Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Esse fio laranja quase não é utilizado pelos dispositivos que normalmente utilizamos, como HDs que o conector MOLEX evoluiu para o SATA, onde já não se utilizava o foi laranja...

Nunca vi um dispositivo SATA que necessitase dessa Tensão (3.3V) para funcionar.

HDs de notebook (e SSDs SATA) utilizam apenas 5V, e muitos leitores/gravadores de CDs e DVDs para notebooks também.

Acho que foi uma inclusão de tensão (do IDE para SATA) que acabou não sendo utilizada na prática.

Esse tipo de dispositivo pode ser que utilize todas as tensões, dependendo da posição da chave seletora de velocidade: image.png.1cfd751f386f806d34d1d89a51a624c6.png

Postado

Os engenheiros que especificaram essa tensão de 3,3 volts seriam do IEE? Pensando rápido sobre isso, eu já não veria utilidade de uma tensão de 3,3 volts onde já tem 5 V se não houver a necessidade de uma comparação para controle ou algo do tipo que já não seria controlado pela fonte (de qualidade, claro)...

Como o sr. mesmo disse, coisas BEM específicas mesmo, talvez aquelas que se a gente soubesse, teríamos que morrer depois...😂

• Curtir 1
Postado

Fiquei surpreso, pois lembrava das análises de fonte anteriores a 2018 e lembro que fontes sem os 3,3V no sata indicavam projeto defasado que somente foram adaptadas para ter o conector Sata.  Inclusive havia visto uma fonte nova nem o fio e pensei ser fonte Bomba. não sabia que o padrão tinha mudado. Excelente vídeo.

• Administrador
Postado

@André Ferreira1301 Dois usuários comentaram no YouTube que os fabricantes de HD preferiram continuar usando +5 V com um circuito regulador de tensão para +3,3 V para não dependerem da qualidade da tensão de +3,3 V da fonte. Faz sentido. E, de quebra, permite o uso de adaptadores de Molex para SATA.

@mattaus Veja como são as coisas! Eu realmente apontava a ausência do fio laranja como um indicativo da fonte não seguir a especificação ATX12V adequadamente (e ser indicativo de fonte de baixa qualidade, em que o fabricante estava tentando economizar ao máximo), só para anos depois a própria especificação remover o danado do fio laranja! rs.

• Curtir 3
  • Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!