Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá a todos, meu CPU está apresentando aumento de temperatura e acendendo a luz na placa-mãe chegando a 100ºC quando coloco para rodar need for speed heat, que acredito que nem deveria exigir tanto do PC pelas configurações.

Comparei com GTA, que é o que jogo atualmente, 

Medido com MSI Afterburner + rivaturner (que foi instalado por ocasião previa pelo amigo que montou meu pc)

Meu watercooler da Rise começou a apresentar barulho como fosse bolhas, com isso foi trocado na garantia, quando chegou o novo, ele apresentava temperatura de 100ºC jogando GTA online instalado com a pasta térmica que vem nele, ai foi trocado a pasta térmica por uma que o meu amigo tem lá e resolveu., ai resolvi jogar NFS e começou a aparecer temperatura alta.

Monitorando percebi:

40 minutos só navegador e pdf, 31ºC processador

GTA  modo história 21% uso processador oscila 50/63º, GPU 39/40º sendo solicitado 60%

Online oscila 49/61º, 20% de uso, a 30% de uso chegou a 68º

NFS - Menu interação para escolher modo de jogar, 100ºC, 99% de uso processador, 5292 MHz, 230.8W - GPU 61º a 100% - RAM 11856 MB 

No loading do menu para jogo, apresentou 100ºC com 86% de uso do processado, 5192MHZ - 209,8W // 100ºC com 78% de uso do processado, 5292MHZ - 206.0W

Jogando fica oscilando 77º a 95º.

Outra coisa que me chama a atenção que vai de 78 a 86º conforme a leitura, leu  86º e na próxima leitura está 78ºC, flutuando muito rápido e pouco espaço de tempo, na próxima leitura está 82ºC, enquanto a temperatura da placa de vídeo fica oscilando 1º ( 57/56ºC) durante essa leitura.

Com isso quem puder me ajudar nisso e nas dúvidas a seguir, agradeço

- Seria o problema de tensão dos processadores de 14º geração?

- Trocar essa rise por um watercooler com garantia de 5 anos ou outro que vocês recomendam, de 500/800 reais? já que um bom Air cooler varia nesse preço e é possível achar watercooler com valores próximos

- Tentar uma troca de pasta térmica novamente?

-Atualmente o gabinete está montado praticamente em jogar para fora o ar, as 3 FANS de baixo, do radiador em cima e na lateral estão "tirando" o ar do gabinete, por ter colocado air cooler provisório enquanto aguardava a troca do watercooler, o FAN de trás está jogando ar para gabinete, mas desde que troquei o watercooler, deixei a lateral aberta por conta desse aumento de temperatura que apresentou, com isso qual seria a melhor configuração de fans? (já vi Vídeo falando que não é bom todos tirando o ar, como ja vi falando que é bom, sendo que me deixa em dúvida os de baixo tirando ar e as fans da GPPU puxando para placa criando uma corrente contrária em poucos centímetros.)

Os fans estão no controlador próprio que veio, não soube colocar na placa para controlar, então estão na velocidade máxima

O watercooler está ligado o bump na cpu fan, que também está setado no máximo 

Computador

Placa: ASUS TUF B760M-Plus

CPU i5 – 14600KF

Memória: 2x Kingston Fury 32gb - 

Vídeo- ASUS TUF RTX4060Ti – 8gb

Fonte: Gigabyte UD 750 GM -80 plus gold

SSD Asgard na 4+ 1 tb + outro de 1tb an3.0 

Watercooler Rise Mode ARGB 360 mm – RM-WCB-07-ARGB – TDP 250 W

Gabinete Rise Mode Galaxy Glass Standart 10 fans,

Postado

O airflow esta errado, reduzindo o fluxo de ar para os fans do radiador do WC, cirando pressão negativa no interior e aumentando o acumulo de poeira. 

Antes de pensar em trocar este WC "genérico" por um de qualidade, arrume o airflow. Entrada de ar pela lateral direita e (opcionalmente) em baixo,* saída por cima e por trás.

Airflow-aqu-rio-WC-2.jpg

* Fans debaixo da GPU basicamente servem de "enfeite", às vezes pioram a temperatura do CPU, porque sopram ar quente da GPU no air cooler ou radiador do WC.

Deixa eles como está, puxando para fora, em alguns aquários isso até baixa 1-2 graus da GPU. Só se notar que a GPU está ficando mais quente inverta, mas observe se não prejudica o CPU.

Além do que os fans que vem neste gabinete são fracos, com baixo CFM, pressão, se pouco ajudam, provavelmente pouco atrapalham.

• Rio McCloud alterou o título para Processador i5-14600KF atingindo 100º C
Postado

@1lokos

Unica coisa que minha placa está na posição "normal", não coloquedi de pé

Mas como a lateral está toda aberta , com isso tem ar frio sempre circulando, não deveria estar chegando a 100ºC? e pode ocorrer de picos rápidos assim de 100ºC e logo em 2 minutos 80ºC?

e tem essa questão do CFM mesmo, que essas fans realmetne são fracas e as vezes acho que não direcionam o ar adequadamente, parece que 

Postado

Num gabinete bem desenhado deixar a lateral aberta não abaixa temperaturas, mas nesse ai que é copia de cópia de copia, pode ser o caso que ajude, já que os fans estão puxando para fora, então entra algum ar pela lateral.

O caso da temperatura do CPU esta atípico, pois pelo que descreve ocorre com apenas um jogo. Não tem um cooler torre para testar?  Tem casos desse WC 360 "genérico" ficar sem líquido com ~1 ano de uso.

Já atualizou o BIOS da placa-mãe para a versão mais recente - até por causa do problema do "meltdow" da 13ª - 14ª gerações Intel?

O jogo esta atualizado?

• J.Augusto F alterou o título para Processador Core i5-14600KF atingindo 100º C

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!