Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Prezados, muitíssima boa noite a todos. Como estamos?
Ainda que eu tenha lido com minúcia as regras do Clube do Hardware, de antemão, peço desculpas em caso de abertura de tópico em área indevida ou por questões diversas. Igualmente, deixo avisado que o relato é longo, pois creio que cada informação é importante.

Como o título sugere, estou enfrentando sérios problemas provenientes das famigeradas (e temidas) BSODs. Se fosse uma ou duas vezes por mês e não houvesse risco de comprometer nada de arquivo, eu até poderia contornar com paciência e preservação no uso do computador, contudo, os eventos têm sido frequentes — e variados. 

Comprei o notebook a partir do qual vos falo há pouco mais de duas semanas. Desde a primeira formatação, passei a lidar com as travas sequenciais. Os códigos de erro foram variados: PHASE1_INITIALIZATION_FAILED, CRITICAL_PROCESS_DIED, UNEXPECTED_STORE_EXCEPTION, entre outros. Até então, minha ideia era tentar decifrar os problemas e saná-los sem a necessidade de formatar o disco de novo e iniciar uma instalação limpa do Windows, porém, não teve jeito. A princípio, julguei que o problema era por causa do VMWare Workstation Pro — software que baixei para virtualizar alguns SOs e rodar jogos mais antigos — considerando que a suíte necessita da instalação de diversos drivers para virtualizar hardware, em especial, aqueles relacionados com a rede. Temendo que ficasse algum resquício do programa para trás na desinstalação, baixei o Revo Uninstaller com teste gratuito para auxiliar na remoção de entradas no registro e pastas e arquivos sobressalentes. As telas azuis começaram nesse espaço de tempo, então aventei a possibilidade de estas serem causadas por alguma remoção indevida no registro. Em detrimento de ambos os programas mencionados, por alguma razão os arquivos de dump (para compreensão das telas azuis e captura de erros) nunca eram criados. No Visualizador de Eventos do Windows, muitos avisos de DCOM, erros relacionados ao USB-Vídeo e mensagens de nível crítico com foco em Kernel-Power apareceram, mas nada era muito claro. A cada vez que o computador era desligado, religá-lo era um sufoco. Casualmente, entrava na tela de recuperação e acusava arquivos e drivers críticos do sistema como ausentes ou corrompidos, como ntoskrnl.exe, winload.efi, volsnap.sys, entre outros. Tentei reconstruir a imagem com o comando DISM no Prompt de Comando pelo ambiente de recuperação, com a ajuda de um pen-drive bootável (mídia de instalação do Windows 11) e, até aquele momento, foi a única maneira de iniciar o sistema. Mas, era iniciar, utilizar e desligar que tudo voltava ao que era. Chegou em um nível crítico, no qual cada pressionada de Enter fazia o PC entrar em Recovery e denunciar mais um arquivo de início morto. Tentei recriar o boot e até deu certo, mas logo houve problemas. Muito provável que seja problema de hardware, mas, todos os testes que fiz não resultaram em nada. CHDSK com os atributos necessários, SFC, MDSCHED, entre outros comandos para testar os discos, memória e gráficos nunca acusou nenhum problema de peça. Fui obrigado a formatar.

