meu histórico de azar, provável faltar energia no momento que eu tiver mexendo nisso, não sei se impacta, mas aqui cai energia direto. E além disso, também não sei o que seria recomendado fazer, Curva? Pbo? N sei

Postado

@lordbrock2801 mexer com undervolting vai exigir um tempo para certificar que está estável. Pesquise no Youtube alguns vídeos de como mexer no Curve Optimzier, é a melhor forma de undervolting em Ryzens da linha 5000 pra cima. E não tem nenhum risco mexer nisso, se ficar instável a única coisa que vai acontecer é que seu PC vai acabar reiniciando ou dando tela azul, mas é a só fazer um undervolting menos agressivo e tentar de novo, até achar uma configuração que fica 100%.

Postado

@GuilhermeGB mesmo assim 1.30 fixo é bem melhor que 1.4 

meu 5600 consegue operar 1.2 fixo tranquilo  

mas eu utilizo overclock 4875mhz uso 1.32..  estavel com 1.28  mas eu jogo mais um pouco por desencargo 

duvido que um 5700g não consiga operar 1.30

não é o melhor jeito concordo , mas melhor que nada

• Zalgo alterou o título para LED DRAM na ASUS Tuf Gaming B550M PLUS, o que causa e como evitar?
Postado

@Falatumas 1.4v é alto de qualquer forma ou só é alto por conta da temperatura que mencionei? No caso, melhorar a refrigeração faria esses 1.4v ser de boa ou precisaria ainda assim abaixar isso?

Sobre o problema do Led Laranja na DRAM, me lembro que aconteceu quando eu tentei reiniciar o PC. Ontem, eu havia feito uma 'manutenção" nele(já com a placa-mãe nova), tipo, atualizando o windows, usando comandos pra corrigir arquivos corrompidos e atualizando os drivers e programas. Aí fui reiniciar para concluir as modificações, e por um momento meu coração gelou, porque ele desligou e não reiniciou, ficou com as fans ligadas e os leds acesos, mas não tava dando vídeo. Tava parecendo que ia acontecer o problema da dram dnv, mas dessa vez ao invés de reiniciar pelo botão eu apenas desliguei no botão e depois na fonte e aí liguei de novo e foi de boa. Mas queria entender porque essas ***** acontecem cmg kkkkk, é normal reiniciar o PC e ele não ligar? Bglh estranho 

Postado

@lordbrock2801 se você trocou a placa-mãe sem formatar o Windows, tem grandes riscos do sistema ficar instável e uma vez o outro você acabar recendo uma tela azul ou algo do tipo. Quando você muda de placa-mãe, você muda controladora de áudio, controladora de rede, controladora USB, etc. então você bagunça muita coisa dentro do Windows, é recomendável formatar.

Sobre a tensão, 1.4V é considerado alto, apesar de ser comum que muitos processadores AMD trabalhem nessa tensão em stock. Os primeiros lotes de processadores de uma nova geração costumam ter menos margem para tensões mais baixas, mas conforme o processo de fabricação vai melhorando, novos lotes começam a ter mais margem, mas a BIOS da placa-mãe nivela tudo pro pior caso, então sempre tente a jogar tensão alta pra todo mundo. Por isso a maioria dos usuários fazem ajustes manuais para otimizar o funcionamento especificamente para o processador que tem em casa.

Eu, por exemplo, uso meu Ryzen 5 3600 com undervolting desde que comprei ele em 2021. Se eu deixar tudo em stock aqui ele base fácil 1.4V também, e acaba esquentando muito. No momento estou usando 1.18V com clock travado a 4.28GHz, temperatura 20ºC mais baixa que em stock. Os processadores Ryzen 5000 não esquentam tanto igual os Ryzen 3000, então você não deve notar grande diferença de temperatura, mas em alguns casos você pode acabar tendo um leve aumento de desempenho com uma leve redução de temperatura de mexer com PBO.

Postado

@Falatu @GuilhermeGBvou colocar uma foto da minha BIOS para vocês verem as informações (temperatura, tensão). E eu tirei essa foto quando estava entre 16° a 20° de temperatura ambiente e tava 44°C no cpu sem mexer em nada 😬

OBS: ainda vou colocar as memórias a 3600mhz, está em 3200mhz por enquanto 

IMG_20250626_095618.jpg

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...