Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

opa rapaziada, ent quero dar um upgrade no pc, pois minha GPU n ta dando mais Vídeo e iria ja melhorar antes, mas com isso agr preciso trocar mais rápido

CONFIGS ATUAIS

CPU: i5 9600k

GPU: N/A

placa-mãe: MSI p/ Intel LGA 1151 mATX B360M MORTAR

memória RAM: 2x pentes de 8 gb = 16gb um de 2666 e outro de 3200 ( sei que preciso por a mesmo frequência e irei mudar isso mais pra frente, mas não é a prioridade por agora)

FONTE: Fonte Gamemax GP650, 650W, 80 Plus Bronze, PFC Ativo

SSD: M.2 512GB e um SSD SATA 1tb

Quero melhorar para as seguintes, inclusive ja comprei o processador

CONFIGS "PROVAVEIS FUTURAS"

CPU: Ryzen 7 5700x3d (ja comprada

GPU: RTX 4060 ou RTX 5060 ( Porém a 5060 é pci express 5.0 e eu vou pegar a placa-mãe 4.0 ent n sei se compensa, mas as tanto a 4060 quanto a 5060 estão 200 reais de diferença o que é tranquilo, apenas esse pci express q difere, mas n sei exatamente o que, e se compensa)

placa-mãe: Tuf Gaming b550 

memória RAM: 32gb, 2x de 16gb 3200mhz

FONTE: A MESMA ATUAL ( SE ELA SUPORTAR AS CONFIGS, NUNCA ME DEU PROBLEMA E TENHO 4 ANOS DE USO DELA) Fonte Gamemax GP650, 650W, 80 Plus Bronze, PFC Ativo

SSD: MESMA COISA

o que VCS ME RECOMENDAM? me ajudem 

• Zalgo alterou o título para Sugestões para Upgrade do PC Evitando Gargalos, para usar com Ryzen 5700X3D
Postado

Pessoalmente eu iria com uma 9060xt da AMD, seja a de 8gb ( +- o mesmo preço da 5060 ) ou a de 16gb ( dá pra achar por 3000 e uns trocados ) . A diferença aqui não vai ser grande, mas elas lidam um pouco melhor com sistemas da citada geração e tem um gerenciamento do cachê e do VRAM melhor que a 5060, o que teoricamente melhora um pouco possíveis limitações de vram e afins no modelo de 8gb.

Sobre a questão da diferença de desempenho que uma placa pcie 5 tem no seu sistema PCIe 4, não é significativo o suficiente pra te fazer ter que comprar uma placa da geração anterior, então fique despreocupado. Seria maior caso, e mesmo assim dúbio, se você estivesse em um sistema com PCIe 3, mas como não é a situação, fique tranquilo.

Gostaria de observar que quanto a questão da memória RAM, você pode fazer um leve overclock nela pra ficar num meio caminho. 2933 ou 3000 ( depende das opções em sua placa-mãe, da forma que ela trabalha isso ) já deve ter dar alguma ajuda.

• Curtir 1
Postado

@NStão no caso da tuf gaming b550 e a RTX 5060 combinariam tranquilo ent né? se eu pegar a RTX 5060 e usar ela até agosto com a 360m mortar msi, dá problema? ou é tranquilo? iria usar essa placa-mãe com a 5060 durante 1 mes e ai ja pegaria a tuf b550

Postado

Não dá problema usar uma RTX 5060 seja Ti ou "vanila", 8 ou 16 GB na B360M Mortar - PCI 3.0, só não vai ter todo o desempenho possível.

Esqueça a RTX4060, não vale a pena pelo preço que vendem. Ou a RTX 5060 - se por alguma razão logica tem que usar Nvidia; ou a recomendada RX 9060 XT 8 ou 16 GB - de preferência, porque tem jogo que não roda bem só com 8GGB de VRAM.

As (NVidia) RX 5060 são um abacaxi maior que a geração anterior, e a (Radeon) RX 9060 XT não é uma maravilha, mas considendo preço/desempenho tem "custo-benéficio" melhor, mesmo tendo que pagar um pouco mais na versão de 16GB.

• Curtir 2
Postado

@1lokos entendi, obrigado pelas explicações, última dúvida você acha q a minha fonte atual aguenta tranquilo essas config com essas placas ai? por exemplo Ryzen 7 5700x3d e uma RX 9060 ou a RTX 5060? nunca tive problemas e caso ocorresse, quais poderiam ser o pior dos casos, apenas não conseguir ligar o pc até trocar a fonte? ou aguenta tranquilo? Gamemax GP650 Plus Bronze

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!