Pensei que a formatação seria decisiva para a solução dos meus erros. Para ser preciso, formatei ontem à noite. Logo na tentativa de instalação dos drivers de início — drivers da Intel, Nvidia e gerais — já presenciei uma tela azul de código SYSTEM_SERVICE_EXCEPTION. Pelo menos, dessa vez, os despejos de memória são criados na pasta Minidump (C:\Windows\Minidump), então tenho um norte para procura. Baixei o programa BlueScreenView, da Nirsoft, para conseguir ler com facilidade os .dmps e, até agora, foram quatro telas azuis com o mesmo código de erro, todas com relação ao "driver" ntoskrnl.exe. Dei uma "Googlada" e vi muitos assuntos relacionados, desde problemas com drivers a até situações que envolvem set de XMP de memória RAM na BIOS por causa da arquitetura DDR4 e das suas frequências. Ainda não mexi na BIOS, mas, tentei consertar os drivers e toda vez que entro no Gerenciador de Dispositivos, passando mais de dois segundos analisando os dispositivos, recebo uma tela azul. Até então, pelo menos, parecia que estava tudo certo, se eu conseguisse resolver os problemas com os drivers ou com o clock da memória... mas, aparentemente, os problemas estão voltando! Recebi outras telas, com códigos como CRITICAL_PROCESS_DIED e UNEXPECTED_STORE_EXCEPTION, além de lidar, eventualmente, com o computador voltando ao modo de recuperação ao iniciar/reiniciar. E isso está me matando aos poucos, pois estou ficando sem ideias. O mínimo movimento no Gerenciador de Dispositivos causa uma BSOD; passar muito tempo com o computador ligado (mais de duas horas, com a ressalva de que tenho a necessidade por causa do trabalho) quase sempre culmina em outra grande e sem graça tela azul. Receio que os arquivos de boot comecem a corromper de novo — ficar formatando o PC para usá-lo por alguns dias não é interessante. 
As outras telas azuis não relacionadas ao erro SYSTEM_SERVICE_EXCEPTION eu não consigo ver, pois se tratam de arquivos de despejo maiores (quase nunca reinicia sozinho o sistema) e eu não sei suas localizações. 

Me ajudem, por favor! 

Para título de informação, abaixo estão as especificações do PC:

• Mainboard: CML Karoq_CMS V2.08 ACER Nitro 5;
   • Processador: Intel Core i5-10300H 2.50 GHz 4 Cores 8 Threads;
   • Armazenamento: 1 SSD SATA Kingspec P3-256 256 GB 550 MB/s + 1 SSD NVMe WD PC SN740 1 TB 5150 MB/s;
   • Memória: DDR4 32 GB Dual Channel, 1 = DDR4-2666 (1333 MHz) Kingston SK Hynix 16 GB Dual + 2 = DDR4-2666 (1333 MHz) SM Smart Modular 16 GB Dual;
   • Gráficos: Intel UHD Graphics Comet Lake GT2 14 nm + NVIDIA GeForce GTX 1650 4 GB GDDR6;
   • Sistema Operacional: Microsoft Windows 11 Home 24H2 26100.4351;
   • Exp.: 1000.26100.107.0.

Também, estarei mandando os arquivos .dmp para análise.

Obrigado.

SYSTEM_SERVICE_EXCEPTION.zip

• Moderador
Postado

@sidneyrz Seja bem vindo ao Clube do Hardware!

Por favor, faça os seguintes procedimentos:

Abra um CMD como administrador e digite esses comandos:

mkdir c:\pastalogs

wevtutil epl System "C:\pastalogs\SystemLogs.evtx"

wevtutil epl Application "C:\pastalogs\ApplicationLogs.evtx"

Esses comandos servem para coletar os logs do Windows que podem conter pistas dos culpados pelos problemas. Os logs serão enviados para uma pasta chamada "pastalogs" dentro da unidade C:\. Pegue-os de lá, compacte-os individualmente como .zip ou .rar e anexe-os aqui. Vamos analisa-los para ver se encontramos algum erro.

• Curtir 1
  • Moderador
Postado

@sidneyrz

image.png

Temos diversos erros apontando para falhas de escrita/leitura de dados na unidade E: do seu computador. Isso indica que, provavelmente, o SSD secundário do seu notebook está com defeito.

2 horas atrás, sidneyrz disse:

• Armazenamento: 1 SSD SATA Kingspec P3-256 256 GB 550 MB/s + 1 SSD NVMe WD PC SN740 1 TB 5150 MB/s;

Pela configuração, acredito que o seu Windows está instalado no NVMe e demais programas/arquivos no SSD SATA Kingspec, correto?

