Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal,

Eu tenho um mini pc, desses 12v, onde a fonte é toda integrada na placa-mãe.

Usava ele como servidor, porém em um teste que estava fazendo, acabei invertendo a polaridade e ele não ligou mais.

Isso já tem tempo, já comprei outra placa-mãe, dessa vez, com a fonte pico psu separada, por segurança.

Pelo que olhei o componente DP4407B, pode ser o problema, claro não tem como ter certeza, porém gostaria de fazer essa tentativa.

Achei esse componente apenas no aliexpress, não acho em local algum mais. A minha dúvida é: tem algo semelhante que posso usar no local, ou precisa ser exatamente o mesmo?

Pensei em trocar ele, pois pude observar que ele apresenta sinais de ter "fritado", claro que pode ter outros problemas, mas acho que vale a tentativa, visto os preços atuais.

Esse foi o único que achei: https://pt.aliexpress.com/i/1005007360274422.html

image.png.1f83be68f60e7f2fe047fc0fc7c4cd3e.png

• GabrielLV alterou o título para DP4407B queimado após inverter polaridade. Posso usar similar?
Postado

O nome do transistor (mosfet canal P de 30V) é só 4407 mesmo. 

As duas primeiras letras são siglas para a marca da peça. 

Procure somente por 4407 e veja qual é mais fácil/barato de você comprar. 

Na sua foto, o que me estranha é aquele fusível branco ali do lado parecer que está inteiro. Já mediu ele com um multímetro? 

Postado

Renato,

Agradeço pela orientação.

Resolvi testar novamente, lembrei que na época fiz os testes, testei aqui novamente e ele está aparentemente normal, está conduzindo e baixa resistência. E o mini pc está ligando o LED, porém fica só piscando. Testei o DC jack também.

Aproveitei e fiz alguns testes com esse mosfet e parece que apesar da aparência dele, ele está normal, confesso que acho que pode ser outra coisa. Testei a continuidade entre S-S-S está ok, D-D-D-D ok também e o G está isolado. Fiz o teste entre o S-D e desligado está apresentando alta resistência, ao energizar apresenta baixa resistência e ao desligar, volta a alta resistência. Será que mesmo assim ele pode não estar 100%? Sobre o que você falou agora entendi que posso comprar qualquer 4407 desde que seja channel P. Anexei uma foto em macro, para ter ideia melhor.

image.png.5474f43f56a2fb16cec402d990a23dfc.png

Datasheet dp4407b: https://xonstorage.z8.web.core.windows.net/pdf/developermicroelectronics_dp4407b_apr22_xonlink.pdf

Obs: o que aconteceu de verdade, foi que tenho um sistema de baterias para alimentar esse servidor/câmeras/roteadores. A bateria vai para uma fonte full power que carrega as baterias e fornecer os 12v para os dispositivos. Eu precisa de uma carga pra fazer um teste nas baterias e na burrice usei logo o mini pc e ao inverter a polaridade deu esse B.O. Se fosse na fonte mesmo, acredito que não teria tido esse problema.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!