Faça um diagnóstico de armazenamento em ambas as unidades usando o Seatools:

Baixe e instale o Seatools para verificar a saúde do SSD.

https://www.seagate.com/br/pt/support/downloads/seatools/

Você deverá executar os cinco testes disponíveis nos menus "Testes Rápidos" e "Testes Estendidos": Teste Rápido Automático da Unidade, Teste Genérico Rápido, 2 Minute Generic Test, Autoteste Detalhado e Teste Genérico Detalhado. Realize um de cada vez, nessa ordem, em cada unidade, e tenha paciência, pois eles podem demorar. 

Veja se algum erro é detectado. Poste resultados.

• Curtir 1
Postado

@GabrielLV Boa madrugada!

Estou tentando efetuar os testes com o SeaTools, mas, atualmente está impossível! Na abertura do programa, o SSD SATA (256 GB) vai para 100% do uso e simplesmente congela o software. Isso ocorre independentemente do disco selecionado para a instalação do programa. 

O Windows, aliás, está instalado no SATA de 256 GB. Estranho é o Visualizador de Eventos indicar erros no volume E:, uma vez que não há uma unidade E: no sistema. Apenas C:\ e D:\. No ambiente de recuperação, pelo diskpart, a atribuição de letra para as unidades fica embaralhada, então às vezes o disco local D:\ vira E:\, enquanto o C:\ fica sem letra, ou vice-versa. O disco local D:\ é o SSD NVMe, de 1 TB. O sistema foi inserido no disco local C:\.

É muito provável que o SATA esteja com problema, visto que o simples funcionamento do SeaTools eleva o uso do disco para 100%, impossibilitando qualquer teste, até mesmo no disco local D:\. O que posso fazer, nesse caso? 

Obrigado, por enquanto.

• Moderador
Postado

@sidneyrz Isso é mais um indício de um possível defeito físico na unidade, pois o SeaTools está tentando ler as unidades de armazenamento e está travando quando o tenta.

11 horas atrás, sidneyrz disse:

É muito provável que o SATA esteja com problema, visto que o simples funcionamento do SeaTools eleva o uso do disco para 100%, impossibilitando qualquer teste, até mesmo no disco local D:\. O que posso fazer, nesse caso? 

Caso você tenha outro computador, você pode desmontar o seu notebook, pegar o SSD e testa-lo neste outro computador.

Se não tiver como fazer isso, recomendo que tente criar um pendrive com o Hirensboot que é basicamente um Sistema Operacional que rodará diretamente do pendrive, e ele já possui várias ferramentas de diagnóstico.

Postado

@GabrielLV Olá, boa tarde! Como vai?

Maravilha, já criei o SO portátil e hei de executar mais tarde. 
Através do Hiren's BootCD, consigo rodar o SeaTools ou este não conta com uma versão para o SO mencionado? Seria algum outro teste específico? 

Obrigado.

• Moderador
Postado
1 hora atrás, sidneyrz disse:

@GabrielLV Olá, boa tarde! Como vai?

Maravilha, já criei o SO portátil e hei de executar mais tarde. 
Através do Hiren's BootCD, consigo rodar o SeaTools ou este não conta com uma versão para o SO mencionado? Seria algum outro teste específico? 

O SeaTools não está disponível no HirensBoot. Você deve usar outro software que vem embarcado dentro dele.

Recomendo que utilize o WD Data Lifeguard Diagnostics e o GSmartControl, usando tanto as opções de teste rápido quanto de teste estendido.

Postado

@GabrielLV Boa noite.

Estou tentando realizar os testes através do HBCD, com os programas mencionados. O problema é que o meu NVMe "não está sendo reconhecido" pelo Hiren's BootCD, como deveria. Sim, ele aparece no Explorador de Arquivos, é possível acessá-lo e adentrar as pastas e arquivos, contudo, nos utilitários para diagnósticos dos discos, o SSD de 1 TB é assumido como um dispositivo desconhecido, sem habilitar S.M.A.R.T. e, também, não permite a execução dos testes. Sei que o HBCD não acompanha drivers NVMe por padrão, mas não achei nada adequado para instalar. Também tentei fazer a troca de RAID para AHCI ou legado/compatibilidade na BIOS do computador, mas a BIOS do meu notebook — pelo menos no modo padrão — não fornece as opções para troca. Acessar a BIOS "avançada" parece fora de questão, pois tentei vários procedimentos vistos na internet e nenhum correu bem, além de não ter conseguido encontrar uma BIOS customizada/desbloqueada para rodar no pen-drive.

Para onde devo correr agora? kkk

Para informação, efetuei os testes rápido e estendido do WD Data Lifeguard no SATA de 256 GB e, no teste estendido, vários setores defeituosos foram acusados. Quero mandar os resultados, mas, gostaria de fazer de ambas as unidades.

A propósito, no HBCD, o disco C:\ não é primariamente apresentado no Explorador de Arquivos, pois não conta com uma letra atribuída. O NVMe (D:\ no Windows) se torna o novo C:\, mas, fiz as mudanças de atribuições de letras pelo Gerenciamento de Disco para exibir corretamente ambos os drives.

Obrigado.

*se em algo ajudar, a versão exata do Acer Nitro 5 é AN517-52, BIOS v2.08.

Editado: Estou encaminhando alguns prints para melhor entendimento.

image.png

image.png

image.png

image.png

image.png

• Moderador
Postado
38 minutos atrás, sidneyrz disse:

Sei que o HBCD não acompanha drivers NVMe por padrão, mas não achei nada adequado para instalar. Também tentei fazer a troca de RAID para AHCI ou legado/compatibilidade na BIOS do computador, mas a BIOS do meu notebook — pelo menos no modo padrão — não fornece as opções para troca.

Primeiramente amigo, é importante que você siga as orientações que vão sendo passadas aqui já que já iniciamos um diagnóstico. Não tente mexer por conta própria em opções as quais você não conhece exatamente pois isso pode piorar a situação. Em alguns casos os programas não conseguem ler SSDs NVMe mesmo, e não é por conta de uma opção no BIOS. Portanto, mesmo que você conseguisse altera-la, não teria efeito algum. Fora que o seu computador por padrão está em UEFI, e se você habilitasse o Legacy, o Sistema Operacional não iria iniciar mais.

40 minutos atrás, sidneyrz disse:

Para informação, efetuei os testes rápido e estendido do WD Data Lifeguard no SATA de 256 GB e, no teste estendido, vários setores defeituosos foram acusados. Quero mandar os resultados, mas, gostaria de fazer de ambas as unidades.

Então o culpado pelo problema já foi identificado. Substitua o SSD.

Postado

@GabrielLV Olá, boa noite!

Maravilha, agradeço pela atenção. Realmente, busco mexer o mínimo possível no computador para preservar o que não está apresentando problema. Nesse caso, não há mais nenhum teste que tenha de ser feito? Posso enviar os resultados para análise? 

Mais uma dúvida: consigo clonar/transferir o sistema para o NVMe sem a necessidade de formatar o disco?

Obrigado!

• Moderador
Postado
12 horas atrás, sidneyrz disse:

Nesse caso, não há mais nenhum teste que tenha de ser feito?

Não vejo necessidade pois um defeito físico na peça já foi identificado pelo software. A próxima etapa é substituí-la.

Posso enviar os resultados para análise? 

A print do resultado do teste já devia ter sido encaminhada antes amigo rsrs. Se o resultado já tinha sido apresentado, então ele já devia ter sido enviado junto com as prints anteriores....

Mais uma dúvida: consigo clonar/transferir o sistema para o NVMe sem a necessidade de formatar o disco?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!